BioSoft 18/01/2021

4 benefícios da massagem relaxante e como fazer

A massoterapia é o ato de pressionar os tecidos macios do corpo, estimulando a circulação sanguínea, a mobilidade e a elasticidade com a aplicação de força ou vibração, seja manual, seja mecânica. Nesse sentido, este post explica quais são os principais benefícios da massagem relaxante, principalmente para aliviar a tensão e o estresse no dia a dia.

A seguir, você também confere quais dicas ajudam a fazer uma incrível massagem corporal. A partir de uma posição confortável, do controle da respiração e do uso de produtos adequados para essa técnica, como gel e creme à base de compostos naturais, como arnica, algas e própolis.

Tem curiosidade sobre o tema, certo? Então, continue a leitura e saiba mais informações!

Como surgiu a prática de massagem no mundo?

Não é por menos que, hoje, existem muitos tipos de massoterapias, como:

  • aiurvédica (para manutenção da saúde corporal e mental);
  • drenagem linfática (massagem manual para eliminar excesso de fluidos corpóreos);
  • shiatsu (método que usa os dedos e as palmas das mãos para equilibrar o corpo e a mente);
  • e esportiva (para evitar ou tratar torções associadas à prática de esporte).

Na verdade, a técnica da massagem é um dos tratamentos estéticos mais antigos da humanidade e está registrada em murais, cerâmicas e pinturas feitas há, pelo menos, 5 mil anos, por povos que ocupavam lugares onde hoje é o Egito, o Japão, o Irã e a China.

Nos dias atuais, métodos como a massagem relaxante, sempre que possível, são uma importante aposta para evitar ou diminuir a tensão no corpo, especialmente em uma sociedade contemporânea cada vez mais atarefada e ocupada.

Quais são os principais benefícios da massagem?

A massagem foi executada por inúmeras gerações ao longo dos milênios, mas quais são os principais benefícios associados a essa técnica relaxante?

1. Reduz a fadiga muscular e o cansaço

Não há dúvidas: uma das principais qualidades da massagem do tipo relaxante é o fato de reduzir a fadiga muscular — incapacidade de gerar força muscular para manter o corpo ativo, principalmente em práticas esportivas — e, da mesma forma, impulsionar a vitalidade.

Isso ocorre porque a pressão exercida pela massoterapia na pele impacta os sistemas nervoso, energético, circulatório e linfático, aumentando a circulação do sangue e a sensação de disposição e motivação para as atividades corriqueiras.

2. Combate o estresse

O item anterior nos traz a este, pois, com o deslizamento das mãos e o movimento de fricção sobre o corpo, a massagem resulta em uma técnica altamente relaxante. Assim, o método atinge áreas que ficaram mais rígidas devido a situações estressantes, liberando as tensões e ajudando o paciente a se concentrar no presente.

3. Diminuição da insônia

A insônia é uma característica muito associada aos pacientes que sofrem um alto grau de estresse e que tendem, ao mesmo tempo, a estimular o estado de hiperalerta, no qual se está sempre em alerta, esperando que algo possa acontecer. Contudo, a massagem relaxante consegue tranquilizar a pessoa, aliviando a tensão muscular nos membros e liberando o excesso de preocupações com a rotina.

4. Desintoxica o organismo

O funcionamento do corpo depende, sem dúvidas, do que ingerimos, uma vez que parte dos nutrientes fica acumulada e gera um número grande de toxinas, substâncias que provocam danos à saúde. Nesse sentido, a massagem relaxante tem muito a contribuir, reduzindo o acúmulo dos elementos nocivos, os quais podem causar inchaço e contribuir para o envelhecimento precoce.

Quais dicas práticas ajudam a fazer uma massagem relaxante?

A massagem relaxante, que pode ser feita semanalmente, não tem uma regra específica para movimentos, apenas é necessário ter cuidado com a pressão exercida sobre o corpo do “outro”, para evitar lesões ou fraturas. Além disso, algumas dicas ajudam a tornar esse momento especial e, de fato, revigorante para o corpo.

Encontrar uma posição confortável

Não adianta fazer uma massagem relaxante se a pessoa que receberá a terapia não conseguir encontrar uma posição confortável. Por isso, a dica é que o massagista converse com o paciente para poder posicioná-lo de forma que ele não sinta nenhum incômodo com o início da prática. Caso contrário, será difícil manter a concentração, tão necessária durante esse procedimento.

Controlar a respiração ao fazer os movimentos

Por outro lado, é necessário controlar a respiração enquanto recebe a massagem — já que respirar mais calmamente, enchendo os pulmões de ar e, depois, esvaziando-os por completo ajuda o paciente a liberar a pressão e o estresse, contribuindo para o relaxamento e para o controle da fadiga muscular.

Usar produtos adequados

A massagem relaxante implica um movimento contínuo e orgânico em algumas partes do corpo, que podem ficar mais contraídas devido à contração muscular. Para facilitar esse processo, o ideal é usar produtos específicos para a massoterapia, a exemplo da linha Spa Massagem Corporal da Bio Soft, uma empresa conhecida no mercado da beleza pela qualidade dos seus produtos.

Assim, invista em produtos à base de compostos naturais, como:

Nessa ampla linha da Bio Soft ainda há opções incríveis, com géis que ajudam a hidratar a pele, a exemplo do:

Neste artigo, você entendeu quais são os benefícios da massagem relaxante, que tem o objetivo de aliviar a tensão muscular e melhorar a sensação de bem-estar corporal. Entretanto, para ter sucesso com a prática, é preciso investir em produtos específicos, que ajudam a aplicar a força ideal no corpo enquanto impulsionam a circulação sanguínea e liberam toxinas.

Quer ganhar qualidade de vida com uma massagem relaxante após o trabalho? Não espere mais e conheça a linha Spa Massagem Corporal da Bio Soft , focada em cremes e géis com um efeito estimulante que age sobre o corpo rapidamente!