No dia a dia, o nosso cabelo sofre com diversos males, como o acúmulo de resíduos de produtos que usamos, poluição e exposição a elementos naturais (sol, mar e vento, por exemplo). Esses agentes danificam o couro cabeludo e os fios. Assim, o cabelo acaba ficando pesado e sem vida. Para fugir desse efeito, é recomendado o uso regular de shampoos de limpeza profunda nos cabelos, também conhecidos como shampoos anti resíduos.
Esses shampoos têm, basicamente, a função de remover os resíduos e a sujeira que impedem a boa aparência e o crescimento natural do cabelo. Eles fazem uma limpeza da raiz até as pontas e, para isso, conseguem abrir as escamas dos fios, o que facilita a absorção dos tratamentos. Além disso, durante a aplicação, oferecem uma sensação de refrescância e limpeza, devido às ervas naturais de sua composição.
A seguir, você encontra informações para fazer do shampoo de limpeza profunda um aliado no cuidado e na manutenção dos fios. Continue a leitura e saiba mais!
Quando usado corretamente, os shampoos de limpeza profunda acabam com o aspecto de cabelo pesado, opaco e sem movimento e transforma a aparência dos fios imediatamente. Para isso, algumas dicas devem ser seguidas, a principal delas é que esse tipo de produto não pode ser usado com muita frequência.
Seu uso deve ser periódico, uma vez por semana ou a cada 15 dias. Por ser de limpeza profunda, ele remove as impurezas e resíduos. Contudo, quando usado diariamente, pode acabar retirando a oleosidade natural e outros nutrientes e vitaminas dos fios.
Como qualquer outro shampoo, o de limpeza profunda deve ser aplicado nos fios úmidos, massageando o couro cabeludo delicadamente. Após enxaguar, aplique um condicionador de textura leve. O ideal é que seja da mesma linha, mas o importante é não deixar de hidratar o cabelo.
Não se esqueça de remover completamente o cosmético para que não fique nenhum resquício. Outro ponto a ser destacado é lavar as madeixas com água fria ou morna. Vale lembrar de que a água quente tende a danificar os cabelos.
Além dos já mencionados, o uso de shampoos de limpeza profunda nos cabelos pode proporcionar diversos benefícios para a saúde dos fios. Como explicamos, remover os resíduos e retomar o aspecto de cabelo leve e bonito são alguns deles.
Afinal, eles vão com tudo e removem a sujeira e os resquícios de condicionador, óleo capilar, silicone, entre outros. Abaixo, listamos mais algumas vantagens que o uso de shampoos desse tipo pode proporcionar:
A principal pergunta que muitas pessoas fazem quando se fala de shampoos de limpeza profunda é: por que o meu shampoo normal não limpa profundamente igual a esse? A resposta está na diferença de pH dos dois produtos. O pH (potencial de hidrogênio) é o grau de alcalinidade ou acidez de uma substância.
Quando fica entre 0 e 6,9, consideramos essa substância ácida, já quando fica entre 7,1 e 14, ela é alcalina (substâncias de pH 7 são consideradas neutras). Para uso diário, o recomendado são shampoos com pH entre 5 e 6. Assim, eles limpam os fios sem agredi-los ou danificá-los.
Os produtos de limpeza profunda têm pH entre 7,4 e 8,5, sendo considerados alcalinos. Eles têm um poder de remover mais resíduos e sujeira, mas também podem agredir o cabelo quando usados com frequência. Independentemente do tipo de shampoo usado, o ideal é apostar em marcas reconhecidas e tradicionais. Por isso, a dica de hoje é sobre a linha de shampoos de Limpeza Profunda da Soft Hair. Esses produtos são alguns dos mais vendidos da marca. A linha é composta por cinco tipos.
Shampoo Ervas Naturais: desobstrui os poros capilares e é ideal para quem usa creme de pentear, tinturas, tonalizantes, entre outros, e sofre com a ação nociva da poluição diária e dos agentes externos. Ele dá a sensação de frescor de menta no couro cabeludo. Shampoo Gengibre e Hortelã: faz a purificação profunda dos fios, devido à presença de gengibre em sua composição, que tem efeito antioxidante e anti-inflamatório. Ele dá a sensação de frescor de hortelã e gengibre no couro cabeludo, promovendo suavidade.
