Se você investiu no alisamento químico mas agora deseja recuperar os caracóis dos cabelos, este post é para você! E não importa se quer iniciar sua transição capilar ou apenas mudar temporariamente o visual. Há algumas técnicas que você pode adotar em casa para cachear o cabelo alisado.
Para atingir os resultados pretendidos, é preciso ter em mente que o cabelo quimicamente alisado não é igual ao naturalmente liso. O processo de alisamento altera a estrutura dos fios, favorecendo o ressecamento das pontas, enquanto as raízes permanecem oleosas.
Por isso, na hora de cachear, é preciso seguir alguns cuidados. Veja 5 dicas para ajudar você nessa transformação!
O alisamento químico danifica muito os cabelos, uma vez que os produtos utilizados abrem as cutículas e fazem com que os fios percam nutrientes e água. Para recuperar as madeixas, é preciso seguir um cronograma capilar para recuperar a força e o brilho.
Deixe para cachear o cabelo alisado apenas quando a saúde dos fios estiver restaurada, combinado?
A porosidade dos fios alisados dificulta a fixação de finalizadores que seguram os cachinhos. Além disso, a oleosidade da raíz pode deixar o visual pesado rapidamente. Para evitar que isso aconteça, lave antes os cabelos com um shampoo que remova bem os resíduos e a sujeira das madeixas.
Uma boa forma de criar os cachos é utilizando o babyliss. Porém, como os fios alisados são naturalmente frágeis, é recomendado usar um creme capaz de proteger os cabelos do calor do aparelho.
Para um efeito mais acentuado, enrole as madeixas mecha a mecha, prendendo os cachos com um grampo, enquanto os fios ainda estiverem quentes. No final, aplique um spray de fixação e passe os dedos suavemente entre as molinhas, para conquistar um visual mais natural.
Quem deseja fazer cachos homogêneos de forma rápida pode recorrer aos modeladores automáticos. Esses aparelhos “sugam” as mechas e as enrolam em torno de um ferro quente, reduzindo os riscos de queimaduras.
Alguns modelos têm ajustes prédefinidos para que você escolha entre cachos mais soltos ou mais fechados. Assim como vimos para o babyliss, também é importante usar um bom protetor térmico antes de usar um modelador de cachos.
Essa dica é particularmente importante para aquelas mulheres que estão em transição capilar, quando já é possível observar grandes diferenças entre a raiz e as pontas.
Sempre que possível, busque valorizar as formas da raiz, criando ondas ou cachos parecidos no comprimento. Use produtos adequados à nova textura que está surgindo, evitando o excesso no couro cabeludo, uma vez que ele tende a ser mais oleoso.
Viu quantas dicas importantes para você cachear o cabelo alisado em casa? É preciso considerar que os efeitos podem não durar tanto quanto em um cabelo naturalmente liso, sobretudo se forem usados modeladores. Para conseguir resultados satisfatórios, mantenha sempre uma rotina de cuidados com os fios. Afinal, os caracóis são mais bonitos e duram mais em madeixas saudáveis.
Esse conteúdo foi útil para você? Então baixe nosso eBook e conheça algumas misturas caseiras para você cuidar ainda melhor de seus cabelos!