Cabelo 31/08/2020

3 dicas práticas de como clarear o cabelo naturalmente

Os cabelos loiros e iluminados estão sempre na moda e são o desejo de muitas mulheres. Mas, você sabia que é possível clarear a cor dos fios apenas com ingredientes naturais, sem precisar recorrer às químicas?

Existem diferentes técnicas para isso que utilizam produtos que qualquer um tem em casa. No entanto, esses procedimentos costumam funcionar apenas em pessoas que já tem cabelos claros. Quer entender mais sobre o assunto? A seguir, listamos 3 dicas de como clarear o cabelo naturalmente. Confira!

1. Clareamento com camomila

A camomila já é bastante conhecida por sua ação clareadora em cabelos loiros. Para conquistar um bom resultado, é preciso fazer de 4 a 5 aplicações.

Ingredientes:

  • 2 saquinhos de chá de camomila ou as flores secas da planta;
  • 1 copo com água.

Modo de aplicação:

Ferva a água e coloque o saquinho ou as flores depois quente, como se fosse fazer um chá. Reserve e deixe o líquido esfriar completamente. Em seguida, lave os fios somente com shampoo para abrir as cutículas e facilitar a absorção.

Aplique o chá nos cabelos úmidos com um borrifador, coloque uma touca e deixe agir por, pelo menos, 4 ou 6 horas. Após o período de pausa, enxágue até retirar todo o produto e passe o condicionador para fechar as cutículas. Finalize como de costume.

2. Clareamento com mel

O mel conta com peróxido de hidrogênio em sua composição, um excelente agente clareador. Além disso, o produto também conta com propriedades hidratantes, que deixam os fios mais bonitos e macios. Para esse tipo de clareamento, também são necessárias de 4 a 5 aplicações.

Ingredientes:

  • 1 xícara de mel;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã.

Modo de aplicação:

Junte todos os ingredientes e misture até obter um resultado homogêneo. Verifique a consistência da mistura e se será possível aplicar nos fios. Caso fique muito grossa, adicione uma colher de água.

Antes da aplicação, lave os fios somente com shampoo e, com os cabelos ainda úmidos, enluve a mistura mecha a mecha. Deixe agir por um período de 3 a 6 horas e, se preferir, utilize uma touca térmica para potencializar o efeito.

Depois do tempo de pausa, enxágue os fios e, em seguida, lave novamente com shampoo até retirar todo o resíduo. Finalize com o condicionador. 

3. Clareamento com canela

A canela também conta com componentes que ajudam a clarear os fios, com a vantagem de ter um aroma agradável. Assim como nas outras receitas, essa mistura também deve ser aplicada, pelo menos, 5 vezes para obter bons resultados.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de canela em pó;
  • 3 colheres de sopa de condicionador;
  • 1 colher de sopa de limão.

Modo de aplicação:

Misture todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a mistura mecha a mecha, enluvando bem e deixe agir entre 4 e 6 horas com uma touca.

Depois da pausa, enxágue bem os fios até eliminar todos os resíduos e finalize com o condicionador e creme de pentear de sua preferência.

Aqui você pôde ver como clarear o cabelo naturalmente, mas, apesar de os métodos de citados acima serem naturais e não danificarem os fios, ainda assim, é importante manter uma rotina de cuidados capilares que inclua hidratações periódicas. Assim, você conquistará fios mais claros e saudáveis.

Agora que você já sabe como clarear o cabelo naturalmente, descubra também qual a melhor maneira de hidratar as pontas.