Soft Hair 04/08/2020

Como cuidar do couro cabeludo em casa? Confira 5 dicas

Tratar bem os cabelos e apostar em produtos para deixar os fios bonitos e brilhantes já é uma constante na vida de muitas pessoas. Mas será que você também sabe como cuidar do couro cabeludo em casa?

Assim com o comprimento dos fios, essa parte do nosso corpo também demanda cuidados importantes para garantir um crescimento saudável, evitar a oleosidade excessiva e a queda capilar. Para ajudar você a cuidar melhor da raiz dos cabelos, listamos cinco cuidados fundamentais para inserir na sua rotina capilar. Confira!

1. Aposte em massagens

Na hora do banho, que tal apostar em uma massagem no couro cabeludo? A técnica é bastante interessante porque aumenta a circulação sanguínea, alimentando os folículos. O que contribui para um crescimento saudável e mantém as raízes fortalecidas.

A massagem deve ser realizada antes da lavagem fazendo pequenos círculos com as pontas dos dedos em toda a cabeça. Além dos benefícios citados, a técnica é bastante relaxante e pode deixar o banho mais prazeroso.

2. Enxágue bem

Essa é outra dica muito importante para manter o couro cabeludo saudável, isso porque, o acúmulo de produtos na raiz pode entupir os poros, prejudicando a nutrição dos fios e aumentando a queda.

O ideal, portanto, é enxaguar bem todo o shampoo após a lavagem, garantindo que não sobrará nenhum resíduo na raiz. Já os condicionadores e finalizadores devem ser aplicados apenas no comprimento.

3. Evite água muito quente

Fique de olho na temperatura da água ao lavar os cabelos. A água quente estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo, favorecendo a produção excessiva de oleosidade e obstruindo os poros. Como resultado, os fios ficam com um aspecto sujo, opaco e engordurado.

Em vez da água quente, o ideal é lavar os cabelos com água em temperatura morna para fria e em dias alternados.

4. Proteja do sol e das ferramentas de calor

Assim como outras partes da nossa pele, o couro cabeludo também está suscetível aos raios solares, portanto, é fundamental proteger essa área com chapéus e bonés sempre que for se expor ao sol.

Outra dica é proteger o couro cabeludo quando for utilizar ferramentas de calor como o secador e a chapinha. Nesse caso, é preciso deixar o secador a uma distância mínima de 30 centímetros do couro e a chapinha a cerca de um centímetro e meio da raiz.

5. Aposte em produtos específicos para o couro cabeludo e/ou shampoos de limpeza profunda

A escolha dos produtos para cuidado do couro cabeludo merece uma atenção especial e cada vez mais as linhas de produtos estão voltadas para o cuidado intenso do couro, dessa forma, podemos garantir a saúde de todo o nosso cabelo. A Linha Bioplex Nasce Fios age diretamente no couro cabeludo, principalmente para aqueles que desejam garantir a força dos fios e combater a queda capilar, o sistema Bioplex promove um controle geral da saúde dos fios e couro cabeludo mantendo em equilíbrio a produção de oleosidade, evitando o ressecamento e garantindo o equilíbrio do ciclo capilar.

Você também pode apostar no uso de um shampoo de limpeza profunda, pelo menos, uma vez ao mês. Esse tipo de produto tem uma ação antirresíduos, que remove profundamente todas as impurezas e melhora a capacidade de absorção dos tratamentos.

Cuidar do couro cabeludo em casa não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta seguir algumas dicas simples e apostar nos produtos certos para limpar profundamente e proteger a raiz dos cabelos.

A Soft Hair conta com uma linha completa de shampoos focada em limpeza profunda para agradar diferentes gostos. Acesse o site e conheça nossos produtos.