Cabelo 18/12/2017

O Cabelo ficou alaranjado. O que fazer?

Sabemos que imprevistos podem acontecer o tempo todo, não é mesmo? E quando se trata dos cuidados que costumamos ter com nossas madeixas, podemos obter um resultado inesperado de cabelo laranja. O que vai causar surpresa, seguida de preocupação.

Sendo assim, o que podemos fazer? Será que tem solução para isso? Claro que tem! Vamos indicar todos os recursos de que você pode recorrer para solucionar uma situação como essa, recuperando o tom das suas madeixas. Aprenda também os cuidados para evitar que isso ocorra. Acompanhe.

As causas do cabelo laranja

O cabelo pode ficar alaranjado por diversos motivos, porém o que mais ocorre é o efeito “tinta sobre tinta”. Isso costuma acontecer frequentemente em loiras, que já têm mechas e acabam querendo retocar em casa com tinta de caixinha.

Outras situações que desencadeiam o tom alaranjado no cabelo é o desbotamento ou o próprio clareamento do fio promovido pela descoloração. Deu para perceber que o alaranjado no cabelo pode acontecer muito mais e por mais motivos do você que imagina?

Tinta não clareia tinta

Muitas mulheres que gostam de pintar seus cabelos em casa esquecem dessa regra básica e é exatamente onde mora o perigo. Se você já tingiu seus fios de preto para se tornar loira, ou fazer mechas e luzes, será necessário descolorir os cabelos. Ou seja, será preciso remover todo o pigmento antes que uma nova tonalidade seja aplicada.

O clareamento dos fios não costuma ser uma prática muito fácil por envolver o uso conjunto do descolorante e água oxigenada no volume ideal para atingir o tom exato de clareamento sem deixar os fios alaranjados ou avermelhados, que são justamente os resultados mais comuns que ocorrem quando não se tem domínio da descoloração.

Por isso, se você estiver pensando em uma mudança mais radical no tom ou na cor de suas madeixas, procure o salão da sua preferência no qual poderá contar com um profissional especializado em técnicas de descoloração capilar.

Descuidos que deixam o cabelo alaranjado

Na hora de tingir o cabelo, é importante atentar para os seguintes descuidos a fim de que os fios não ganhem o tão indesejado tom de laranja. Confira quais são eles:

  • não deixar o descolorante agir no tempo prescrito da embalagem;
  • não utilizar produtos de qualidade;
  • não utilizar a água oxigenada no volume adequado;
  • não matizar os fios quando forem descoloridos após aplicação de luzes ou mechas.

A ação do tonalizante

O alaranjado no cabelo pode ser amenizado com tonalizante. Porém, apenas se esse alaranjado estiver realmente suave. Esse amenizado significa que a outra cor aplicada por cima do cabelo deixa um tom bege acinzentado. A cor fica mais próxima à natural e o alaranjado não vai mais aparecer.

A ação da tinta

O alaranjado apenas sai com a tinta se a cor estiver suave no cabelo. É possível aplicar cores com nuances neutralizantes e manter os fios com a cor mais sóbria. Para garantir um bom resultado na neutralização do alaranjado é necessário o uso de corretores.

A ação da descoloração

Na maioria dos casos, a cor indesejada somente sairá com descoloração. O cabelo alaranjado é composto de pigmentos fortes, quentes e que não são neutralizados somente com tinturas. Muitas vezes é realmente preciso a remoção completa para, dessa forma, adicionar uma nova pigmentação — mesmo quando há mechas em que somente a raiz ficou dessa tonalidade.

Caso o cabelo esteja manchado em tons de laranja ou avermelhado, não basta matizar os fios. Será necessário uma nova descoloração até que sejam removidos todos os pigmentos das colorações anteriores que não saíram. Esse processo deve ser feito por um profissional, pois detona os fios. Logo após a descoloração os cabelos precisam ser matizados, seguido de uma boa restauração capilar.

Ao aplicar o descolorante, não abafe os cabelos, pois os fios podem pegar fogo. Não tenha pressa no processo de clareamento, pois o produto costuma demorar uma hora até atingir o clareamento ideal para remover todo o pigmento instalado ali. Além disso, não use secador para aquecer o creme.

Clarear com pó descolorante

Siga atentamente as instruções do fabricante, faça a mistura na proporção adequada e fique de olho no tempo! O pó descolorante deve ficar no cabelo por, no máximo, por 30 minutos. Após a aplicação do produto nos fios, verifique de 5 em 5 minutos se já chegou no tom desejado.

