Autoestima 20/11/2020

Importância do empoderamento feminino no mercado de trabalho

Se você parar para pensar sobre as conquistas das mulheres ao longo da história, certamente, vai lembrar de algumas que foram extremamente significativas. O direito de votar, de frequentar as escolas, de praticar qualquer tipo de esporte, entre outros, marcaram a luta feminina por direitos humanos.

Já no campo profissional, podemos concordar que há muito o que se avançar. É certo que, cada vez mais mulheres buscam qualificação e batalham por empregos. Entretanto, muitas ainda encontram dificuldade em ascender na carreira ou ocupar cargos que são majoritariamente masculinos. Daí, a importância do empoderamento feminino no mercado de trabalho.

Este post vai abordar o que pode ser feito para que a presença feminina ganhe cada vez mais espaço no cenário profissional. Sendo assim, continue a leitura!

Formas de se promover o empoderamento feminino no mercado de trabalho

O espaço da mulher na sociedade continua sendo um assunto gerador de debates, justamente porque ainda existem espaços em que as mulheres enfrentam muitos desafios. A desigualdade salarial, por exemplo, ainda é uma realidade. Afinal, muitas mulheres ainda ganham menos que os homens, mesmo quando ocupam os mesmos cargos.

É por isso que as ações para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres são tão importantes. Nesse cenário, para apoiar empresas e negócios, fortalecer as economias e consequentemente melhorar a vida das mulheres, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Práticas para fortalecer a presença das mulheres no cenário profissional

Tão importante quanto aderir aos princípios da ONU, é colocar em prática ações que, de fato, possibilitem a equidade de oportunidades entre mulheres e homens. Algo como estimular ambientes corporativos em que haja um time de lideranças equilibrado em relação ao gênero ou proporcionar um espaço profissional mais inclusivo.

Muitas empresas já compreendem a necessidade de estarem conectadas com as mudanças globais. Boas práticas, como criar um programa de acolhimento de colaboradoras que ficam grávidas ou apoiar um projeto de incentivo ao empreendedorismo, são exemplos de como fazer o empoderamento feminino no mercado de trabalho acontecer.

O empoderamento começa por você

Tenha atenção ao seguinte, o empoderamento feminino é algo que também precisa acontecer de dentro para fora. A mulher que busca desenvolver a autoaceitação, o amor próprio e investe na desconstrução de padrões tem algo a seu favor. Afinal, o processo de empoderamento vem de dentro e reflete em todas as áreas da vida, inclusive no mercado de trabalho.

Mulheres empoderadas se amam e se cuidam. Guiadas pelo conceito da sororidade, se respeitam e protegem umas às outras. Em outras palavras, para potencializar o empoderamento feminino e crescer profissionalmente, é fundamental apoiar outras mulheres.

Portanto, podemos concluir que o empoderamento feminino no mercado de trabalho depende de ações individuais e também de ações em sociedade. Dessa forma, cria-se uma cultura de respeito e empatia, em que, cada vez mais, as mulheres poderão avançar na conquista de seus direitos e do seu espaço.

E aí, curtiu este post sobre o empoderamento feminino? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos interessantes.