Cabelo 07/05/2019

Queda de cabelo masculino: o que fazer e como tratar? Entenda!

Você sabe quais são as causas da queda de cabelo masculino? Geralmente, as pessoas perdem alguns fios capilares por dia, o que é totalmente normal, principalmente comparado à grande quantidade existente no couro cabeludo.

Isso acontece devido ao processo natural de crescimento e renovação das madeixas. No entanto, quando o homem percebe um aumento na quantidade perdida diariamente, pode ser um sinal de que algum problema mais sério esteja acontecendo.

Portanto, neste post, vamos apresentar as principais causas dessa disfunção para que você aprenda a diferenciá-las e saiba como tratá-las da melhor forma. Continue a leitura e confira!

Quais são as principais causas da queda de cabelo masculino?

Quando a queda de cabelo nos homens se torna frequente, é preciso investigar os motivos. Confira os principais!

Calvície

calvície (alopécia androgenética) é a causa mais comum para a queda de cabelo masculino. Diretamente associada a fatores hereditários e ao hormônio di-hidrotestosterona, ela pode ser percebida muito mais cedo que o normal e provocar alguns problemas de autoestima e impacto emocional, principalmente nos homens mais jovens.

Seu primeiro sintoma aparente é a falta de cabelo nas regiões próximas à testa e no topo da cabeça. Nos casos mais graves, o problema provoca a morte celular dos folículos capilares e causa a perda total dos fios.

Alterações hormonais

Esse problema também pode ser causado por distúrbios nas glândulas endócrinas, como a tireoide e a hipófise, que desregulam o organismo e dificultam o transporte dos nutrientes aos folículos capilares.

Má alimentação

A má alimentação causa inúmeros problemas à saúde, tanto para homens quanto para mulheres. Afinal, um organismo desnutrido não realiza suas funções corretamente e pode acabar se tornando uma das principais causas para a queda capilar. Além disso, uma dieta pobre em proteínas e outros nutrientes leva ao desenvolvimento de anemia, problemas na imunidade e outras doenças que agravam a situação.

Tricotilomania

A tricotilomania é um transtorno que se caracteriza pelo hábito de puxar e arrancar os cabelos repetitivamente. Essa tração excessiva — que pode ter ligação direta com a depressão, a ansiedade e o estresse pós-traumático — acaba criando grandes áreas de fios mais ralinhos ou até mesmo sem cabelo.

Quais são os melhores tratamentos para esse problema?

Saiba agora mesmo quais são as principais soluções para a queda de cabelo masculino!

Utilizar cosméticos específicos

Alguns cosméticos específicos também podem ser utilizados para combater o problema, como shampoos e loções capilares que revitalizam o couro cabeludo, aumentam a irrigação sanguínea e regulam o processo do ciclo de vida do cabelo.

Realizar tratamentos capilares

Juntamente aos cosméticos, os tratamentos capilares também podem ser uma ótima solução para a queda. Um grande exemplo é o laser de baixa potência, que estimula a regeneração da matriz capilar e impede a queda do cabelo saudável, suavizando o problema. 

Manter uma alimentação saudável e equilibrada

Quando a queda de cabelo masculino é provocada pela má alimentação, o mais indicado é manter uma dieta mais equilibrada, com alimentos naturais, proteínas e carboidratos integrais, além de reforçar a ingestão de vitaminas do complexo B e C, ferro e zinco. Assim, os nutrientes serão transportados ao couro cabeludo e os fios nascerão fortes, bonitos e saudáveis.

Para confirmar se o seu problema realmente é a queda de cabelo, é válido observar se existem falhas no couro cabeludo e analisar a quantidade de fios que ficam pelo chão ou travesseiro. Se houverem muitos, é importante ter atenção.

Além disso, é fundamental procurar um acompanhamento específico de um profissional. Só ele poderá avaliar o local, fazer um diagnóstico preciso e propor o tratamento mais adequado.

E aí, gostou de conhecer as principais causas e tratamentos para a queda de cabelo masculino? Quer que seus amigos também saibam disso? Então, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e mantenha-os sempre bem informados!