Cabelo 18/04/2020

7 benefícios da queratina nos cabelos pré e pós-química!

A queratina é uma proteína produzida pelo corpo humano e formada por aminoácidos, que traz diversas vantagens aos cabelos na pré e pós-química. Um dos principais benefícios da queratina é a recomposição dos fios, pois ela é exatamente o material que os compõem, assim como está presente nos pelos, unhas e pele.

O uso frequente de química em conjunto com agressões constantes, como a do secador, chapinha, sol, banho de piscina ou de mar, além da poluição, ocasionam a diminuição da queratina do cabelo. Com isso, as cutículas capilares se abrem, perdendo água e nutrientes. O resultado? As madeixas ficam quebradiças, sem elasticidade e brilho.

Se pretende aplicar ou já tem alguma química no cabelo, este post é para você. A seguir, confira mais 7 benefícios que essa substância poderosa proporciona!

1. Protege os fios

É essencial tratar o cabelo antes e depois de alisamentos e outros procedimentos químicos. Por isso, a queratina é indicada para proteger os fios dessa ação externa, que é muito intensa e pode agredi-los de maneira irreversível se não forem tratados. Para que isso não aconteça, ela age como uma capa protetora, que preenche as cutículas capilares das falhas ocasionadas pelas substâncias usadas em processos externos ou pela carência orgânica.

2. Dá forma ao cabelo

Um cabelo encorpado, com maleabilidade e sem frizz é um resultado percebido logo no primeiro uso da queratina, pois ao repor a massa capilar (proteína), os fios se reestruturam. É importante saber que um cabelo com química deve receber a reconstrução capilar com frequência mínima quinzenal, ou seja, ela deve fazer parte da rotina de cuidados para manutenção.

Sugerimos a adoção do cronograma capilar para conseguir os benefícios citados neste post, mas também para a saúde integral do seu cabelo, pois além da reposição de proteína, ele ainda precisa de vários outros nutrientes.

3. Repõe a água do fio

O fio do nosso cabelo é formado por proteína, água, lipídeos, minerais, entre outras substâncias. Quando um cabelo perde a água e não acontece a reposição, o resultado é um fio fraco, opaco, ressecado e sem vida. O uso contínuo de produtos químicos, água quente, secador, chapinha, exposição ao sol, poluição, vento são alguns fatores que podem causar esse problema.

Para recuperar os cabelos de tais agressões e devolver a proteína do fio, vale investir em uma máscara de reconstrução que tenha queratina em sua fórmula. Ela vai devolver a massa capilar e reconstruir os fios, deixando-os mais macios e saudáveis. A função de selar as cutículas e proteger o córtex (a parte interna do fio) são outros benefícios da queratina.

4. Reduz o frizz

Um cabelo com aqueles fios que insistem em ficar arrepiados, o famoso frizz, é algo que pode incomodar bastante. Ele ocorre quando a cutícula (a parte mais externa do fio) fica ressecada e se abre. O que causa um efeito nocivo, pois as escamas abertas favorecem a perda dos nutrientes.

Para deixar o frizz bem longe das suas madeixas, não existe segredo. Sempre que puder, fuja das altas temperaturas. Um hábito saudável e que colabora muito, já que nem sempre é possível ficar sem o secador, a chapinha ou o babyliss, é lavar os cabelos com água morna ou fria (água quente jamais). Além disso, um bom creme de tratamento ajuda a tratar profundamente o fio danificado.

5. Alinha os fios

Sabe aquele cabelo de diva, super alinhado e que brilha de longe? Pois é, esse é mais um dos benefícios da queratina. Há quem diga que é difícil e trabalhoso ter o cabelo dos sonhos. Entretanto, é importante lembrar de que quando você investe nos produtos certos já tem muito ao seu favor.

Considere optar por uma linha de shampoo, condicionador e máscara que contenham queratina em suas fórmulas. Assim, você vai tratar seu cabelo gradativamente. E já sabe: se quer evitar ou reverter a aparência de fios espigados e sem brilho, precisa de produtos com poder de agir na estrutura do fio.

6. Recupera os fios danificados

Agora, você já sabe que um dos principais benefícios da queratina é o de reconstruir os fios danificados. Outra vantagem é que, sabendo fazer bom uso dela, seu cabelo fica mais resistente a produtos químicos e agressões externas. Como já dissemos, o cronograma capilar é uma excelente maneira de introduzir a queratina e outros produtos que vão cuidar das suas madeixas.

A gente sabe que não é só de queratina que o cabelo precisa. As formas de agressão e os efeitos em cada tipo de cabelo são diferentes. Por isso, ao aderir a uma agenda de cuidados, você vai saber a hora certa de hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Sabe qual é o resultado disso? Um cabelo realmente tratado e saudável. Do jeito que toda mulher sonha e merece!

7. Torna o fio resistente

Quando o cabelo quebra com facilidade, está extremamente ressecado a ponto de nenhum óleo ser absorvido e com uma elasticidade parecida com a de um chiclete, significa que ele está sem resistência e precisa de ajuda urgentemente. Tornar o fio resistente aos danos das químicas é um dos benefícios da queratina nos cabelos mais procurados por quem sofre dos males mencionados.

Ao utilizá-la com frequência e dosagem adequadas, os fios ficam mais fortes, saudáveis e bonitos. Os produtos que contêm esse ingrediente podem ser encontrados nas seguintes formas:

Dica para aproveitar o melhor dos benefícios da queratina

Por mais que cuidemos bem de nossas madeixas, elas nunca estão livres de agressões. Por isso, se a reconstrução não faz parte da sua rotina, vale a pena considerar incluí-la em sua agenda de cuidados. O cabelo, naturalmente, precisa de muitos nutrientes e a queratina é uma etapa muito valiosa.

É importante que você tenha atenção ao seguinte. O excesso de queratina pode ser prejudicial para a saúde dos fios. O ideal é usá-la uma vez por mês ou a cada quinze dias se o fio estiver muito danificado. É primordial que você avalie bem o grau de necessidade do seu cabelo. Caso contrário, o fio pode ficar áspero e enrijecido.

Sendo assim, diante de todos os benefícios da queratina para o cabelo, você tem motivos de sobra para usar produtos que tenham essa proteína na composição, preparar os fios para receber a química e cuidar deles após esse processo. Também, não se esqueça de tomar cuidado com o uso em excesso, certo? Dessa forma, você garante fios fortes e protegidos da quebra, do frizz, do ressecamento e de tudo que faz mal para o cabelo.

Este post ajudou você a entender melhor sobre os cuidados com as madeixas? Então, conheça o Kit SOS da Soft Hair. Uma linha inovadora que oferece o tratamento que o seu cabelo merece!