Cabelos 20/03/2022

Curvatura de cabelo: quais os tipos e como cuidar de cada um?

Você já comprou um produto para cabelo que todo mundo ama, mas não obteve o resultado esperado nos seus fios? Isso é mais comum do que se imagina e acontece, principalmente, com as pessoas que não conhecem a curvatura de cabelo que possuem.

A curvatura de cabelo serve para identificarmos as características presentes nos fios e definir se eles são lisos, ondulados, cacheados ou crespos. A partir daí, fica mais fácil escolher os produtos mais adequados, que vão garantir o tratamento correto e o efeito ideal para os seus fios.

A seguir, nós vamos explicar o assunto mais a fundo e vamos ajudar você a identificar a curvatura do seu cabelo. Quer saber mais? Acompanhe!

Grupo 1: cabelo liso (1A, 1B e 1C)

O cabelo liso faz parte do grupo 1 e suas variações (A, B e C) indicam a textura de cada fio. Esse tipo de cabelo é reto, sem curvas ou ondas, e tende a ser mais hidratado e brilhante, pois a oleosidade natural da raiz se espalha com mais facilidade pelo comprimento.

O fio 1A é aquele extremamente fino, e tende a ser o mais oleoso e pouco volumoso. O 1B é mais encorpado, tem espessura média, mais volume e movimento. Já o fio do tipo 1C é grosso, pesado e tende a ser menos oleoso que os outros tipos de cabelo liso.

Grupo 2: cabelo ondulado (2A, 2B, 2C)

Seguindo as classificações de curvatura do fio de cabelo, o grupo 2 pertence aos fios ondulados. Os fios ondulados ficam entre o liso e o cacheado, no entanto, existem 3 diferentes tipos de ondulações.

O fio 2A conta com ondas pouco definidas, geralmente nas pontas dos cabelos, e tendem a ser mais finos e pouco volumosos. O 2B tem ondas mais definidas, em formato de “S”, são menos oleosos e o fio tem um diâmetro mais espesso. Já o fio 2C é o mais próximo ao cacheado, com ondas mais marcadas e pouca oleosidade nas pontas.

Grupo 3: cabelo cacheado (3A, 3B, 3C)

Os cabelos cacheados têm fios enroladinhos e o que muda entre as classificações é a abertura de cada cacho. Esse fio tende a ser mais seco, pois a oleosidade natural presente na raiz tem mais dificuldade em chegar até as pontas.

O tipo 3A tem os cachos mais abertos, irregulares e menos volumosos, e sua a raiz pode ser lisa. O cacho 3B é mais definido e fechado em relação ao anterior, com a raiz menos lisa. Já o cacho 3C é bastante fechado e definido, com a espessura de um lápis, encolhendo de tamanho quando depois de seco.

Grupo 4: cabelo crespo (4A, 4B, 4C)

Os cabelos crespos também são formados por cachos, no entanto, podem ser menos definidos e tendem a ser mais secos. Por ser um fio mais frágil, o cabelo crespo é um dos que necessita de mais cuidados, por isso, é essencial escolher os produtos adequados.

O tipo 4A é similar ao 3C, com cachos bem fechadinhos, em um diâmetro ainda menor e com menos oleosidade. O 4B é um crespo com menos definição, no formato de zigue-zague. Já o 4C é o crespo com menos definição e tende a ser extremamente fino, sendo o fio ideal para quem quer aderir ao estilo black power.

A melhor forma de descobrir sua curvatura de cabelo é observando essas características mais marcantes. Com os cabelos molhados pode ser mais fácil identificar o tipo de cabelo, já que os fios secos são influenciados pela forma como foram lavados, finalizados e também pelos produtos usados.

Por fim, se você ainda ficou em dúvida sobre a sua curvatura de cabelo, pergunte a um profissional ou teste as opções dentro de um dos grupos que apresentamos aqui. Experimente um tratamento para cada um desses grupos e observe como ele se comporta.

Quer continuar acompanhando as novidades da Soft Hair nas redes sociais? Então, vem curtir a nossa página no Facebook!