Soft Hair 22/04/2020

Por que usar protetor solar no inverno e verão: veja os benefícios para o cabelo e a pele!

Usar protetor solar faz bem para a saúde, pois previne queimaduras solares e insolação. No entanto, muita gente acha que é necessário utilizá-lo apenas no verão ou em dias muito ensolarados. Isso não é verdade, já que os raios ultravioletas (UV) estão presentes também no inverno e em dias nublados.

A proteção solar deve ser feita tanto na pele quanto nos cabelos, visto que são as áreas que ficam expostas à radiação UV. Portanto, todo o corpo deve ser protegido para não sofrer danos. Existem muitas vantagens de cuidar da pele e do cabelo em qualquer estação do ano. A seguir, confira benefícios do uso do filtro solar no inverno e no verão!

Retarda o envelhecimento da pele

As lesões causadas pelo sol podem gerar queimaduras, feridas e até câncer da pele. Ele é responsável pelos sinais de envelhecimento cutâneo precoce como flacidez, perda de colágeno, manchas e agravamento de melasmas. Quando se usa o protetor solar, ele cria um bloqueio, impedindo que os raios UVA e UVB penetrem na pele e gerem tais reações.

Ao escolher um produto para esse fim, atente-se para o Fator de Proteção Solar (FPS) que é indicado no rótulo da embalagem e priorize os produtos a partir do FPS30. Aplique a cada duas horas, ou ao se banhar (se estiver na piscina ou na praia), e em todas as áreas do corpo: rosto, colo, corpo, braços, mãos e pés.

Impede o ressecamento da pele causado pelo clima frio

É comum a pele, principalmente a do rosto e a dos lábios, ficarem rachadas durante o inverno. O motivo é a baixa temperatura e a umidade reduzida. Se a pessoa não se cuidar adequadamente, o risco de ressecamento duplica, pois terá a junção dos raios UV com o clima frio prejudicando-a.

Invista no uso de hidratantes mais densos, com algum óleo em sua composição e outras substâncias que propiciem a maciez e o viço. Evite banhos muito quentes e passar sabonetes em excesso, uma vez que essas ações retiram a oleosidade natural da pele e colaboram com o seu ressecamento.

Protege os cabelos dos raios UV e do ressecamento

Assim como usar protetor solar na pele do corpo e do rosto é fundamental para mantê-la saudável, o mesmo benefício é proporcionado aos cabelos. Utilizar produtos capilares que contenham filtro solar é a solução ideal para isso porque impedem que os fios percam água. A maioria das substâncias com essa finalidade é encontrada nos finalizadores. Veja algumas dicas de finalizadores que a Soft Hair oferece:

Os cuidados com cabelo e pele devem ser feitos diariamente no inverno e no verão — de dentro para fora — com bastante hidratação e alimentação equilibrada, mas também com a proteção externa. Usar protetor solar é imprescindível para manter a saúde e bem-estar corporal. Para o corpo, o fator mínimo de proteção solar é 30. Para os fios, basta escolher um produto que informe esse benefício e que contenha ativos nutritivos. Aplique-o antes de sair de casa e reaplique se suar ou tomar banho.  

Se você quer adquirir os nossos produtos que contêm filtro solar, não perca tempo. Encontre a loja parceira mais próxima do seu endereço e experimente!