05/05/2021

Será que tenho couro cabeludo sensível? Veja como evitar!

Dor de cabeça, queda de cabelo, dermatite, infecções, coceira, vermelhidão etc. Você costuma lidar com esses tipos de problema com frequência? Isso pode significar um couro cabeludo sensível. Não se preocupe, existem formas de tratar e evitar essas questões, só não é recomendado ignorá-las, hein?

Isso porque, esses tipos de incômodos podem prejudicar a qualidade de vida, causar situações desconfortáveis e constrangedoras com outras pessoas, e até se tornar um problema maior para a saúde.

Como não é apenas a genética que contribui para o couro cabeludo sensível, preparamos este artigo com dicas do que fazer para evitar esses incômodos. Acompanhe!

Evite o estresse e a ansiedade

Sabemos que nem sempre é fácil fugir do estresse e da ansiedade, e em alguns momentos parecem que eles nos perseguem. Porém, se você quer evitar o couro cabeludo sensível, além de outros problemas capilares, controlar esses sintomas é importante. 

Caso contrário, a tendência é que o seu organismo produza mais oleosidade, o que deve aumentar a quantidade de caspas e se agravar a dermatite seborreica, pode tornar o couro cabeludo vermelho, irritado, com coceira e descamação.

Fuja de shampoo com pH ácido

Especialmente se o seu cabelo já tem tendência a sensibilidade, tenha cuidado com o uso de produtos com agentes agressivos, que pioram ainda mais esse quadro. É o caso de shampoos com PH ácido e que ainda têm como compostos parabenos, álcool, sulfato e fragrâncias. 

Esses itens, quando usados com frequência, além de contribuir para a sensibilidade do couro cabeludo, podem ressecar os fios. Sendo assim, invista em uma linha com substâncias suavizantes.

Lave os fios com água fria ou morna

Por mais que você ache uma delícia lavar os cabelos com água quente, fique ciente que isso pode contribuir para o aparecimento de dermatite seborreica, coceira, vermelhidão e irritação no couro cabeludo. Isso porque, o ato deixa os fios com as cutículas abertas e facilita a perda de hidratação. Como resultado, além da maior sensibilidade nos fios, você perceberá um aspecto poroso e áspero.

Reduza o uso de procedimentos químicos

Qualquer procedimento químico acelera a sensibilidade dos fios, especialmente os que utilizam formol, muito encontrado em alisantes. Além de ser proibido pela ANVISA, ele irrita o couro cabeludo e pode piorar a coceira e a vermelhidão. 

Além disso, outros processos que servem para deixar os fios mais lisos, como chapinha e secador, quando usados com muita frequência, podem contribuir para um couro cabeludo sensível.

Reduza a frequência de lavagem dos fios

É natural que cabelos oleosos causem muito incômodo, mas lavar os frios com muita frequência pode resultar no efeito contrário e aumentar a oleosidade da região. Outra consequência é o maior ressecamento, especialmente, de acordo com os produtos utilizados. Em ambos os casos, o couro cabeludo pode se tornar mais sensível.

Então, identificou alguns hábitos prejudiciais que podem ocasionar um couro cabeludo sensível? Normalmente, o tratamento para o problema é simples, mas a consulta com o dermatologista é sempre importante para avaliar cada caso.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e receba nossas atualizações de conteúdo!