Cheios de volume e beleza, os cabelos cacheados conferem personalidade e movimento a qualquer visual. Porém, esses fios demandam muita atenção, já que suas ondulações atrapalham a chegada dos nutrientes até as pontas. Por essa razão, manter os cachos soltos pode ser um grande desafio.
Para que fiquem brilhosos e saudáveis, é preciso ter alguns cuidados diários e, inclusive, investir na aplicação de produtos especiais para hidratar e finalizar o visual. Além disso, há vários outros passos que você pode seguir.
Pensando nisso, separamos 8 principais dicas que vão ajudar você a manter as madeixas cacheadas modeladas e definidas. Boa leitura!
Cuidar do cabelo cacheado pode não ser tão difícil, quando você toma certos cuidados e tem boas práticas no dia a dia. Veja a seguir algumas delas e como aplicá-las em sua rotina!
A primeira etapa para deixar os seus cachos incríveis é investir no corte de cabelo correto. Esse passo é fundamental, a fim de manter uma estilização adequada, oferecendo uma aparência mais harmônica para o seu rosto.
Por se tratar de fios encaracolados, você pode apostar em um tipo que ofereça o máximo de movimento. Esse é o caso dos repicados ou degradês — estilos mais assimétricos e que fogem do resultado estático e reto.
Mas se você deseja ter os fios longos, invista no corte em camadas. Já se quiser inovar e criar uma aparência única com os cabelos curtinhos, o chanel repicado é uma ótima opção.
Outra dica para quem quer controlar melhor o volume é evitar o uso da navalha e fazer o corte com os fios secos. Assim, é possível ter uma ideia melhor do comprimento e do resultado final.
Antes de modelar os cachos, priorize uma boa hidratação. Afinal, um cabelo saudável tem muito mais brilho, movimento e volume do que os ressecados e não tratados.
Para isso, vale seguir alguns cuidados desde a lavagem. Nesse caso, as melhores opções de produtos podem ser os chamados Low Poo e No Poo. Mas você sabe o que isso significa?
O Low Poo consiste em uma técnica que proíbe o uso de shampoos, além de outros produtos com agentes que danificam o cabelo, como a vaselina, a parafina ou os petrolatos. Por sua vez, o No Poo é o conceito de cortar o uso do shampoo e investir em outras opções para substituí-lo, como as máscaras capilares.
Assim, para uma hidratação satisfatória, realize o procedimento duas vezes por semana. Aliás, você tem um cronograma capilar? Se sim, intercale o tratamento com as máscaras de óleos vegetais e produtos reconstrutores, como os que são à base de queratina ou proteína.
Agora que você já sabe o melhor caminho para a hidratação, que tal descobrir alguns truques para ficar com cachos soltos incríveis? Acompanhe o passo a passo!
Se você deseja garantir que os seus cachos fiquem saudáveis, é fundamental aplicar somente os produtos indicados para o seu tipo de cabelo.
Há quem imagine, de forma errada, que usar produtos para cabelos lisos é uma maneira eficaz de alcançar os desejados cachos soltos. Mas não se engane! Esses itens podem criar o efeito oposto, resultando em fios engessados e opacos. Portanto, escolha shampoos, condicionadores, máscaras e cremes de pentear exclusivos para o seu tipo de cabelo.
Aliás, além dos produtos de hidratação, não se esqueça do uso diário do leave-in. Essa prática vai ajudar a selar a nutrição feita pelas máscaras, oferecendo muito mais durabilidade para o seu tratamento.
Devido à falta de oleosidade, os cachos não podem ser lavados com tanta frequência para não ficarem porosos. Portanto, vale a pena tomar alguns cuidados, conforme o passo a passo abaixo. Veja!
As químicas, como coloração, alisamento e outras técnicas, são bastante danosas para os fios. Por essa razão, para cabelos já suscetíveis à porosidade, como os crespos e cacheados, é indicado evitar esses processos ou distanciá-los entre uma sessão e outra.
No caso de fazê-los, é preciso bastante cuidado. Além de investir em uma boa hidratação antes do processo, depois, também, é necessário seguir dicas importantes para proteger os fios.
O processo de secagem é fundamental para os cachos ficarem bonitos e leves. Dessa forma, o cuidado começa logo depois do banho.
Ao usar a toalha, é importante escolher tecidos que absorvam toda a água, mas que não arrepiem os fios, como o de algodão. Assim, você pode evitar que o cabelo fique pesado ou com frizz, por causa do contato.
Aliás, nessa hora é importante não esfregar, mas secar com movimentos de “aperto”, de baixo pra cima.
Além disso, se for usar o secador, é fundamental contar com o protetor térmico para proteger os fios do ressecamento, bem como usar o difusor para que o calor se espalhe corretamente.
Outro cuidado para deixar os cachos soltos, que muitas pessoas têm dificuldade de lembrar, é: evitar passar os dedos nos fios.
Isso porque ao mexermos nas mechas, a tendência é uma maior produção de sebo. Como o cabelo cacheado é mais seco, você pode pensar que está tudo certo. Porém, não é bem assim.
O excesso de sebo pode deixar os fios pesados e sem vida, ao mesmo tempo em que essa oleosidade pode não chegar até as pontas. Ou seja, ela ficará acumulada na parte de cima dos cachos.
Os cabelos crespos e cacheados são conhecidos por serem mais secos, dado seu formato helicoidal. Porém, não é por isso que você não pode ter cachos soltos, macios e incríveis. Com alguns cuidados no dia a dia e bastante conhecimento sobre seus fios, você vai conseguir deixar suas madeixas lindas, sem nenhum esforço.
Falando em madeixas cacheadas maravilhosas, você gosta de volume? Que tal apostar no corte Pigmaleão? Saiba tudo sobre ele no post!