Cabelo 04/11/2019

Corte químico: como paralisar e recuperar os fios danificados

O corte químico acontece, principalmente, quando se aplica muita química no cabelo em um curto período de tempo, quando as químicas são incompatíveis entre si e com a fibra capilar e, por fim, quando se faz má aplicação de procedimentos.

A boa notícia é que contra a quebra agressiva dos fios em cabelos que receberam excesso de química em pouco tempo, existem maneiras de paralisar as reações na fibra capilar com o auxílio de produtos específicos e de boa qualidade.

Você sabe como ocorre o corte químico e o que fazer para interromper esse processo? Não?! Então leia a matéria abaixo e tire todas as dúvidas sobre esse assunto tão importante para quem quer ter beleza e saúde capilar!

O que é e como o corte químico é feito?

Antes de conhecer os detalhes sobre a reação, é importante entender o que é o corte químico. Conhecido principalmente por quem faz o uso excessivo de químicas no cabelo em pouco tempo, o processo provoca a desnutrição, a quebra e a queda dos fios.

O resultado é um cabelo com coloração opaca, textura seca, quebradiça e sem movimento. Após a danificação da fibra capilar, os fios voltam a crescer normalmente, porém, é preciso ter paciência e redobrar os cuidados, uma vez que a fibra fica mais propensa à quebra.

A explicação para o problema é que as diversas químicas usadas em tratamentos capilares mal cuidados aumentam o teor alcalino de pH (o potencial hidrogeniônico, que determina o quão ácida ou básica é uma solução aquosa) do couro cabelo.

Por isso, a recomendação é que a pessoa com corte químico aposte em tratamentos que equilibrem o pH e que fortaleçam as madeixas.

Portanto, o ideal é ter alguns cuidados antes e após os procedimentos químicos e procurar produtos que tenham realmente a função de paralisar essa ação, de modo a evitar que aconteça o corte químico.

Mas, você ainda deve estar se perguntando como o corte químico acontece.

Em quais situações pode ocorrer o corte químico?

O corte químico ocorre, principalmente, quando há aplicação excessiva de produtos químicos em pouco tempo, danificando os fios e deixando-os mais propensos à queda. Contudo, há outras duas situações em que isso pode, infelizmente, acontecer: 

  • quando o processo de aplicação de química no cabelo ocasiona reações diversas devido à incompatibilidade entre os produtos;
  • a má aplicação do produto, desrespeitando as indicações de uso, também pode fragilizar a fibra e deixá-la mais quebradiça. portanto, é muito importante que seja realizado o teste de mecha nos fios antes de qualquer procedimento de transformação.

É importante saber que, para evitar os efeitos negativos do procedimento, não é necessário abrir mão do alisamento ou de uma coloração tão desejada. Para manter os planos, basta investir em tratamentos que deixem a fibra dele mais saudável e resistente a ações externas.

Uma dica para não correr riscos ao fazer procedimentos capilares é apostar em um bom cronograma capilar. Ficou curioso com essa proposta? Pois bem: o processo do cronograma alia a reconstrução, a nutrição e a hidratação dos fios, etapas que promovem a saúde completa das madeixas. 

Ao final, você se certifica de que o cabelo pode receber química depois de ter os nutrientes necessários que deixam as madeixas mais fortes. Ao mesmo tempo, o profissional deve respeitar o tempo entre um processo químico e evitar, por exemplo, colorir e alisar o cabelo do cliente em um curto intervalo.

No entanto, se a pessoa já chegar ao salão com efeitos de corte químico, invista em maneiras de paralisar a reação adversa no cabelo com o uso de produtos específicos e de boa qualidade.

Por que o Kit Help funciona como o socorro capilar?

O Kit Help funciona como socorro capilar e pode anular a ação do corte químico, sendo utilizado em vários momentos, tanto na pré-química quanto na pós-química.

Quando o pH da fibra capilar está em desequilíbrio, o cabelo pode sofrer diversas reações, desde a perda de movimento e de brilho até a quebra e a queda das madeixas. Produtos como o Kit Help, no entanto, conseguem proteger a estrutura do cabelo e reverter o prejuízo.

Com diversas funções, o principal benefício do produto é paralisar as reações adversas em casos de corte químico com o potencial de anular a ação prejudicial dos componentes. Fora isso, o Kit Help pode ser utilizado tanto na pré-química (buscando minimizar estrago durante processo) quanto no pós-química (agindo para corrigir danos causados e repor os aminoácidos perdidos).

Como resultado, o Kit Help proporciona uma espécie de enrijecimento do fio, recuperando a massa capilar perdida e deixando o cabelo mais natural. A explicação para esses resultados tem a ver com a alta reconstrução que o produto provoca na fibra, recuperando tudo aquilo que foi perdido durante a exposição química excessiva.

O produto reconstitui a massa cortical, fortifica pontes cistinas e ajuda na proteção cuticular. E sabe como o Kit consegue ter efeito tão positivo para o cabelo? A resposta está associada aos seus principais componentes.

Seja a composição de 25mL ou a de 120mL, o Kit Help é uma ferramenta de socorro capilar composta por cistina e queratina. Esses componentes recuperam a fibra instantaneamente e dão segurança para a realização de procedimentos de beleza.

Indicado para todos os processos químicos, o Kit deve ser utilizado em cabelos limpos e ainda úmidos. Para umidificá-los, você pode aplicar o Cistina Solution (esperando a solução agir por 5 minutos) e, depois, a Keratin Plus (que age em 10 minutos). Após o procedimento, condicione as madeixas da pessoa e faça o enxágue normalmente. O efeito reconstrutivo vem na mesma hora e o seu cliente ficará satisfeito!

Neste conteúdo, você descobriu o que é e como ocorre o corte químico, processo causado por químicas incompatíveis que deixam os fios quebradiços e mais propensos à queda. Fora isso, percebeu como o Kit Help auxilia quem precisa de socorro capilar, com solução de equilíbrio para reações e tonificação do couro cabeludo.

Agora que sabe o que é corte químico e em que situações ocorre esse processo tão prejudicial para a saúde da fibra capilar, conheça mais detalhes sobre o Kit Help, produto poderoso com a qual você deve contar no seu salão. Até a próxima!