Cabelo 18/01/2021

Para quais tipos de cabelo a reconstrução capilar profissional é indicada?

Você sente que seus cabelos estão danificados, fracos e mais finos que o normal? Diariamente, os fios são expostos a diversos causadores de danos. Poluição, vento, cloro, secador e processos químicos são alguns dos responsáveis por desgastar as proteínas necessárias para que as madeixas fiquem fortes e resistentes, resultando em fios fragilizados.

Para recuperar esses danos, a dica é apostar em uma reconstrução capilar profissional, um tratamento com o objetivo de devolver queratina e outras proteínas aos fios, restaurando sua força e vitalidade. Quer entender melhor como funciona essa técnica e como deve ser o passo a passo para fazê-la? Então, é só continuar a leitura.

O que é a reconstrução capilar profissional?

A reconstrução é a etapa do cronograma capilar responsável por devolver aos fios as proteínas e os aminoácidos perdidos, tanto por procedimentos químicos quanto por agentes externos, como o vento, a poluição e as fontes de calor.

Quando os fios são submetidos a esse tipo de dano, eles perdem massa e ficam mais fracos, quebradiços, porosos e sem vida. Além disso, procedimentos químicos, como alisamentos e descolorações, podem causar uma elasticidade maior que o normal ou um aspecto emborrachado nos fios.

Nesses casos, a reconstrução é o tratamento mais indicado para restaurar a fibra capilar, devolvendo aos fios sua força e resistência. É importante destacar, inclusive, que essa etapa é fundamental para que o cabelo consiga absorver melhor as outras fases do cronograma. Isso porque fios porosos não conseguem segurar os nutrientes aplicados.

Podemos nomear como reconstrução a etapa do cronograma que conta com o uso de máscaras ricas em proteínas, como a queratina. Já quando falamos em reconstrução capilar profissional, citamos todo um tratamento que envolve mais de um passo e, normalmente, é feito em salão e ativado com o auxílio de fontes de calor.

Para qual tipo de fio esse tratamento é indicado?

A reconstrução é indicada para cabelos danificados e fragilizados por conta, principalmente, de procedimentos químicos. É possível notar essa necessidade apenas tocando ou observando os fios. Normalmente, eles aparentam estar mais finos, fracos e quebradiços e podem apresentar dificuldades para absorver hidratações e nutrições.

Além disso, esse tipo de tratamento também é indicado para quem deseja passar por um procedimento químico, como descoloração, relaxamento ou progressiva. Nesses casos, os produtos atuarão como uma pré-química, fortalecendo os fios e protegendo-os dos danos futuros.

O tratamento de reconstrução pode ser feito em todos os tipos de cabelo, no entanto, é importante frisar que o excesso de reconstrução em cabelos saudáveis pode fazer com que os fios fiquem rígidos e quebrem com maior facilidade.

Quais os benefícios para os cabelos?

O tratamento de reconstrução profissional traz diversos benefícios para os fios, entre eles:

  • deixa os cabelos mais encorpados, tirando a sensação de fios ralos;
  • faz com que os cabelos cresçam mais fortes e saudáveis;
  • garante mais força, diminuindo as quebras e a queda capilar;
  • combate a porosidade, minimizando o frizz e a falta de definição;
  • protege o cabelo de danos decorrentes de processos químicos e ferramentas de calor;
  • deixa os fios mais brilhantes e sedosos;
  • fecha as cutículas do fio, minimizando a perda de nutrientes;
  • recupera fios elásticos e emborrachados.

Qual o passo a passo da reconstrução capilar profissional?

A Soft Hair conta com a linha Reestruturação Hidrotérmica, um kit para reconstrução capilar profissional que oferece um tratamento profundo, repondo aminoácidos e massa e garantindo mais integridade aos fios. O passo a passo pode ser feito tanto em casa quanto no salão e, a seguir, vamos explicar cada uma das etapas.

Passo 1: Inicie o tratamento com uma limpeza profunda

O primeiro passo para garantir que a reconstrução funcione de forma eficiente é fazer a higienização dos fios, eliminando resíduos de poluição ou produtos usados anteriormente. Para isso, use o Treat Shampoo Reestruturação Hidrotérmica nos cabelos úmidos, massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Em seguida, enxágue e repita o processo.

Passo 2: Use o acidificante para equilibrar o pH

Após a limpeza dos fios e com os cabelos ainda molhados, a dica é borrifar o Acidificante pH Equilibrium Reestruturação Hidrotérmica por toda a extensão dos cabelos, enluvando mecha a mecha e deixando que o produto aja por 10 minutos.

Esse processo é importante porque os procedimentos químicos tendem a alcalinizar os fios, deixando as cutículas abertas, o que causa a porosidade. O acidificante, portanto, fecha as cutículas do cabelo, fazendo com que os nutrientes sejam melhor absorvidos e as madeixas fiquem mais bonitas e saudáveis. Após aguardar o tempo de pausa, enxágue o produto e retire cerca de 50% da umidade com a ajuda da toalha ou do secador.

Passo 3: Aplique o gel de queratina

Com os fios ligeiramente úmidos, chegou a hora de aplicar o Keratin Gel Reestruturação Hidrotérmica. Para isso, separe todo o cabelo em quatro partes iguais e divida em mechas finas. Em seguida, aplique o gel mecha a mecha usando um pincel e espalhe com um pente ou com as mãos.

Para ativar o produto, é preciso aquecer a prancha em uma temperatura de 180ºc e passar sobre cada mecha por, no máximo, 3 vezes. Repita o processo em todas as mechas, aguarde um tempo de pausa de 2 minutos e enxágue.

Passo 4: Finalize o tratamento com uma máscara reconstrutora

Após fazer todo o processo com o gel de queratina, complete o tratamento com a Máscara Hidra Intense Reestruturação Hidrotérmica. Para isso, é só aplicar o produto enluvando mecha a mecha e deixar agir por cerca de 15 minutos. Depois, é só enxaguar e finalizar os fios como de costume.

A reconstrução capilar profissional é um procedimento bastante eficiente para recuperar fios danificados e fragilizados. A frequência do tratamento deve ser de 30 a 45 dias, dependendo do grau de dano presente no fio. Para garantir a manutenção diária da recuperação, é recomendado usar os produtos da linha Soft Hair Máxima Reparação.

Quer conhecer melhor o tratamento Reestruturação Hidrotérmica da Soft Hair? Acesse nosso site e confira todos os ativos e benefícios da linha.