Você sofre com o seu cabelo caindo mais que o normal? Já ficou assustada ao observar a quantidade de fios no ralo após tomar banho? A queda de cabelo é um processo natural do organismo, no entanto, é importante ficar atenta para perceber se a quantidade de fios perdidos está muito acentuada.
Neste post, explicamos um pouco melhor sobre por que os cabelos caem, como identificar se a queda é excessiva e o que fazer para prevenir e tratar o problema. Quer entender melhor sobre o assunto? Então é só continuar a leitura!
A queda dos cabelos é um processo natural do organismo. Durante sua vida, o fio passa por um ciclo de crescimento que pode durar de 2 a 6 anos. Em seguida, ocorre o amadurecimento do fio e sua eliminação para que, então, surjam novos fios e se inicie um novo ciclo. Diariamente, é normal que caiam, em média, 100 fios de cabelo. São aqueles que podemos notar no chuveiro, na fronha e até pelo chão da casa. No entanto, essa queda passa a ser preocupante quando ultrapassa 15% dos fios ao dia.
Nesses casos, é importante ficar atenta às causas e procurar um dermatologista para investigar o que pode ser o causador do problema. Além disso, é importante identificar se a queda realmente acontece desde a raiz ou se os fios estão fragilizados e quebrando no meio.
Como já citamos, a queda do cabelo é um processo natural do organismo e faz parte do ciclo de crescimento dos fios. No entanto, é importante ficar atenta no dia a dia para casos em que essa perda está mais acentuada que o normal. Para isso, você pode fazer um teste segurando o cabelo e puxando delicadamente. Se notar que esse puxão fez com que mais de 15 fios caíssem ao mesmo tempo, é importante buscar um tratamento antiqueda.
Outro indício de que os fios caem de forma exagerada é o surgimento de falhas no couro cabeludo. Esse sintoma pode significar diversas doenças como a calvície ou a presença de fungos e, nesses casos, é importante buscar tratamento quanto antes para que o problema não se torne irreversível.
É importante ter em mente que alguns hábitos e atitudes podem ajudar seus fios a ficarem mais fortes, prevenindo problemas de queda. Além disso, é possível investir em tratamentos antiqueda para amenizar a perda excessiva.
Confira algumas dicas.
A falta de vitaminas, proteínas e minerais é uma das principais causas da queda de cabelo. Dietas restritivas ou quadros de anemia, por exemplo, podem impactar diretamente a quantidade de fios perdidos por dia.
Sendo assim, é importante cuidar da alimentação e manter uma dieta rica em ferro, zinco e aminoácidos para garantir uma boa oxigenação e nutrição dos folículos capilares. Além disso, evite o consumo de álcool e fumo, que aumentam a produção de radicais livres, provocando inflamações nos tecidos do couro cabeludo.
Outro fator que influencia na queda dos fios é o acúmulo de oleosidade no couro cabeludo. Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados e aumentar a frequência de lavagens. Pessoas com cabelos muito oleosos devem lavar os fios diariamente, enquanto quem tem fios normais ou secos pode fazer a higienização em dias alternados. Além disso, se você tem dermatite seborreica, a dica é optar por produtos específicos para tratar o problema e minimizar a queda.
Outros produtos que auxiliam na remoção da oleosidade do couro cabeludo e na desobstrução dos folículos são os esfoliantes ou shampoos detox. Mas atenção, esse tipo de cosmético não deve ser usado diariamente. Escolha um shampoo para o dia a dia e opte pelo uso do esfoliante apenas uma vez na semana.
Se a oleosidade é uma vilã para os fios, em contraponto, a água quente também é. Isso porque lavar os cabelos com água em temperatura muito alta faz com que a oleosidade seja removida de forma excessiva, causando o que chamamos de efeito rebote. O que isso quer dizer? Que ao notar a falta de oleosidade no couro cabeludo, o organismo vai repor esse excesso de sebo ainda mais rápido, causando novamente o problema.
Além disso, a alta temperatura faz com que os cabelos fiquem mais ressecados, ásperos e fragilizados, o que causa o embaraçamento, podendo aumentar a queda ao tentar desembaraçar com uma escova ou pente. Portanto, o indicado é fazer a higienização dos fios usando água morna, em uma temperatura média de 37° C.
A tração é outro fator que pode levar a uma queda exagerada. Por isso, evite deixar os cabelos presos durante muitas horas e use secador, escova e chapinha apenas em ocasiões especiais. Além da pressão, as altas temperaturas também comprometem a saúde das madeixas. Portanto, caso recorra ao secador, a dica é deixá-lo sempre a uma distância de 10 a 15cm dos fios e escolher uma temperatura moderada.
Caso note que seus cabelos estão fragilizados e a queda está mais acentuada que o normal, vale a pena investir em uma linha específica para o combate à queda capilar.
A Linha Bioplex Nasce Fios Soft Hair é própria para combate à queda capilar, com estudos que comprovam até 43% de nascimento de novos fios e redução da queda em 26% a linha conta com um complexo de ativos naturais além de cálcio, zinco e ferro que juntos estimulam os folículos capilares e proporcionam o equilíbrio da saúde dos fios, hidratando os cabelos sem deixar com que ressequem,
Cabelo caindo pode ser um sinal de diversas doenças ou um indicativo de que seus fios estão fragilizados. Portanto, caso note que a queda está mais acentuada que o normal, é importante buscar por tratamentos e produtos específicos para garantir mais força e resistência.
Adquira já a linha Bioplex Nasce Fios e outros produtos Soft Hair diretamente de nossa loja online.