Cabelo 10/05/2019

Saiba como proteger os cabelos do sol

Não há dúvidas de que o sol é essencial para a saúde, pois é a mais importante fonte de vitamina D que a natureza pode nos oferecer! No entanto, nós sabemos que, em excesso, os raios solares costumam ser nocivos tanto para o organismo quanto para as madeixas. Mas, então, como proteger os cabelos do sol?

Afinal, devido à exposição excessiva às radiações UV, as fibras capilares tornam-se ressecadas e desbotadas, além de causar irritações e queimaduras no couro cabeludo.

Para ajudar você a cuidar do cabelo, listamos as principais dicas que devem ser seguidas, sejam antes, durante ou depois do verão, a fim de manter os fios saudáveis e radiantes o ano todo. Confira!

Use produtos sem enxague

Usar produtos sem enxague com filtros UV é o primeiro passo para proteger os cabelos do sol, pois eles têm o poder de bloquear a penetração direta dos raios solares nos fios. Assim sendo, escolha a versão que mais se adapta ao seu tipo de madeixas e não saia de casa sem o produto!

Hidrate o cabelo regularmente

Se você se expôs muito tempo no sol durante o verão, notará que o cabelo ficou queimado e sem vida. Para recuperar os fios, será preciso criar a rotina de hidratá-los de uma a duas vezes por semana, com máscaras que contenham ingredientes hidratantes, tais quais: coco, abacate e ceramidas.

Adote barreiras contra a luz solar

Adotar barreiras físicas contra a luz solar é mais uma excelente alternativa para proteger os cabelos. Não deixe de usar chapéus, bonés e lenços na praia ou na piscina, pois, além de conferirem estilo aos looks, também evitam que as madeixas fiquem expostas diretamente ao sol.

Retire o sal e o cloro do cabelo

Toda vez que sair do mar ou da piscina, retire os resíduos de sal e cloro que ficam depositados nos fios, pois essas substâncias em contato com os raios solares ajudam a potencializar o ressecamento e até a quebra do cabelo. Lave-o com ducha de água doce ou utilize uma garrafa de água mineral para enxaguar as madeixas!

Não penteie o cabelo molhado

Outra dica é não pentear o cabelo molhado, porque os fios ficam mais sensíveis e podem se partir com facilidade. Em vista disto, ajeite as madeixas com os dedos e deixe para desembaraçá-las apenas quando estiverem secas, de preferência com um pente de madeira de dentes largos.

Mude a risca do cabelo 

Algumas mulheres têm pouco cabelo ou apresentam fios ralos e finos, o que pode ocasionar a queima do couro cabeludo toda vez que se expõem ao sol. Para evitar que a região fique avermelhada, o correto é mudar a risca do cabelo frequentemente. Como bônus, você aumentará o volume dos fios e compensará o excesso de oleosidade na raiz.

Além de seguir todas as dicas de como proteger os cabelos do sol, é importante destacar que usar produtos defrizantes nos fios ajuda a mantê-los saudáveis e bonitos, sem precisar abrir mão dos deliciosos dias de verão!

Gostou do post? Então assine a newsletter da Soft Hair e receba as novidades que estamos sempre preparando para você!