Cabelo 05/09/2019

Saiba como não errar na escolha do material para salão de beleza

O salão de beleza é um empreendimento que atua diretamente com a autoestima das pessoas. Mas não é só isso, os procedimentos também podem afetar a saúde da sua clientela e dos profissionais que trabalham nesses espaços.

Por isso, é muito importante que você saiba como fazer a escolha do material para o seu salão de beleza. Ao optar pelos produtos adequados, você garante maior qualidade e rendimento, que são fundamentais para a lucratividade do negócio.

Confira o que você precisa ficar de olho na hora de escolher os melhores materiais para o seu salão!

Como buscar fornecedores parceiros?

Não basta o salão oferecer serviços de ponta, um ambiente confortável, com comodidades, tecnologia e equipamentos de última geração, se os produtos ofertados para fazer os tratamentos não forem de qualidade.

Os cuidados com os cabelos e a pele são indispensáveis para a percepção de qualidade do serviço do seu salão. Mas não é somente isso: o preço praticado e o reconhecimento dos produtos são itens indispensáveis para acertar nessa escolha.

A possibilidade de marketing e divulgação também são fundamentais na hora de escolher o fornecedor ideal, já que a divulgação dos produtos é essencial para despertar o interesse dos consumidores. Isso permite o aumento do ticket médio das compras, o que gera, como consequência, um maior faturamento para o seu salão. 

Dessa forma, o ideal é a busca por fornecedores parceiros que realmente agreguem valor ao seu salão, com produtos que podem suprir as necessidades dos seus clientes. Além disso, eles devem estar alinhados ao crescimento do seu negócio.

Sabendo disso, preparamos um checklist para ajudar você a escolher um bom fornecedor para o seu salão. Vem com a gente e descubra que encontrar um parceiro pode ser mais fácil do que você imagina!

O que considerar na hora de escolher o fornecedor ideal?

Alguns critérios devem ser avaliados com cuidado na hora de firmar parcerias com fornecedores. Eles podem ser encarados como barreiras de segurança que não devem ser quebradas a fim de evitar problemas futuros ou até mesmo desgaste na imagem do seu empreendimento.

Separamos alguns desses itens que não podem ser negligenciados nesse momento. Acompanhe e prepara-se cada vez mais para fazer boas escolhas.

1. Fique atento à qualidade e variedade dos produtos

O sucesso do seu salão de beleza sempre estará relacionado à qualidade e variedade dos produtos usados nos tratamentos e procedimentos. Por isso, a dica aqui é testar previamente os produtos de diversos fornecedores até fechar uma parceria.

Nesses testes, avalie os ingredientes da composição dos produtos, verifique se o fornecedor oferece uma variedade interessante que seja capaz de suprir as necessidades dos seus clientes e pesquise referências na internet sobre os profissionais. Somente feche um acordo se todas essas questões estiverem positivamente avaliadas. Do contrário, siga nas pesquisas e busque outros fornecedores.

2. Não descuide do preço dos produtos

O preço é parte importante do processo de escolha dos seus fornecedores parceiros. Vamos supor que você encontre uma equipe com produtos de qualidade e alinhados ao que seus clientes buscam quando recorrem ao seu salão, mas o preço praticado acaba por deixar seu serviço mais caro, fora do que sua clientela está disposta a pagar.

O resultado disso é a perda de espaço no mercado e uma redução da sua carteira de clientes. Em todo caso, sabemos que produtos muito baratos também não entregam uma qualidade primorosa.

Por isso, o ideal é fazer diversas cotações dos produtos com fornecedores distintos. Assim, você saberá se o valor cobrado pelo fornecedor está alinhado ao mercado. Caso esteja, você ainda pode barganhar para conseguir melhores condições para firmar a parceria.

4. Dê preferência a fornecedores flexíveis

Você sabe que pedidos de última hora não são raros nos salões de beleza. Muitas vezes não conseguimos prever um aumento de demanda por determinado tratamento ou produto. Por isso, para que seu serviço não seja prejudicado, priorize fornecedores flexíveis, que estejam dispostos a ajudá-lo nos contratempos que, porventura, podem existir.  

Outra grande oportunidade é contar com produtos que possam ser adquiridos em lojas especializadas, sem necessidade de aprovação de crédito ou contato direto com fornecedores específicos, ficando refém de seu tempo ou disponibilidade. 

Produtos profissionais de alta qualidade e bom valor agregado podem ser garantia de mais satisfação dos clientes, sempre alinhado ao bom atendimento, para garantir uma renda extra no final do mês. Por isso, na hora de escolher os produtos para o seu salão de beleza não deixe de considerar essa possibilidade. 

Por que bons fornecedores e produtos atraem bons clientes?

Além de facilitar o seu trabalho no dia a dia do salão de beleza, contar com bons fornecedores, que oferecem produtos de qualidade é uma forma de atrair clientes com maior potencial de compra.

Isso quer dizer que produtos com destaque pela qualidade atraem o interesse de novos clientes, além da sua base cativa. Conte com seu fornecedor parceiro para conseguir materiais de divulgação dos produtos, lançamentos e condições de vendas para aumentar os lucros do seu salão.

Você pode montar uma vitrine com os produtos de maior visibilidade e qualidade. Além de atrair novos clientes, você ainda pode gerar uma renda extra vendendo os produtos para sua base — isso ainda pode ser potencializado com a compra direta dos produtos, sem a necessidade de um atravessador. 

Contar com bons fornecedores e parceiros é fundamental para o sucesso e prosperidade do seu negócio. A satisfação dos seus clientes com seus serviços, bem como a fidelização e atração de novos públicos podem ser potencializados pela qualidade dos produtos usados nos tratamentos e procedimentos do seu salão. Por isso, é muito importante que você faça uma escolha consciente do material para salão de beleza.

Conheça a Hair Soft, nossa linha de cosméticos que tem foco nos cuidados diários para os cabelos. Com preços acessíveis, contamos com ampla variedade de produtos que atendem a todos os tipos de cabelo. Entre em contato conosco e saiba como fazer uma renda extra e ainda atrair mais clientes para o seu salão. Aguardamos seu contato!