Cabelo 21/11/2020

5 hábitos que prejudicam a saúde dos cabelos e que você deve evitar

Você sabia que nosso cabelo está exposto diariamente a fatores que prejudicam os fios? Desde o sol até a forma como prendemos, pode influenciar na textura e no aspecto. Por isso, é fundamental ter atenção à saúde dos cabelos.

Dentre os cuidados, também é imprescindível deixar de lado alguns maus hábitos que podem estragar os fios, sem percebermos. Confira no artigo a seguir, 5 deles que separamos para você e saiba o que não fazer, para ter um cabelo bonito e saudável!

Como ter fios saudáveis e bonitos

Quem gosta de ter cabelos bonitos, cheios de brilho e bem cuidados, sabe como é importante seguir alguns cuidados. Hidratação, nutrição e até reparação são alguns deles. Mas você sabia que, em nossa rotina, algumas práticas também influenciam na saúde dos cabelos?

Esses hábitos podem passar imperceptíveis, mas são muito prejudiciais. Dessa forma, é preciso evitá-los a todo custo.

5 hábitos que prejudicam a saúde dos cabelos

Os hábitos ruins que praticamos e que pode acabar com o cabelo, muitas vezes tem mais a ver com nossa própria rotina. Por isso, é preciso atenção. Confira 5 deles que separamos a seguir e saiba o que você deve evitar.

1. Não beber água

Os fios de cabelo são formados em sua maior parte por queratina. É ela que dá a resistência e também forma a cutícula, parte externa que protege e dá brilho ao fio. Porém, outros componentes, como nutrientes e água, também fazer parte da estrutura do cabelo.

Sendo assim, é muito importante beber sempre bastante água, para manter a umidade dos fios e favorecer seu crescimento.

2. Lavar na água quente

Muitas pessoas adoram tomar banho com água quente, mas, na verdade, isso faz muito mal ao cabelo. Água em temperatura alta pode fazer a cutícula dos fios abrir. Com isso, pode ocorrer perda de nutrientes, frizz, oleosidade excessiva ou ressecamento. Por isso, é importante usar água morna ou fria.

Aliás, o mesmo vale para quem usa muito ferramentas térmicas, como o secador e a chapinha. Para evitar os danos nos fios, sempre utilize protetor térmico antes.

3. Prender o cabelo molhado

Em diversas situações, podemos recorrer ao elástico para prender o cabelo, quando não temos tempo para secá-lo. Porém, fazer isso também não é um hábito indicado. Isso porque o cabelo úmido fica mais frágil. Dessa forma, o elástico pode favorecer a quebra dos fios.

Outro ponto importante dessa questão, é que deixar o cabelo molhado favorece a caspa e fungos. Ou seja, se você fizer isso com frequência, ainda mais se dormir com os cabelos úmidos, pode desenvolver alguma dermatite no couro cabeludo.

4. Usar produtos gerais

A falta de atenção com os produtos que usamos no cabelo, pode ser prejudicial para os fios. Por exemplo, se você tem cabelos cacheados, alisados ou tingidos, não deve usar qualquer shampoo, condicionador ou finalizador. Pelo contrário, o ideal é procurar produtos para cachos ou para cabelos com química. Assim, você garante a hidratação adequada para que os fios fiquem bonitos.

5. Fazer vários processos químicos

Para quem gosta de fazer alisamentos ou colorações, esse cuidado é extremamente importante. Você nunca deve emendar um procedimento ao outro. Isso porque esses processos químicos são muito agressivos. Por isso, o cabelo precisa se recuperar, com uma boa hidratação, tanto antes quanto depois.

Se você não respeitar o tempo em que ele naturalmente se recupera e, por exemplo, fazer uma progressiva e mudar a cor do cabelo no mês seguinte, pode acabar com um corte químico sério.

Garantir a saúde dos cabelos é fundamental para que os fios sempre fiquem bonitos. Porém, não basta fazer hidratações e usar vários produtos de qualidade. Algumas práticas no dia a dia podem prejudicá-los sem percebermos. Sendo assim, é importante abandonar esses hábitos e manter atitudes saudáveis para cuidar dos seus fios!

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e divulgue essas dicas para todos!