Cabelo 16/05/2019

Mitos e verdades: saiba como ter cabelos saudáveis!

Ter cabelos saudáveis e bonitos é um dos maiores desejos de muitas mulheres, não é? E é exatamente por isso que estamos sempre em busca de informações que tragam soluções para o dia a dia.

Contudo, com o tanto de conteúdos que vemos por aí e com a quantidade de coisas que nos dizem a respeito do que fazer e do que não fazer, acabamos ficando em dúvida sobre o que realmente podemos levar em consideração. São os famosos mitos e verdades nos cuidados com os fios.

Quer tirar suas incertezas de uma vez por todas? Então continue em frente neste post!

Trocar de shampoo depois de um tempo é o ideal

Mito. Você já deve ter ouvido, em algum lugar, que o cabelo se acostuma com o produto depois de um tempo e, por isso, temos que trocar de shampoo com alguma frequência, né? Isso está completamente errado. Na verdade, essa sensação acontece porque aqueles nutrientes aos quais nossos fios precisavam agora já não são tão necessários assim.

Por exemplo, é possível que você tenha começado a usar um shampoo para cabelos ressecados, mas, como eles foram bem nutridos com o produto, as substâncias já não mostram tanto efeito como no começo.

Lavar o cabelo na água fria fecha as cutículas

Mito. Não é só porque a água está fria que isso vai garantir cabelos saudáveis e com cutículas fechadas. Na verdade, o que tem a função de fechá-las é o condicionador, por ter um pH ácido.

Assim, como o pH da água é neutro, ela não produz esse tipo de efeito. Além disso, a água fria tende a dificultar o fluxo sanguíneo para os folículos capilares. E quanto menor o fluxo, menos os fios tendem a crescer.

Cortar as pontas faz o cabelo crescer

Mito. Outra informação equivocada que escutamos. Na verdade, o que acontece é que, como as pontas fracas são tiradas, os fios ficam com um aspecto mais bonito e com maior vitalidade. Mas não é o fato de cortar que fará com que ele cresça, pois é o bulbo capilar o responsável pelo crescimento das madeixas.

Lavar o cabelo todos os dias é prejudicial

Mito. Na realidade, é até ruim deixar acumular sujeira, suor e fungos nos fios, pois isso eleva as chances de você ter alguns problemas capilares, como caspa e queda. Então, preocupe-se em deixar seus cabelos sempre limpos para que fiquem mais bonitos.

Ter uma alimentação saudável ajuda a deixar o cabelo bonito

Verdade. Esse é um dos hábitos mais influenciadores para conseguir cabelos saudáveis, pois os nutrientes que ingerimos interferem na beleza e no crescimento dos fios. Sabendo disso, diversifique suas fontes de vitaminas, beba bastante água e evite comidas com baixo índice de proteínas e minerais.

Investir em produtos de qualidade faz diferença

Verdade. Para conseguir madeixas fortalecidas, é importante usar produtos de qualidade, com componentes que deem o que elas precisam. Assim, procure por cosméticos que tenham ingredientes valorosos em suas fórmulas, como manteiga de karitê, babosa ou murumuru.

É importante que você saiba ainda que ter fios naturais não necessariamente fazem com que você tenha cabelos saudáveis, visto que esse resultado é alcançado por meio das boas práticas diárias.

Gostou do conteúdo? Que tal agora descobrir os 5 benefícios de um banho de brilho nos fios? Leia nosso próximo conteúdo!