Cabelo 02/05/2019

Escolhendo o melhor produto para cachos de acordo com os princípios ativos

Entender o que são e quais os princípios ativos dos cosméticos que você usa é o primeiro passo para ter bons resultados e encontrar o produto ideal para seus cachos. Afinal, de nada adiantará investir em shampoos, condicionadores e demais itens se os ativos da fórmula não atenderem às especificidades do seu cabelo.

Em razão disso, é fundamental aprender a ler os rótulos dos cosméticos, para evitar a compra de algo que não funcionará nos seus fios. Isso é tão importante que existem órgãos regulamentadores para determinar regras sobre a descrição dos princípios ativos.

A principal delas é que os ingredientes em maior quantidade nos produtos devem aparecer primeiro e os últimos são aqueles em menor concentração. Para que você entenda tudo sobre os princípios ativos, confira a seguir do que se trata e quais são os mais indicados para as cacheadas.

Entenda o que são os princípios ativos

Muito se fala em ingredientes e fórmulas para cada tipo de cabelo. Mas você sabe o que compõe os produtos que tem usado? Para tanto, é preciso que entenda o que está escrito na embalagem, ou seja, os princípios ativos daquilo que tem passado nos fios.

Estamos falando das substâncias que compõem as fórmulas dos produtos, sendo que cada um tem uma função principal, que trata seus fios de acordo com a finalidade e sua necessidade. Portanto, são esses ingredientes que geram o resultado desejado.

Na maioria das vezes, os princípios ativos são produzidos a partir de plantas, raízes e flores encontradas na natureza, sendo que devem ser observadas as funções de cada um — nutrir, hidratar ou reconstruir. Os produtos compostos por mais de um ativo (os chamados blends) têm seus efeitos potencializados.

Conheça os princípios ativos mais comuns para cabelos cacheados

Para manter os cachos bem definidos, com um bom volume e sempre hidratados, é preciso adotar cuidados específicos, como utilizar produtos com os princípios ativos adequados para esse tipo de cabelo.

Normalmente, as cacheadas têm os fios mais ressecados, opacos e quebradiços. Essa característica se deve ao formato de curvatura em espiral dos cabelos, que impede a oleosidade natural de chegar até as pontas. Em razão disso, tal tipo de fio requer uma maior carga de nutrientes.

No entanto, não existe uma fórmula única ou resposta pronta para saber qual é o princípio ativo ideal a todas as cacheadas. É preciso analisar os fios e diversos fatores, de modo que as necessidades de cada um sejam identificadas.

Isso pode ser facilmente percebido quando sua amiga usa um creme que deixa os cachos dela maravilhosos e impecáveis — já quando você o utiliza, o resultado não é o mesmo. Então, é preciso estudar do que a fibra do seu fio precisa.

Óleos e manteigas

Entretanto, de modo geral, os princípios ativos que mais fazem efeito em cabelos ressecados e opacos, como os cacheados, são os óleos e as manteigas. Esses ingredientes são ricos em ácidos graxos e vitaminas (A, E e B6, por exemplo) capazes de nutrir a fibra dos fios.

Isso acontece porque tais compostos têm uma grande carga de nutrientes potentes, que criam um filme e impedem que a água dos fios seja perdida ou o cabelo fique ressecado. Para tanto, o ideal é fazer uma boa umectação, ou seja, passar óleos vegetais e manteigas nos fios e deixá-los agindo por algumas boas horas.

Outros princípios ativos muito indicados e eficazes são os aminoácidos. O tipo mais importante é a queratina, uma proteína que forma a fibra dos fios, mas é perdida em processos químicos.

Saiba como esses princípios agem nos fios

Os princípios ativos que têm a finalidade de nutrir os fios, como a queratina, atuam levando água e fazendo a reposição hídrica até a parte intermediária dos fios (que é o córtex). Outros ingredientes também utilizados para esse fim são o pantenol e as ceramidas.

Também há os produtos responsáveis pela reconstrução da fibra quando ocorre a perda de massa em razão de procedimentos químicos. Ativos como peptídeos, aminoácidos e proteínas hidrolisadas reestruturam e suprem essa redução.

Já os ativos e produtos utilizados para a nutrição são aqueles que contêm óleos vegetais e manteigas. Eles agem criando uma barreira nos fios, o que impede o ressecamento pela perda de umidade e protege da quebra, mantendo a flexibilidade dos fios.

Veja o que levar em consideração para escolher o melhor produto

Antes de qualquer coisa, é preciso identificar as características e necessidades do seu cabelo, pois, como dito, cada princípio é indicado para finalidades e resultados específicos. A recomendação é que você faça o teste de porosidade, que mostrará se o seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou uma boa restauração.

Esse procedimento pode ser feito por conta própria e em casa, pois consiste somente em colocar um pequeno fio de cabelo, lavado e sem cremes ou óleos, em um copo com água. Na sequência, é preciso observar os resultados:

  • se o fio boiar (baixa porosidade), seu cabelo necessita somente de hidratação;
  • se o fio ficar na metade da água, não boiando nem afundando (média porosidade), seu cabelo precisa de nutrição;
  • se o fio afundar (alta porosidade), seu cabelo precisa de reconstrução, pois pode estar bastante danificado.

A partir dos resultados do teste, é possível identificar os princípios ativos mais adequados para o estado e o momento em que seus fios se encontram, evitando sobrecarregá-los de nutrientes e vitaminas que não são necessárias. Afinal, o excesso de produtos pode fazer mal.

Descubra os produtos da Soft Hair

A Soft Hair tem uma linha que conta com mais de 20 produtos para atender a variadas necessidades e diferentes tipos de cachos. Confira os principais abaixo!

Linha Cachos

A linha Cachos, da Soft Hair, é composta pelos princípios ativos de que normalmente os cachos mais precisam. Para tanto, os produtos tratam, nutrem, hidratam, reconstroem e finalizam os cachos dos tipos 2,3 e 4 (a, b e c). Nessa linha, você encontra:

  • gelatinas;
  • ativadores;
  • umidificadores;
  • manteigas;
  • shampoo;
  • condicionadores;
  • máscaras de tratamento;
  • finalizadores.

Linha de gelatinas

As gelatinas são usadas para manter a definição dos cachos por mais tempo, pois funcionam como um gel — mas não deixam o cabelo firme, pois mantêm o movimento dos fios. Para tanto, temos a linha Gelatina Misturinha, com princípios ativos como D-Pantenol, biotina e extratos de algas marinhas, que atuam no fortalecimento e na hidratação dos fios.

Linha de finalizadores

Os finalizadores, que podem ser utilizados tanto sozinhos quanto misturados a outros produtos, impedem que o cabelo fique com frizz e auxiliam na hidratação. A Soft Hair conta com diversas opções, como a linha vegana, o óleo de argan e o tutano com queratina.

Linha de ativadores e umidificadores de cachos

Os ativadores de cachos da Soft Hair trazem um blend de 12 óleos em suas fórmulas, para que os fios fiquem nutridos. Já o umidificador de cachos é à base de leite de coco, um composto natural que finaliza e nutre os cachos.

Quando você entende o que são os princípios ativos e quais as necessidades dos seus cachos, percebe que é um erro comprar produtos somente pela embalagem, pelo preço ou porque sua amiga utiliza. Então, sempre procure pelos compostos dos produtos após identificar aquilo de que seu cabelo precisa, combinado?

Quer adquirir nossos produtos ou saber mais sobre a Linha Cachos? Basta entrar em contato conosco!