Cabelos 11/09/2018

Cuidados com a franja: como deixar essa parte do cabelo ainda mais bonita?

As franjas são apostas certeiras para as mulheres que querem mudar o visual. Afinal, elas conferem um ar mais jovem e descontraído ao rosto, não é mesmo? No entanto, quem pensa em adotá-la, deve ficar atenta aos cuidados com a franja no dia a dia, para que ela esteja sempre impecável!

Quem pensa em aderir a uma franja encontra vários tipos e, certamente, você vai encontrar aquela que mais combina com seu estilo e tipo de cabelo. Uma coisa é certa: as franjas dão um “up” no visual e é a pedida certa para quem quer ficar com uma aparência mais jovial.

Para ajudar você a ficar ainda mais bonita, trouxemos dicas para brilhar com sua franja e deixá-la do jeito que acabou de sair do salão, seja ela lisa ou encaracolada. Vamos conferir?

Conheça os tipos de franja

As franjas têm o poder de deixar a nossa aparência jovial sim. E há quem diga que, por isso, elas não combinam depois de uma certa idade. Mas a verdade é que a franja pode trazer mais leveza para o nosso visual. Então, desde que você saiba qual tipo de franja combina mais com seu estilo, a idade não faz a menor diferença.

Existem franjas para todos os gostos, formatos de rostos e texturas de cabelo. O mais importante é descobrir qual estilo mais te agrada e combina com a sua personalidade. Certo? Mas se você está precisando de um empurrãozinho para decidir qual franja combina mais com o seu visual, vamos dar uma força. Confira a seguir os diferentes tipos de franja:

  • franja longa: é o tipo mais comum e muito usado por quem tem cabelo comprido. Combina com todos os formatos de rostos e garante um visual sofisticado;
  • franja curta: é uma opção mais ousada e estilosa. Fica bem em rostos de formato oval, triangular e arredondado. Em cabelos cacheados vale dar uma repicada nas pontas;
  • franja volumosa: ajuda a emoldurar o rosto. É mais indicada para rostos ovais e demanda um certo cuidado, pois precisa ser modelada diariamente;
  • franja cortininha: ela é tendência e combina com todos os tipos de rostos e tamanhos de cabelo. Também chamada de curtain bangs tem uma inspiração retrô;
  • franja assimétrica: indicada para todos os formatos de rostos, essa franja é ideal para quem gosta de variar, pois pode ser usada de várias maneiras;
  • franja desfiada: a queridinha das cacheadas. Confere leveza e estilo ao corte e cai bem em rosto ovais e triangulares;
  • franja reta: usada na altura dos olhos, combina com quem tem o rosto oval ou triangular. Confere um estilo mais romântico e jovial.

Defina o seu estilo de franja

Antes de mais nada, é importante dizer que a franja deve ser cortada no cabeleireiro e nunca em casa! O profissional vai indicar o melhor corte para o seu tipo de rosto e cabelo. Dessa forma, você poderá decidir com mais segurança. As franjas mais curtinhas devem ser uma opção para quem quer um visual mais alternativo, pois elas transmitem atitude e personalidade. Já as mais compridas, na altura das sobrancelhas ou mais longas, são mais clássicas e versáteis também.

Que o corte de cabelo com franja renova o visual você já sabe. Mas para adotar esse estilo, é preciso ter atenção ao seguinte. Seja em cabelos lisos, ondulados ou cacheados, os cuidados com a franja devem ser diários. Isso acontece porque o comprimento dos fios é menor e a tendência é que eles fiquem mais rebeldes. Logo, você vai precisar de disposição para se dedicar diariamente. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar. Veja!

  • use shampoo seco: é comum a franja ficar mais oleosa que o restante do cabelo, por isso ter sempre à mão um shampoo seco ajuda a controlar a oleosidade;
  • fuja da oleosidade: ao passar hidratante ou qualquer outro produto na testa, prenda a franja e só solte quando tiver secado totalmente;
  • lembre-se da proteção térmica: se for utilizar a chapinha ou o secador, nunca se esqueça de proteger os fios antes.

Lave e seque a franja de maneira correta

O recomendado é lavar o cabelo com shampoo e condicionador para cabelo misto, pois eles limpam a raiz e, ao mesmo tempo, hidratam os fios. Em seguida, use o secador e uma escova redonda para modelar a franja. O segredo é secá-la em várias direções: para a direita, para a esquerda, de cima para baixo e vice-versa.

Para que a franja fique no lugar certo durante todo o dia, a dica é apostar no mousse. Aplique uma pequena quantidade do produto nas mãos e passe delicadamente nos fios. Então, utilize o secador como descrevemos acima. O resultado será uma franja com mais volume e sem frizz.

Evite o uso de produtos oleosos na testa

Já deu para perceber que a oleosidade é uma vilã da franja. Isso acontece porque a testa é uma parte do rosto que costuma ser mais oleosa. Assim, o indicado é evitar cremes e loções que contenham ingredientes com muito óleo nessa região, principalmente se o seu cabelo for oleoso. Opte por produtos oil-free e após aplicá-los, deixe secar por 5 minutos antes de soltar a franja. Essa dica vale também para a maquiagem!

Considere ter outros cuidados com a franja

Além do corte, do modo correto de lavar e dos produtos mais indicados para a franja, outros cuidados também podem ser adotados para deixá-la ainda mais impecável. Confira!

  • tenha a chapinha como uma grande aliada para modelar os fios se eles forem lisos. Caso sejam crespos, isso pode ser feito com o auxílio do babyliss;
  • aposte no leave-in para dar o acabamento necessário na franja. Tenha o produto em casa e na necessaire da bolsa para qualquer emergência;
  • use acessórios como grampos, presilhas, tiaras e lenços para prender os fios no dia em que não for possível modelar a franja de maneira adequada. Esses elementos conferem estilo e criatividade ao look.

A decisão de aderir ou não à franja depende exclusivamente do seu querer. E com as informações e dicas deste post, você pode fazer a sua escolha com muito mais confiança. E não se esqueça de algo muito relevante: contar com produtos de qualidade faz toda a diferença manter uma franja bonita e perfeita.

Ao seguir esses cuidados com a franja, os fios estarão sempre arrumados para qualquer situação do dia a dia. Portanto, não hesite em mudar o visual se achar que é o momento certo. E se você já usa franja, invista nesses segredinhos para ficar ainda mais diva!

Este post ajudou você a saber mais sobre os cuidados com o cabelo? Agora, conheça os benefícios da queratina para o cabelo.