Shampoo Chá Verde e Ginseng: tem função adstringente e estimulante e é ideal para cabelos fragilizados. O chá verde presente na fórmula tem ação antioxidante e colabora com a renovação celular. Já o extrato de raiz de Ginseng permite o fortalecimento, revitaliza e dá maciez aos fios. Ele dá a sensação de suave refrescância no couro cabeludo.
Shampoo Carvão Ativado e Mentol: Muito indicado para cabelos oleosos. Os extratos de Bardana e Alecrim são excelentes para auxiliar no controle da oleosidade dos fios e são ricos em antioxidantes. Já o Carvão Ativado remove sujidades e impurezas, promovendo a purificação do couro cabeludo.
Shampoo Limpeza Profunda e Bactericida: Ajuda na diminuição de bactérias e fungos no couro cabeludo. Contém extratos naturais, como barbatimão, aroeira e alecrim, que promovem ação antimicrobiana e antisséptica, auxiliando no combate eficaz contra microrganismos em geral.
Shampoo CBA e Camomila: Proporciona uma limpeza profunda suave do couro cabeludo eliminando resíduos e fortalecendo a fibra capilar. Sua ação refrescante contribui para redução de sensações de desconforto no couro cabeludo oferecendo alívio e bem estar.
O CBA (Complexo de óleos amazônicos que promovem efeitos semelhantes ao do CBD) além do seu alto poder refrescante, possui propriedades antioxidantes que reduz o stress capilar diário causado pelo ambiente externo. A Camomila potencializa essa ação e auxilia no combate a irritações do couro cabeludo resultantes de agressões externas.
Antes de tudo, é importante ressaltar que a forma como usamos os produtos interfere nos cuidados com o cabelo. Os shampoos de limpeza profunda, para cumprirem a sua função adequadamente, precisam ser usados com atenção. Nós já alertamos sobre o poder de limpeza desse produto.
Logo, se usado mais que o necessário, pode agredir o fio. Lembra do pH alcalino? É ele que dá o poder ao shampoo anti resíduo de limpar profundamente os fios. Por essa razão, se o cabelo estiver muito ressecado, recomenda-se evitar o uso.
Caso perceba que seus fios estão com aparência pesada, quebradiços, ressecados, sem movimento e sem brilho, procure um cabeleireiro especialista e de confiança, para poderem identificar a raiz do problema e o melhor tratamento para resolvê-lo. O mais importante é limpar sem agredir os fios. Por isso, após usar um shampoo anti resíduo, lembre-se de usar um shampoo hidratante e condicionador.
Quando o assunto é o shampoo e a beleza dos fios, as dúvidas sempre surgem. O cabelo se acostuma com o shampoo? Por que aquele shampoo super recomendado não funciona para o meu cabelo? Qual a frequência ideal de uso? Todos os dias até acabar o shampoo? Três vezes na semana? Dia sim, dia não? Essa incerteza é natural e a boa notícia é que você pode contar sempre com a Soft Hair para acabar com ela.
Por isso, a nossa dica de ouro é fazer um rodízio de shampoo. Isso mesmo! Nosso cabelo pode saturar do princípio ativo de um produto, se usado com uma frequência exagerada ou por um tempo maior que o indicado. Esse erro é comum e pode ocasionar o efeito rebote. Logo, considere ter diferentes tipos de shampoo, de acordo com a necessidade do seu cabelo: shampoo hidratante, shampoo para cabelos descoloridos, para cabelos com frizz etc. Assim, você vai personalizando o cuidado com o seu cabelo.
Podemos concluir que os shampoos de limpeza profunda são ótimos aliados na rotina de cuidados com o cabelo. Principalmente quando se percebe que as máscaras de hidratação e nutrição não surtem o efeito esperado. Eles podem ser aquela atenção extra que seu cabelo espera. Eles vão limpar o cabelo profundamente, retirar os excessos e deixar o fio prontinho para receber todos os benefícios da hidratação e da nutrição. Por esse motivo, considere incluir esse poderoso auxiliar de limpeza em seu cronograma capilar.
Cabelos bonitos e saudáveis precisam de limpeza adequada. Agora que você já sabe a forma correta de usar produtos com essa função, conheça a nossa máscara de limpeza profunda e o shampoo de limpeza profunda CBA e Camomila.