Cabelo 10/07/2019

4 cuidados indicados para cabelos ondulados

Você sabia que existem diferentes tipos de cabelos, cachos e curvaturas? Esse assunto ainda é pouco discutido, mas vem ganhando destaque com o passar do tempo. No caso do cabelo ondulado, por exemplo, as ondas podem ser mais abertas e até mesmo formar alguns cachos. Por isso, esse tipo de cabelo é diferenciado pelos códigos 2a, 2b e 2c.

Quer descobrir qual é a diferença entre os fios ondulados e os cacheados ou crespos e tem dúvidas sobre os cuidados com esses tipos de cabelos? A seguir, respondemos a essas perguntas e apresentamos quatro cuidados indicados para cabelo ondulado. Confira.

Qual é a diferença entre o cabelo ondulado, crespo e cacheado?

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a diferença entre cabelo ondulado, cacheado e crespo. Mas é simples fazer essa distinção. Os fios ondulados têm a raiz mais lisa e menos definição, algumas curvas e cachos abertos. Já as madeixas cacheadas e crespas são mais definidas, com cachos mais fechados que vão desde a raiz até as pontas.

Como cuidar dos cabelos ondulados?

Agora que você já sabe as características de cada tipo de cabelo, vamos aos cuidados? Confira nossas dicas abaixo.

1. Fuja dos produtos mais consistentes

Como comentamos acima, uma das principais características do cabelo ondulado é a raiz lisa e algumas curvas ao longo do fio. Por causa disso, é natural que esse tipo de madeixa seja oleoso e precise ser lavado com mais frequência. Produtos mais consistentes servem para hidratar os fios mais profundamente e, por isso, costumam pesar mais.

Os finalizadores, por exemplo, são ótimos aliados na hora de moldar e dar mais definição aos fios, mas, dependendo da textura, eles podem deixar o cabelo pesado e empastado. O ideal é apostar em leave-ins ou cremes com textura mais líquida ou em mousse.

2. Use gelatina no cabelo

Como explicamos, os finalizadores são ótimos aliados para quem procura fios mais definidos. A gelatina é recomendada para cabelos ondulados porque proporciona mais volume e fixação devido à sua textura. Além disso, ela ajuda a modelar e hidratar.

Uma dica legal é misturar o produto com algum creme, óleo ou finalizador, mas sem exagerar nas quantidades, proporcionando, assim, mais brilho e maciez aos fios. O ideal é usar a gelatina após o banho com os fios ainda úmidos ou no day after, amassando o cabelo de baixo para cima.

3. Evite toalha comum para secar o cabelo

O frizz é uma característica comum dos cabelos com ondas ou cachos, mas nem sempre é bem-vindo. Por causa da falta de definição, o frizz deixa os fios sem forma e volumosos. Como as toalhas normais tendem a piorar o problema, o ideal é usar uma peça de microfibra ou algodão na hora de secar as madeixas.

4. Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo

Atualmente, com os avanços do mercado de cosméticos, já existem linhas e itens produzidos especificamente para cada tipo de cabelo. No caso do cabelo ondulado não é diferente, pois os produtos para ele são desenvolvidos com ativos que ajudam a diminuir a oleosidade na raiz, além de proporcionar hidratação e definição aos fios. Por isso, o ideal é sempre comprar produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

Como finalizar um cabelo ondulado?

Para começar, o passo básico é lavar os fios com produtos específicos para cabelos ondulados, como explicamos acima. Após remover o excesso de água das madeixas, o ideal é aplicar algum finalizador. A escolha desse produto vai depender do seu gosto e preferência (também demos algumas dicas ao longo do texto).

Após espalhar o produto ao longo do cabelo ondulado, sempre evitando a raiz, amasse os fios com as mãos de baixo para cima. Para quem não tem paciência para esperar secar naturalmente, existe a opção de usar um difusor acoplado ao secador. Ele ajuda a secar as madeixas sem deixá-las com frizz.

Agora que você já conhece esses quatro cuidados indicados para cabelos ondulados, já pode colocá-los em prática, não é? Aproveite e conheças os nossos produtos, contamos com diversas linhas para todos os tipos de cabelos.