Cabelo 11/05/2019

Faz bem lavar cabelo com bicarbonato de sódio? Entenda!

Ultimamente, muito tem se discutido sobre lavar cabelo com bicarbonato de sódio. Será que o método é realmente eficaz para a limpeza das suas madeixas? Por conter um nível de pH elevado, talvez a opção não seja, de fato, tão boa assim.

Sendo uma alternativa ecologicamente correta e econômica, a tendência vem sendo seguida por diversas pessoas que buscam substituições para o xampu. No entanto, é essencial adquirir informações e averiguar se o uso do composto químico realmente vale a pena. 

Se interessou? Continue a leitura e saiba se lavar cabelo com bicarbonato de sódio faz bem. Acompanhe!

Afinal, lavar cabelo com bicarbonato de sódio faz bem?

Cada vez mais pessoas vêm aderindo ao uso do bicarbonato de sódio no couro cabeludo, acreditando que a substituição dos xampus por esse item pode fazer bem para os fios. Será que isso é realmente verdade? 

Não existem provas científicas que comprovem que a substância é realmente eficiente para a limpeza dos cabelos. Isso porque as impurezas, provenientes da poluição e resíduos de produtos, que não são solúveis em água, continuam na cabeça — gerando o acúmulo de sujeira e gordura mesmo após a lavagem. 

Os xampus industrializados, por outro lado, são formulados com nutrientes enriquecidos, que atuam fortalecendo e hidratando cada tipo específico de fio. Dessa forma, eles são opções mais seguras e garantidas para manter o equilíbrio natural do pH.

Como o bicarbonato de sódio age nos fios?

O bicarbonato de sódio pode absorver um pouco do óleo natural e da sujeira na superfície do couro cabeludo, apesar de não funcionar totalmente nesse caso. Mesmo sendo solúvel em água, ele não tem propriedades limpantes, não fornecendo a detergência necessária — ao contrário dos xampus.

Além disso, o composto químico apresenta um pH elevado de escala 9, sendo alcalino. Isso faz com que ele seja considerado uma base fraca, sem capacidade para neutralizar os ácidos presentes em outros produtos cosméticos.

Assim, para realizar uma limpeza profunda da poeira, sebo e outros resíduos, o produto não é indicado. Dessa maneira, a utilização do bicarbonato de sódio acaba oferecendo riscos à saúde do cabelo, caso seja aplicado com frequência.

Malefícios

É preciso manter-se atento aos malefícios da aplicação rotineira do composto, uma vez que ele pode facilmente atrapalhar o equilíbrio do pH e danificar o couro cabeludo.

Devido à sua estrutura cristalina, o efeito abrasivo é recorrente e pode causar irritação, porosidade e, ainda, a perda de nutrientes do cabelo. Dessa forma, é preciso ter cautela devido ao grande acúmulo residual, que acaba gerando descamação e queda.

Como visto, lavar cabelo com bicarbonato de sódio não é uma alternativa muito segura como substituição de produtos cosméticos — que são formulados especificamente para cada tipo de fio.

Para garantir a saúde das suas madeixas, por outro lado, busque por marcas que oferecem menos químicas em sua composição e que sejam, preferencialmente, menos nocivas para o couro cabeludo.

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais para que cada vez mais pessoas tenham acesso a essas valiosas informações. Até a próxima!