Cabelo 09/05/2019

Afinal, qual a melhor maneira de hidratar as pontas do cabelo?

Toda mulher reconhece que não adianta ter o cabelo bonito e sedoso se as pontas estiverem ressecadas e porosas. No entanto, o que muitas não sabem é como hidratar as pontas de maneira correta, a fim de que elas voltem a ter brilho e movimento.

Para ajudar você a hidratar as pontas de maneira correta, sem precisar fazer o “sacrifício” de cortá-las, listamos as principais estratégias para deixá-las mais saudáveis e sedosas. Então, continue a leitura e confira as dicas!

Adote o cronograma capilar

Se você ainda não ouviu falar em cronograma capilar, saiba que a técnica é algo simples e prático que pode ser adotada na rotina de beleza de qualquer mulher. Basicamente, ela consiste em três etapas de tratamento capilar, que podem ser feitas na sua própria casa:

  • hidratação – tem como objetivo devolver a água perdida, devido ao uso excessivo de tinturas, alisamentos, entre outros procedimentos que agridem a estrutura capilar. O mel, o abacate e o azeite de oliva são excelentes ingredientes para hidratar os fios;

  • nutrição – a etapa da nutrição nada mais é do que nutrir os fios, por meio de vitaminas e óleos vegetais, que os deixam mais sedosos e viçosos;

  • restauração – aminoácidos, queratina e colágeno entram nessa fase como os principais responsáveis no restauro das madeixas. Desse modo, os fios tornam-se mais fortalecidos e evitam que as pontas voltem a se partirem.

Entretanto, é válido destacar que as fases do procedimento devem ser feitas alternadamente e que cada mulher tem que desenvolver o próprio cronograma capilar, pois cada cabelo apresenta necessidades diferentes.

Utilize produtos específicos

Como dissemos acima, cada cabelo apresenta características distintas umas das outras. Em vista disto, é importante saber qual é o seu tipo de fio, a fim de usar os cosméticos adequados para eles.

Por exemplo, o cabelo crespo pede cuidados diferentes do cabelo oleoso, assim como, as madeixas tingidas exigem tratamentos mais intensos do que as naturais. Portanto, consulte um hairstylist que indique quais são os melhores produtos para o seu tipo de cabelo e compre somente os específicos para eles.

Esqueça a água quente

Muitas vezes apelamos para a água quente do chuveiro na hora de lavar o cabelo, principalmente, nos dias frios, não é mesmo? Contudo, ela tende a ressecar, não somente as pontas, mas o cabelo como um todo.

Logo, a solução é utilizar água morna ou fria para enxaguar as madeixas e evitar o uso frequente do secador e da chapinha, porque as altas temperaturas utilizadas nesses aparelhos também “roubam” a umidade natural dos fios.

Faça umectação

A umectação é um processo simples que visa hidratar as pontas do cabelo por meio de um banho de óleo de vegetal puro. Por isso, a técnica é indicada apenas para ser utilizada nas pontas, a fim de evitar que o restante das madeixas fiquem oleosas e pesadas demais!

Para fazer a umectação, basta escolher um óleo vegetal, de preferência o óleo de coco, aquecê-lo em banho-maria e passar no cabelo seco, sendo somente nas pontas. Em seguida, enrole as mechas com papel-alumínio e, após uma hora, retire o produto com água morna. Repita o processo uma vez por semana.

Enfim, ao hidratar as pontas do cabelo utilizando as dicas que trouxemos aqui, você vai ver os resultados positivos em poucas semanas. Seus cabelos voltarão a ter o balanço e o brilho de antes. Portanto, moça, não deixe de incluí-las em sua rotina de beleza agora mesmo!

Conheça os produtos que a Soft Hair oferece no site para manter o cabelo ainda mais bonito. Estamos esperando o seu contato!