Soft Hair 25/04/2020

Cuidados com o couro cabeludo: 7 dicas para cabelos mais fortes e saudáveis

O couro cabeludo é uma parte vascularizada de onde nasce a fibra capilar, por isso, existe uma série de cuidados para manter a região bem limpa e livre de impurezas, como a poluição e o excesso de oleosidade. Pensando nisso, o texto a seguir dá 8 dicas para fortalecer os fios e deixá-los mais fortes e saudáveis.

Além disso, o conteúdo explica por que redobrar os cuidados com o couro cabeludo — por exemplo, mantendo a hidratação, fazendo o enxágue com água em temperatura ambiente e apostando em dietas com aminoácidos, zinco, proteína e ômega 3 e 6 — e que impactos a falta de atenção com essa área pode causar ao corpo humano.

Ficou curioso? Então, comece agora a leitura do artigo e tire suas dúvidas sobre o tema!

Qual a importância dos cuidados com o couro cabeludo?

Couro cabeludo é como se chama o tecido que reveste a parte externa do crânio humano e, nessa região bastante vascularizada, está o folículo piloso, estrutura que produz os pelos. Logo, é importante mantê-lo bem higienizado para evitar o acúmulo de substâncias nocivas, que podem desregular a produção sebácea e comprometer a vitalidade dos fios.

Da mesma forma, a falta de cuidado com o couro cabeludo pode levar à dermatite seborreica (caspa), acelerar a calvície, provocar foliculite (inflamação, geralmente bacteriana, nos folículos do couro cabeludo) e influenciar a queda do cabelo. Em caso de irritação e perda constante dos fios, procure um especialista e redobre a limpeza do local.

Quais são os 8 cuidados para ter com o couro cabeludo?

Até o momento, você descobriu qual a importância de cuidar do couro cabeludo e quais problemas estão associados ao acúmulo de sujidades nessa região. Porém, a dúvida que fica é que precauções ter com essa parte do corpo? Fazer hidratação, ter dieta saudável, enxaguar bem os fios em água morna ou fria e usar produtos sem sal são dicas importantes!

1. Enxágue bem o cabelo

Após fazer o enxágue diário das madeixas em água corrente, deve-se retirar completamente os resíduos do shampoo e do condicionador da fibra capilar. O hábito tem o intuito de suavizar o efeito das substâncias no couro cabeludo e no comprimento dos fios, deixando o cabelo sedoso e com movimento.

2. Use shampoo e condicionador sem sal na composição

Na lavagem do dia a dia, você deve optar por shampoo e condicionar sem sal. A explicação para essa restrição se deve ao fato de a composição salina danificar os fios, deixando-os com um aspecto mais pesado.

3. Evite enxaguar o cabelo com água quente

É importante lavar o couro cabeludo para evitar o acúmulo de sujeira, mas o ideal é fazer a limpeza dessa área com água em temperatura adequada, seja morna ou fria. Os especialistas não recomendam, portanto, o enxágue da região com água quente, pois pode ressecar as madeixas, deixá-las com excesso de oleosidade e até causar escamação.

4. Utilize chapéu para se proteger do sol

O couro cabeludo é uma região sensível, motivo pelo qual você deve evitar os efeitos do sol no cabelo. Logo, a recomendação é utilizar acessórios como bonés, lenços, chapéus e turbantes, que protegem o topo da cabeça da forte incidência de raios solares. Outra indicação é utilizar produtos que contenha proteção UV.

5. Não esfregue o couro cabeludo com as unhas

Não há dúvidas de que a lavagem do cabelo é um passo importante para deixar o couro cabeludo com aspecto saudável, mas existe uma forma de fazer isso sem agredir a região.

Ao esfregar o topo da cabeça, você não deve usar as unhas, por que a ação não consegue limpar totalmente o cabelo e ainda pode causar feridas e infecção no local.

Assim, o recomendado é passar as pontas dos dedos no couro cabeludo, fazendo uma massagem suave para retirar possíveis impurezas dessa região.

6. Passe finalizadores apenas no comprimento e nas pontas

Máscara capilar e finalizador são importantes para manter o cabelo forte e saudável, porém, o uso incorreto desses produtos pode levar à excessiva escamação e à caspa. Para evitar que isso ocorra, o ideal é aplicar o finalizador apenas no comprimento do cabelo e nas pontas, livrando o couro cabeludo do alto poder de hidratação dessas substâncias.

7. Faça uma dieta saudável

Por fim, a saúde do couro cabeludo depende do que você come, por isso, aposte em alimentos para fortalecer os fios com proteínas (ovo, leite e carne), zinco (frutos do mar, levedo de cerveja e nozes) e aminoácidos (soja, feijão, açaí e banana), os quais também induzem o crescimento capilar.

Da mesma forma, uma dieta com bastante ômega 3 e ômega 6, substâncias presentes em óleos naturais, auxilia a hidratação do cabelo, conferindo um aspecto brilhoso para a fibra e melhorando a resistência dos novos fios.

Falando nisso, existem produtos como o Bioplex Nasce Fios, que ajudam a cuidar do couro cabeludo, tratando profundamente e ajudando no combate a queda de cabelo. Indicado para o couro cabeludo, o tônico deve ser aplicado no cabelo limpo diariamente, preenchendo falhas e combatendo o ressecamento.

Neste post, você entendeu por que manter cuidados com o couro cabeludo, região bastante sensível da qual nasce a fibra capilar. Dessa forma, fazer hidratação constante, apostar em dieta com nutrientes e substâncias saudáveis, enxaguar bem os fios e fugir dos produtos com sal são dicas importantes para deixar as madeixas incríveis.

O assunto foi útil para você, não é mesmo? Então, confira agora mesmo os benefícios do Tônico Bioplex Nasce Fios, que potencializa a rotina de cuidado com o couro cabeludo e ajuda a combater a queda capilar!