Cabelo 20/01/2021

Finalizador de cabelo: o que é, tipos e como escolher o ideal para o seu cabelo

Os cuidados com os cabelos passam por várias etapas, que vão muito além da lavagem com shampoo e condicionador. Além de tratar com as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução — no famoso cronograma capilar — é preciso investir também no processo de finalização.

O finalizador de cabelo é quem entra em cena nesta etapa, garantindo vários benefícios para os fios. Quer saber mais sobre esses benefícios e entender como escolher o finalizador de cabelo ideal? Então continue conosco nesse post!

O que é e para que serve o finalizador de cabelo?

O finalizador de cabelo é um produto usado nas etapas finais de um tratamento capilar. Seja esse tratamento feito em casa ou no salão de beleza, é sempre importante apostar em um finalizador adequado para cada tipo de cabelo.

Mas, afinal, para que serve o finalizador? Não há uma única resposta para essa pergunta, já que existem diversos tipos, cada um com um objetivo diferente — vamos falar sobre cada um deles daqui a pouco. Em geral, o finalizador de cabelo dá o toque final nos fios, dependendo da necessidade e preferência de cada um.

Quais tipos de finalizadores de cabelo existem?

Para escolher o melhor finalizador de cabelo é preciso conhecer cada um deles, suas funções e benefícios. Quem trabalha na área da beleza voltada para os cuidados capilares precisa dominar esse assunto, para ser capaz de oferecer a opção mais adequada para sua clientela.

A seguir, nós reunimos os principais tipos de finalizadores de cabelo e explicamos tudo sobre cada um deles.

Defrizante

O defrizante tem como objetivo principal controlar o frizz — aqueles cabelinhos arrepiados que atrapalham o look. Para isso, ele cria uma capa protetora em volta dos fios, o que também garante mais brilho, maciez e maleabilidade.

Outra característica do defrizante é que ele é indicado para melhorar o resultado da escova e da chapinha, protegendo os fios contra o excesso de calor, facilitando o processo e prolongando o resultado.

A grande maioria dos defrizantes têm proteção térmica — como é o caso do Defrizante Óleo de Argan —, no entanto, nem todo protetor térmico é defrizante. Não entendeu? Explicamos melhor no próximo tópico.

Protetor térmico

Dificilmente encontramos um produto que tenha apenas a função de proteção térmica. É muito mais comum que a proteção térmica seja uma função secundária de outros finalizadores, como o defrizante — que explicamos no tópico anterior —, o leave-in e outros.

No entanto, é possível encontrar um finalizador de cabelo que tenha como função principal a proteção térmica e benefícios secundários, como a redução de frizz ou controle de volume.

Nesse caso, as funções secundárias não são tão expressivas quanto a primária, ou seja, se o seu objetivo é controlar volume, aposte em um redutor de volume com proteção térmica e não o contrário.

Ativador de cachos

Como o próprio nome diz, o ativador de cachos é um finalizador que ativa a “memória cacheada” dos fios e os estimula a ficar nesse formato. Esse produto garante mais definição aos cabelos cacheados, os mantendo hidratados e bem tratados.

Ele é de extrema ajuda para quem está passando pela transição capilar. Nessa fase, o cabelo fica com duas texturas — lisa e cacheada —, o que acaba afetando a autoestima. Com o ativador de cachos é possível estimular a curvatura dos cabelos alisados, garantindo uma textura mais uniforme.

Leave-in

O leave-in é um finalizador de cabelo que trata os fios, garante mais hidratação e brilho. Ele também ajuda a controlar o volume dos fios, fazendo com que eles permaneçam mais alinhados e sem frizz.

Outra característica desse finalizador de cabelo é que ele costuma vir acompanhado de outras funções, como tratar cabelos danificados, combater a oxidação em cabelos loiros e proteger da ação do calor.

Uma dica de produto muito interesse é a linha MC Leave-in Soft Hair, que além dos benefícios acima, possui proteção UV para as madeixas, sendo ideal para uso pré/pós mar e piscina, mas atenção! Sempre que for usar após mar e piscina, é importante enxaguar os fios em água corrente para remover o excesso de sal e cloro dos fios.

Gel ou Gelatina para finalização

O gel finalizador é muito usado na ativação do cabelo cacheado, principalmente na técnica de fitagem. Ele também ajuda a hidratar os fios, oferecendo as vitaminas de que ele precisa, além de combater o frizz e controlar o volume. Outra função do gel finalizador é fazer com que um penteado especial dure mais

Esse finalizador pode ser usado em todos os tipos de cabelo, principalmente aqueles que vêm sofrendo ressecamento e porosidade. Alguns finalizadores em gel, como o Gel de Chia com Linhaça Dourada, podem ser adicionados à mascara de hidratação, potencializando o tratamento e também tem a versão gelatina para finalização, que promove uma definição maior para os cabelos, principalmente os cacheados mas não deixa os fios com aquele aspecto molhado.

Sérum

O sérum é um mix de vitaminas, óleos concentrados e silicones com alto poder hidratante para os cabelos. O melhor é que todos esses benefícios ficam concentrados em pequenas gotas do produto, o que garante mais economia e praticidade.

Ele geralmente pode ser usado diariamente, por ter uma textura bem leve, o que ajuda a reavivar os fios, trazer brilho e até prolongar a duração da progressiva. Outra vantagem é que ele pode ser usado em todos os tipos de cabelo.

Como escolher o melhor finalizador de cabelo?

O primeiro passo para escolher um finalizador de cabelo é entender qual a necessidade do fio e também as preferências pessoais de finalização. Há quem necessite de mais hidratação, sem querer abrir mão do controle de volume. Nesse caso, o defrizante ou o leave-in são as opções ideais.

Também é necessário conhecer a melhor textura para cada tipo de cabelo. Os finalizadores em creme são mais hidratantes — beneficiando os cabelos ressecados — mas podem pesar em fios muito finos e ralos. Veja mais alguns exemplos:

  • óleo: assim como o creme, ele hidrata e nutre cabelos ressecados e mais grossos;
  • gel: ideal para cabelos cacheados e crespos, mas pode ser usado por todas;
  • spray: é mais leve, ideal para cabelos finos e ralos;
  • sérum: é leve, ideal para todos os fios.

Por fim, é preciso levar em consideração a finalidade de cada finalizador de cabelo. Enquanto uns modelam os fios, outros foram feitos para tratar. Nem sempre é possível encontrar um produto que reúna todas as condições ideais para o cabelo, por isso, é preciso priorizar o que vai garantir mais saúde aos fios.

Na hora de escolher o melhor finalizador de cabelo, aposte em uma marca de confiança. A qualidade do produto também tem uma grande influência no resultado, por isso, nem sempre a opção mais cara é a que vai garantir resultados para o cabelo.

Gostou de saber mais sobre os finalizadores de cabelo? Então que tal conhecer os principais produtos dessa categoria na Soft Hair?