BioSoft 25/08/2020

5 dicas de automassagem corporal para aliviar o estresse e a tensão muscular

Atualmente, muitas pessoas estão sobrecarregadas no trabalho e na rotina diária de estudos, tendo como consequência o estresse e a tensão muscular. Pensando nisso, o post a seguir dá uma série de dicas de automassagem corporal e explica por que massagear o corpo pode causar uma sensação agradável de relaxamento.

Para aliviar a tensão, você pode pressionar o pescoço firmemente, massagear os antebraços com gel especial, melhorar a digestão na região estomacal, relaxar o maxilar e liberar a pressão apertando uma bola de tênis, por exemplo. Está curioso? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o tema!

Por que massagear o corpo pode diminuir o estresse e a tensão?

A rotina tende a ser cansativa, pressionando e tensionando os músculos de determinadas partes do corpo. No entanto, massagens terapêuticas e relaxantes, que focam em liberar a tensão muscular, ajudam a aliviar possíveis incômodos e a ganhar mais qualidade de vida, sem abdicar das responsabilidades cotidianas.

Quais são as melhores dicas de automassagem corporal?

Até aqui, você entende por que massagear o corpo pode ser um importante exercício para reduzir as tensões no dia a dia. Contudo, a dúvida que fica é como fazer a automassagem corporal? Para responder à pergunta, listamos algumas dicas para melhorar o funcionamento muscular no pescoço, nos antebraços, no maxilar, nas mãos e na região do estômago. 

1. Pressione o pescoço com as mãos

Para liberar a tensão muscular no pescoço, uma dica interessante é entrelaçar os dedos e levá-los à parte de trás dessa região, a cada uma hora. Com a base das mãos, deve-se fazer um movimento de cima para baixo, estimulando os músculos da parte traseira do pescoço e da nuca por alguns minutos, com gel ou creme de massagem.

2. Concentre-se nos antebraços

Os músculos dos antebraços são muito requisitados por pessoas que passam horas à frente do computador, trabalhado ou estudando. Então, você pode diminuir as dores na região com uma massagem, que consiste em pressionar, mantendo o cuidado com a pele, a área dolorida com a palma da mão, movimentando-a de um lado para o outro e girando-a circularmente.

3. Massageie o estômago

O estômago é um dos órgãos mais afetados durante a digestão, motivo pelo qual você deve dedicar alguns minutos do seu dia para massageá-lo, especialmente se tiver comido bastante. Nesse sentido, deve-se levar a palma das mãos ao abdômen, fazendo movimentos em sentido horário, o que melhora a absorção de alimentos pelo corpo.

4. Relaxe o maxilar

Maxilar travado pode ser um dos principais indicativos de uma rotina agitada e estressante. Por isso, o indicado é que você faça pressão na área das maçãs do rosto, em uma série de movimentos suaves com os polegares, desde a região do nariz até a orelha, mantendo a respiração suave e a boca fechada enquanto realiza o exercício.

5. Libere a pressão com uma bola de tênis

Por fim, a bola de tênis, ou outros objetivos similares a ela, pode ser interessante para liberar a tensão muscular e aumentar a circulação sanguínea entre os dedos e a palma das mãos. Para isso, aperte firmemente o objeto durante alguns minutos, exercendo, ainda, o movimento entre as articulações.

Neste post, você entendeu como algumas dicas de automassagem corporal podem aliviar a tensão em diversas partes do corpo, seja o maxilar, as mãos, os antebraços, o estômago e o pescoço, regiões que sofrem bastante com o estresse no dia a dia. Nesse sentido, pratique a massagem e tenha mais qualidade de vida!

Para melhorar o efeito da automassagem no corpo, nada melhor que usar produtos específicos para a prática. É o caso do Gel para Massagem da Soft Hair à base de própolis e arnica, componentes que reduzem o desconforto e possíveis contusões.