Cabelos 22/07/2019

7 dicas e alimentos para fortalecer os fios e prevenir a queda capilar

O cabelo, muitas vezes, pode ser considerado a moldura do rosto e, por isso, cuidar dele precisa ser uma prática constante. O uso de produtos específicos e a realização de procedimentos adequados para cada tipo de cabelo são alguns hábitos que podem ajudar a manter os fios saudáveis, prevenir a queda capilar e outros problemas no couro cabeludo — sem contar os benefícios em relação à autoestima e à autoconfiança.

Mas uma coisa que muitas pessoas não sabem é que os cuidados mais eficazes começam de dentro para fora, a partir da alimentação, da ingestão de água e da prática de atividades físicas. Para você ter uma ideia do impacto da dieta sobre as madeixas, estudos já apontaram que as mechas de cabelo são capazes de revelar os hábitos alimentares de uma pessoa e sinalizar possíveis riscos à saúde decorrentes do que ela consome.

Pensando nisso, criamos este post com informações sobre alguns alimentos para prevenir a queda de cabelo e com dicas para o fortalecimento dos fios. Continue a leitura e aprenda quais são agora mesmo!

Quais alimentos ajudam a prevenir a queda capilar?

Como dissemos, uma das maneiras mais eficazes de cuidar do organismo, especialmente pele, unhas e cabelo, é de dentro para fora, a partir da alimentação. Nosso cabelo é constituído basicamente de uma proteína chamada queratina, o que significa que uma alimentação pobre em proteínas é prejudicial aos fios.

A seguir, listamos para você alguns alimentos que podem auxiliar na saúde dos fios, além de prevenir a queda capilar. Veja!

  • carne vermelha: a proteína presente nesse alimento auxilia no fortalecimento dos fios e na absorção de nutrientes pelo organismo;
  • salmão: o ácido graxo, o ômega 3 e o selênio combatem inflamações e protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação que leva os nutrientes ao bulbo capilar;
  • iogurte: os derivados de leite são ricos em cálcio, o que evita que os fios fiquem opacos e quebradiços;
  • grãos: têm aminoácidos responsáveis pela produção das proteínas da queratina e do colágeno, fortalecendo os fios e evitando a queda de cabelo;
  • espinafre: folhas verdes, legumes e vegetais são ricos em vitaminas A e C, responsáveis pela produção dos óleos naturais, que deixam os folículos capilares mais saudáveis;
  • soja: auxilia na circulação sanguínea do couro cabeludo, prolongando a vida dos folículos e diminuindo a queda de cabelo.

Um ponto que deve ser observado é que quanto mais natural o alimento, melhor ele é para o corpo humano. Por isso, fuja de processados, embutidos ou comidas com muitos conservantes. Opte sempre por adicionar frutas, legumes, verduras e cereais em sua alimentação.

O que fazer no dia a dia para prevenir a queda capilar?

A alimentação é uma aliada fundamental no fortalecimento de todo o organismo e, consequentemente, ajuda na prevenção tanto da queda capilar como de outros distúrbios. Além disso, existem alguns hábitos e atitudes que ajudam a deixar os fios mais saudáveis e a evitar futuros problemas. Confira!

1. Reduza o estresse

O estresse é um dos maiores vilões quando o assunto é saúde dos fios. Por isso, reduzir essa condição pode ser uma maneira de prevenir a queda de cabelo. Manter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas e ações diárias, como controlar a respiração e meditação, são alguns hábitos que podem auxiliar quanto a esse mal que atinge tantas pessoas.

2. Use a escova adequada para seu cabelo

Um dos momentos em que os fios mais caem é durante a escovação. Isso pode acontecer por dois motivos: pentear com muita frequência e o uso de escovas inadequadas. O ideal é pentear uma ou duas vezes ao dia e usar escovas que tenham bolinhas nas pontas dos pinos. Elas protegem o couro cabeludo e desembaraçam com maior facilidade.

3. Evite água quente

Lavar o cabelo com água quente é um dos hábitos mais prejudiciais à saúde dos fios. O motivo é que as altas temperaturas causam o ressecamento da raiz (o que leva o organismo a produzir óleos naturais em excesso) e fazem com que os fios se quebrem com maior facilidade. Outro problema é que a água quente encurta o tempo de vida dos folículos.

4. Utilize produtos específicos para seu tipo de cabelo

Já existem produtos específicos para todos os tipos de cabelos. Eles são desenvolvidos a partir de ingredientes que ajudam a hidratar, nutrir e cuidar dos fios, evitando que fiquem quebradiços ou ressecados. Por isso, o ideal é escolher os itens mais apropriados para o seu tipo de cabelo e para as suas necessidades.

5. Trate a caspa

Apesar de não ser um problema grave, a caspa costuma incomodar bastante. Além da aparência desagradável dos flocos brancos, ela causa uma coceira constante que, ao longo do tempo, pode provocar a queda dos fios. Portanto, é importante manter os cabelos limpos, separar uma toalha para as madeixas, evitar o estresse e alimentos gordurosos. Lembrando que caspa não tem cura definitiva, mas essas práticas ajudam no controle. A Linha Carvão Ativado Soft Hair pode auxiliar no controle da caspas.

6. Enxágue bem os fios

Outro fator que provoca a queda capilar é a presença de resíduos de cosméticos nos fios, que podem deixá-los pesados e causar irritações no couro cabeludo. Isso acontece, por exemplo, quando você lava o cabelo e não retira totalmente o condicionador. O excesso de produto pode trazer vários problemas, e a queda é um deles. Sendo assim, enxágue bem os fios e garanta um cabelo limpo e saudável.

7. Desembarace os fios no banho

Outro macete eficaz para cuidar das madeixas e prevenir a queda capilar é aproveitar a hora do banho para desembaraçar os fios ali mesmo, o que também ajuda a preservar a definição do seu cabelo. A água ajuda o pente ou os dedos a deslizarem melhor entre os fios, evitando que se quebrem. Por falar em pente, vale a pena investir em um largo e de madeira.

Recapitulando, use a alimentação a seu favor. A variedade de alimentos acessíveis é grande. Você pode consumir semente de girassol para fortalecer o sistema imunológico, cenoura para evitar a queda capilar, e aveia para favorecer o crescimento dos fios.

E vale lembrar também que escolher os produtos de acordo com as características dos seus cabelos vai, além de protegê-los, potencializar os resultados esperados. Por isso, considere investir naqueles cosméticos capilares que apresentam uma fórmula e ativos específicos para atender às necessidades dos seus fios.

Por fim, preste atenção ao seguinte: todas essas dicas, aliadas a um consumo adequado de água, vão resultar em cabelos saudáveis, macios, brilhantes, além de prevenir a queda capilar, é claro! Entretanto, o crescimento do cabelo pode ser influenciado por diversos aspectos. Portanto, se você perceber que os seus fios estão caindo mais do que o normal, apesar de todos os seus cuidados e hábitos diários, procure um especialista.

Lembra que a gente citou uma condição emocional como possível causadora desse problema? Pois bem, aproveite a visita e leia também o nosso post que explica como evitar a queda capilar por estresse!