Soft Hair 28/04/2020

Veja o passo a passo de como pintar o cabelo e evitar manchas na pele

Tem gente que assume um instinto de camaleão — adora uma mudança que ponha mais cor em seus corpos. Pode ser nas roupas, nos calçados, na maquiagem ou na cabeleira. Pra quem adora mudar os fios, a tintura (temporária ou permanente) é uma boa opção. Contudo, é preciso saber direitinho como pintar o cabelo para não cometer deslizes e gerar uma encrenca danada!

Mudanças capilares fazem bem para autoestima, evidenciam a beleza de cada um e ajuda a cuidar da aparência. Para pintar o cabelo com segurança e preservando a saúde (dele e sua, no geral), ensinaremos a seguir quais os passos necessários para tingi-los e se precaver de manchas na pele. Confira!

Como pintar o cabelo

Tom escolhido, produto comprado, empolgação acionada: nada de fazer a aplicação sem antes seguir algumas orientações para realizar a mudança nos fios da melhor forma.

Faça o teste de sensibilidade

Esse teste lhe ajudará a descobrir se o cabelo e a pele aguentarão receber essa química e, basicamente, se há alergia ou irritação. Pincele um pouco da tinta na nuca, atrás da orelha ou na parte interna do antebraço. Aguarde alguns minutos e enxague. Espere 48h para saber o resultado do teste e, se sentir coceira ou vermelhidão, não prossiga.

Aplique com o cabelo sujo 

É isso mesmo que você leu. O cabelo deve estar sujo, com no mínimo 24h sem ter sido lavado. Pode umedecê-lo para facilitar a aderência do produto, mas só um pouco. Apenas quando se trata de tonalizante, é sugerido lavar com shampoo, minutos antes da aplicação.

Proteja a pele ao redor do cabelo

Para não ficar com a pele borrada e com aspecto de suja, é recomendado passar um gel anti-manchas, um hidratante facial ou óleo capilar ao redor do cabelo (testa, têmporas, nuca, orelhas). Não custa nada passar o hidratante no restante do rosto para o caso de cair respingos em outras partes dele.

Verifique a qualidade do produto

Uma boa coloração é composta por ativos que tratam os fios enquanto inserem os pigmentos nele, sendo os mais importantes os ingredientes hidratantes e nutritivos, que propiciam mantê-los macios, brilhantes e maleáveis, durante e após o procedimento. Importante checar se o produto contém alguma substância incompatível com alisamentos e outras químicas que você esteja utilizando.

Como evitar manchas de tintura na pele 

Realizado os passos anteriores e misturado o conteúdo da caixinha em um recipiente plástico, é hora de seguir os cuidados essenciais para que a transformação dê certo.

Utilize toalha ou avental

É quase inevitável não pingar uma gota da coloração e das águas da lavagem pelo corpo. Para proteger o pescoço, os ombros e não deixar escorrê-la (em quem está recebendo o processo), coloque a toalha abaixo da nuca e “feche-a” na frente do busto. Se outra pessoa estiver aplicando, um avental é requerido para não sujar a roupa durante todo o procedimento. 

Coloque luvas nas mãos

Muita gente descarta as luvas que vem na embalagem por achar que não faz diferença utilizá-las ou porque atrapalha. Não faça isso! As luvas plásticas foram feitas especialmente para proteger as mãos e as unhas durante o manuseio e aplicação da tintura. Além disso, ela protege a pele contra possíveis reações alérgicas a algum componente do produto. Melhor se prevenir, não é mesmo?

Use removedores específicos para tirar as manchas 

Seguir as orientações de proteção da pele é a melhor maneira de evitar manchas. No entanto, sabemos que imprevistos acontecem e é preciso de soluções para lidar com eles. Portanto, quando for comprar a tintura, compre também um removedor específico para essa finalidade.

Depois de ter aprendido o passo a passo de como pintar o cabelo, agora você já pode colocar as dicas em práticas e arrasar com o seu novo look. Não esqueça que toda química que transforma a estrutura dos fios requer cuidados redobrados antes e depois. Capriche no cronograma capilar, na técnica low poo ou no poo, faça umectações e garanta a saúde dos seus fios.

Se você seguiu todos os passos e ainda assim rolou algumas manchas, não se preocupe. Conheça a nossa linha Tira-Manchas e remova tudo com facilidade!