Cabelo 03/09/2019

6 técnicas de relaxamento para praticar em casa

O dia a dia atribulado e a falta de tempo para relaxar abrem cada vez mais espaço para as tensões físicas e psicológicas. À frente de rotinas pesadas de trabalho e das adversidades da vida, é muito importante buscar técnicas simples e fáceis de relaxamento, pois elas proporcionam o alívio da tensão corpórea e eliminam os sentimentos negativos gerados por quadros intensos de estresse, por exemplo.

Esses problemas são tão frequentes, que afetam a mente, além de provocar tensão muscular, queda de cabelo, tontura e dores pelo corpo, inclusive, em pessoas de todas as idades. Logo, é indispensável seguir algumas técnicas de relaxamento, de forma a prevenir sintomas ou agravamento de doenças já existentes.

Cuidar da saúde é mais simples do que se imagina — e isso começa com a mudança de pequenos hábitos. Que tal conferir 6 técnicas de relaxamento para você incluir no seu cotidiano e começar cuidar melhor do seu bem-estar? Confira!

1. Meditação

A meditação é uma atividade que idealiza a paz interior e doutrina a mente para ficar longe das desatenções. Sua prática inclui técnicas para a concentração, contemplação e relaxamento. Exige do corpo uma capacidade de olhar para dentro em reflexão.

Para começar a meditar, busque um local perto da natureza, escolha uma posição confortável e concentre-se em algo positivo, que remeta aos princípios básicos de qualidade de vida e bem-estar. Em seguida, deixe suas concepções e pensamentos livres. Logo, será notória a redução da pressão sanguínea, da tensão muscular e do aumento de sua autoconfiança.

2. Contagem

Interromper o que você está realizando para contar até dez, por exemplo, ou fazer uma contagem regressiva é um bordão. No entanto, efetivamente desacelera a mente. Em momentos de ansiedade e estresse elevados, sente-se e comece a contar calmamente.

Manter a concentração nessa atividade fará com que seu pensamento desacelere e permaneça sereno para resolução de outros problemas do dia a dia. Dessa forma, será possível retornar para as atividades de uma maneira mais preparada.

3. Atividades criativas 

Praticar atividades criativas contribui para gerar sensações positivas de dever cumprido e satisfação. Selecione algo que agrade você, como pinturas, cuidados pessoais, jogos, culinária, esportes etc. e concentre-se em finalizar a tarefa. Ao fim, após passar um tempo em concentração realizando exercícios, você terá um resultado agradável de entrega.

Busque esportes e outros exercícios físicos, como o pilates, por exemplo, que ajudem a criar uma relação positiva com você e, se possível, com a natureza. Observar o comportamento dos animais e flores agregará mais calma e beleza à sua rotina.

4. Yoga

Yoga é uma prática indicada para todas as pessoas, a qual objetiva equilibrar o corpo com a mente e a respiração por meio do trabalho da postura correta, junto com a meditação. São feitos exercícios de respiração com música relaxante e/ou chakras para promover um corpo mais adaptável e uma mente mais calma.

À medida que a pessoa se mantém em posições que exigem equilíbrio e foco, concentra-se menos nos problemas e mais no momento e sentimentos proporcionados pela yoga.

5. Concentração

É muito importante buscar estar presente de corpo e alma em todas as atividades realizadas durante o dia. Por várias vezes, é comum ficar dividido em outras tarefas que estão por fazer, durante outra atividade realizada.

Então, passe a manter o pensamento no que está fazendo. Sinta os sabores dos alimentos, contemple a natureza e observe os detalhes ao seu redor, aos quais você nunca havia reparado antes. Essas atitudes são ferramentas simples que podem contribuir para o seu bem-estar.

6. Massagens relaxantes

As massagens relaxantes são excelentes para aliviar a tensão muscular e o estresse, pois incentivam a circulação e renovam as energias do corpo. Além disso, ajudam a reduzir o cansaço e promovem o sentimento de bem-estar e aconchego. Portanto, invista nas massagens relaxantes.

Pronto! Agora você conhece as 6 técnicas de relaxamento para manter seu corpo e sua mente saudáveis. Dessa forma, tenha um tempo reservado para seguir as técnicas de cuidados para o relaxamento, pois elas farão toda a diferença no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.

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