Caso o tom não tenha sido alcançado, você não deve repetir a aplicação do produto em seguida, o cabelo ficará quebradiço e elástico, entre outros possíveis danos.

Clarear com matizadores

Para retirar o laranja dos cabelos é importante matizá-los. Escolha uma tonalidade de prata ou cinza para quebrar o alaranjado que ficou nos fios, aplique sobre os cabelos conforme descrito na embalagem do produto, aguarde o período de tempo indicado e siga todas as instruções do fabricante. Depois, é só lavar os cabelos e deixá-los secar como de costume.

Outros cuidados para tratar cabelo laranja

Além das dicas que citamos acima, também é necessário adotar outras práticas, a fim de remover o tom alaranjado das madeixas. Então, anote as seguintes recomendações e comece agora mesmo a mudar a sua rotina de beleza.

Shampoo e condicionador para cabelo colorido

Também é possível evitar que o seu cabelo volte a ficar alaranjado, a dica é apostar no shampoo e no condicionador para cabelo colorido ou que contenham ação antioxidante, cujas funções é aumentar a durabilidade da coloração. Como o tonalizante desbota com o passar do tempo, devido ao sol e as lavagens constantes, esse tipo de produto ajuda a fixar melhor a nova cor.

Cronograma capilar

Você já sentiu o cabelo ressecado, poroso e sem vitalidade mesmo fazendo hidratações semanais nas madeixas? Se a resposta foi sim, saiba que o motivo pode ser o excesso de um nutriente e a falta de outro nos fios. Então, para solucionar o problema é preciso lançar mão do famoso cronograma capilar.

Mas, afinal o que é o cronograma capilar? A técnica consiste em três etapas diferentes — hidratação, nutrição e restauração — que tem como principais objetivos tratar e repor os nutrientes do cabelo perdidos ao longo do tempo, seja pela exposição ao sol, cloro, poluição e, ainda, o uso excessivo do secador e da chapinha.

Desse modo, você consegue revitalizar os fios e mantê-los com a cor desejada sem que eles desbotem e apresentem o aspecto seco e alaranjado. Cada pessoa pode montar o seu próprio cronograma capilar de acordo com a necessidade do cabelo, sendo que o ideal é intercalar cada fase para não sobrecarregar as fibras capilares com o excesso de produtos.

Shampoo desamarelador

O shampoo desamarelador, mais conhecido como shampoo roxo, já é bastante conhecido das mulheres loiras. Ou seja, o produto é um item essencial nas prateleiras das moças de fios claros porque tem a finalidade de eliminar o malfadado amarelado que aparece com o tempo em todas as madeixas clareadas.

Além dos agentes externos, os danos químicos e mecânicos contribuem para o surgimento dos reflexos indesejados. Sendo assim, é possível reverter o problema com o uso desses shampoos para neutralizar a cor dos fios, deixando-os mais acinzentados e uniformes. O importante é escolher a marca certa tanto do shampoo quanto do condicionador, a fim de obter os melhores resultados para as madeixas.

Filtro solar para o cabelo alaranjado

Geralmente, o filtro solar para cabelo é encontrado nos leave-ins, embora também possam ser encontrados em shampoos e condicionadores. Os leave-ins com filtro solar tem o objetivo de proteger os fios dos efeitos nocivos do sol, assim como hidratar e selar as fibras capilares, principalmente no cabelo alaranjado..

Isso acontece porque eles formam uma película ao redor do fio, o que impede que os raios solares retirem a umidade natural do cabelo, uma vez que tende a refletir a luz do sol. A haste externa da fibra capilar é prejudicada, pois fica sujeita ao fotoenvelhecimento. Logo, o cabelo laranja fica mais ressecado e tende a quebrar com mais facilidade.

Ao longo do post, você pode conferir as causas e as dicas para tratar o cabelo alaranjado. Assim sendo, é possível manter as madeixas bonitas e impecáveis sem precisar fazer grandes sacrifícios. Portanto, não deixe de seguir as sugestões que trouxemos aqui e exiba fios mais bonitos e sedosos o tempo todo!

Gostou das dicas que trouxemos aqui? Então, assine a nossa newsletter e receba sempre novidades que vão ajudar você a ficar mais bonita ainda!