Cabelo 08/11/2016

Cronograma Capilar Manteigas Soft Hair

A gente sabe que é complicado manter os cuidados com os cabelos em meio aos compromissos do dia a dia, pois nem sempre dá para ir ao salão receber um tratamento especial nas madeixas. No entanto, organizando todas as suas tarefas e reservando um espaço para tratar o cabelo, você pode descobrir, por exemplo, que dá pra cuidar dele enquanto faxina ou cozinha.

Por isso, acreditamos que pequenos cuidados semanais, em casa, por meio de um cronograma capilar caseiro são uma ótima solução para ter fios saudáveis a curto e a longo prazo. Para preservar a integridade dos fios e mantê-los saudáveis é preciso hidratá-los, nutri-los e reconstruí-los.

Se você não conhece nada sobre essa técnica ou quer se aprofundar no assunto, este post foi feito para você!

Definição do cronograma capilar

O cronograma capilar é uma técnica de tratamentos semanais para recuperar a saúde dos cabelos danificados. Seu principal benefício é a simplicidade e a autonomia em combinar os ingredientes das etapas, pois todos os procedimentos podem ser feitos com produtos da sua despensa e em casa.

Essa rotina consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Podem ser realizadas com máscaras apropriadas para cada necessidade ou com uma máscara “neutra”, como a da hidratação, adicionada a componentes potencializadores da outra etapa desejada (as famosas misturinhas caseiras). Contudo, antes de iniciar a técnica e comprar qualquer produto, é preciso analisar previamente o que seu cabelo precisa.

Quer uma dica legal para descobrir isso? Faça o teste de porosidade capilar, colocando um fio do seu cabelo em um recipiente com água. Afundou completamente? Reconstrução. Não afundou, mas ficou pouco submerso? Nutrição. Boiou? Hidratação. Com o resultado, você terá noção de como montar o seu cronograma e entender os objetivos a seguir.

Objetivos do tratamento

Cada etapa do tratamento tem um objetivo único e particular de repor o componente ligado a ela. Listamos abaixo tais finalidades e os elementos relacionados.

Hidratação — Repor a água do cabelo

Glicerina, pantenol, aloe vera (babosa), açúcar, amido de milho, cacau em pó e algumas frutas, como banana, são os principais itens deste tópico. Alguns óleos, mesmo sendo considerados da etapa nutrição, têm ativos que propiciam hidratação aos fios. Como é o caso das manteigas Soft Hair de Banana e Mel, Babosa e Oliva e a de Murumuru e D-pantenol.

Nutrição — Repor óleo e lipídios do cabelo

Óleos vegetais, como óleo de coco, argan, rícino e oliva; manteiga de karité, cupuaçu, cacau e também ceras vegetais, são opções para repor a oleosidade natural dos fios. Aposte nas manteigas Soft Hair de Abacate e Aveia, Coco e Açaí, Coco e Pracaxi e na de Karité e Ceramidas.

Reconstrução — Repor as proteínas do cabelo

Por último, mas não menos importante, temos os componentes ligados à reposição de massa capilar:

  • queratina;
  • colágeno;
  • aminoácidos;
  • cisteína;
  • serina;
  • prolina;
  • arginina.

Por serem ativos muito fortes, usados para situações de extremo ressecamento e danos causados por químicas e colorações, não é recomendado deixar produtos com esses componentes ficarem muito tempo no cabelo.

O excesso de reconstrução pode endurecer os fios e até parti-los. Indicamos associar essa etapa com outro componente que traga maciez para os fios, como temos nas nossas manteigas de Tutano e Queratina e de Argan e Arginina.

As etapas do cronograma são feitas semanalmente e os dois ciclos mais comumente adotados (sugeridos) são:

Para cabelos saudáveis

  • 1ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + Hidratação;
  • 2ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + Hidratação;
  • 3ª Semana: 1 Hidratação + 1 Reconstrução + Hidratação;
  • 4ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + Hidratação.

Para cabelos muito danificados

  • 1ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + 1 Reconstrução;
  • 2ª Semana: 1 Nutrição + 1 Hidratação + Nutrição;
  • 3ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + 1 Reconstrução;
  • 4ª Semana: 1 Hidratação + 1 Hidratação + 1 Nutrição.

 

Sugestões de receitas para um cronograma capilar caseiro

A parte mais bacana de montar o cronograma capilar é ter muitas opções de ingredientes e escolher o que estiver à sua disposição. Selecionamos alguns ingredientes comuns a uma cozinha e vamos ensinar três receitinhas para turbinar os resultados que você tanto deseja. Anote aí!

Hidratação de açúcar

Nutrição com óleo vegetal extravirgem

Reconstrução com vinagre de maçã

 

Em todas as receitas, inicie lavando os cabelos com xampu; misture os ingredientes até ficarem homogêneos; aplique a misturinha no cabelo e deixar agir de 15 a 20 minutos em touca térmica ou plástica; enxágue e finalize como desejar. Exclusivamente na receita de reconstrução, o vinagre de maçã deverá ser diluído na água e derramado sobre os fios no último enxágue, após retirar o condicionador.

Cada cabelo tem uma estrutura peculiar e necessidades diferentes. Por isso, é importante observar seu estado e, ao longo das semanas de execução do cronograma capilar caseiro, fazer ajustes. Use mais produtos por mais vezes na etapa deficiente e diminua o uso na que não necessita tanto.

Gostou das ideias para arrasar no cronograma capilar caseiro? Então, conheça também os produtos da linha HNR Misturinha 3 em 1, que potencializarão a sua rotina de cuidados com o cabelo!