Cabelo 14/05/2019

Entenda de uma vez por todas como fortalecer o cabelo

Perceber que os nossos fios estão caindo ou quebrando é meio angustiante, não é mesmo? Isso prejudica nossa autoestima e nos faz acreditar que nossa aparência não está tão legal assim. A solução é buscar boas dicas de como fortalecer o cabelo para que ele volte a brilhar e ter vida.

Primeiro, é importante saber que esse problema pode acontecer devido a alguns pecados que cometemos diariamente, como esfregar o shampoo de maneira agressiva, usar o tipo de escova errada, não usar protetor térmico ao secar os fios, utilizar químicas excessivas etc.

Porém, nem sempre é só nossa culpa. Fatores como problemas hormonais, caspa e predisposição genética também colaboram para o enfraquecimento das madeixas. Quer saber o que fazer para recuperar e fortalecer o cabelo? Então continue a leitura!

Alimente-se bem

Sabe aquilo que as nossas mães falavam, que o alimento é um combustível e, por isso, devemos comer vegetais, legumes e frutas? É a pura verdade. Grande parte dos nutrientes que ajudam a hidratar a parte externa do nosso corpo, como a pele e os fios, vêm daquilo que ingerimos.

Ou seja, eles hidratam de dentro para fora. Dessa forma, para que todas as outras soluções tenham mais resultado, é fundamental ter uma alimentação equilibrada, além de beber muita água todos os dias.

Invista nas hidratações

Já ouviu falar em manteigas capilares? Elas dão um tratamento intensivo e agem profundamente na fibra capilar. Além disso, ajudam a repor a água dos fios, que geralmente é perdida com o uso de secadores, colorações, alisantes ou com a exposição prolongada ao sol. O legal é que podem ser usadas em casa, passando no cabelo após o banho e deixando agir por um período de 10 a 20 minutos antes de retirar.

Faça blindagem

A blindagem tem como objetivo reconstruir a fibra dos fios, selar as cutículas e deixá-las protegidas contra agressões externas. Quando o processo é bem-feitinho, pode durar até 4 meses. Além disso, tudo pode ser feito em casa. Você pode lavar os fios com shampoo antirresíduos, enxaguar bem e passar queratina líquida, mecha por mecha, sem deixar cair na raiz.

Depois, retire o produto e passe uma máscara à base de extratos vegetais como coco, karité, abacate etc. Deixe agir bem e retire novamente. Por fim, você precisará selar o fio com um produto à base de silicone, que, dependendo do tipo, poderá ser deixado (como um finalizador) ou precisará ser retirado (como outra máscara de cabelo).

Conheça a cauterização capilar

A cauterização ajuda a devolver aos fios uma proteína que é perdida ao longo de processos químicos e do uso de secadores e chapinhas: a queratina. Ela ajuda a reconstruir a fibra capilar e a dar mais elasticidade às madeixas.

Assim como nos processos anteriores, dá para fazer em casa também. Primeiro, você lava bem o cabelo somente com shampoo antirresíduos. Ele ajudará a abrir as cutículas. Depois, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha. Após isso, você usa uma máscara superpotente, como no processo da hidratação. Quando retirar, passe a queratina evitando a raiz, seque com o secador e encerre com a chapinha.

Até que fortalecer o cabelo não é tão é tão difícil assim, né? Basta ter um pouco de paciência e investir nos produtos certos para reparar o problema

Gostou deste post? Então entre em contato conosco e descubra os cosméticos apropriados aos seus fios.