Muitas pessoas sofrem com a queda de cabelo, que pode ser ocasionada por diversos fatores, sejam hormonais, sejam genéticos, sejam emocionais. Por isso, cada vez mais a ciência veio se empenhado em tratar essa questão — surge, assim, o tricologista.
Ainda não conhece essa subespecialidade da dermatologia? Continue lendo e confira de que maneira ela pode ajudar você a tratar a queda capilar com ações práticas e eficientes!
Como dissemos, a tricologia é uma subespecialidade da dermatologia, que tem como objetivo resolver os problemas relacionados ao cabelo e ao couro cabeludo. Ela teve início na Inglaterra, por volta de 1902, e aos poucos foi ganhando espaço na medicina moderna até os dias de hoje, alcançando grande destaque pelo aumento da procura de tratamentos e soluções contra a queda de cabelo.
Além da queda de cabelo, esse profissional trata diversos problemas capilares, como fios fracos, irritações e infecções no couro cabeludo, feridas, caspas, quebra do cabelo etc. Quanto aos problemas de queda, em particular, ele é capaz de identificar o que está por trás de cada caso, por meio de exames realizados no próprio consultório. Conheça a seguir os principais deles!
A tricoscopia é um exame que visa analisar o cabelo e o couro cabeludo, feito por meio do aparelho videodermatoscópio digital. A câmera presente no aparelho possui um zoom extremamente potente, capaz de identificar algumas enfermidades já nas fases iniciais. O procedimento é rápido e não causa desconforto algum ao paciente.
Outro exame muito utilizado pelo tricologista é o tricograma. Ele consiste na captação de 50 a 100 fios de cabelo, que serão analisados, por meio de um microscópio. É feita uma contagem para averiguar a proporção de fios para cada fase de crescimento, o que resulta em um diagnóstico mais preciso.
O fototricograma também avalia o crescimento do cabelo e a fase em que os fios se encontram. A diferença é que aqui uma foto microscópica é tirada 3 dias após o raspamento de 1 quadrado feito no couro cabeludo, de aproximadamente 1 cm.
Logo após esse período, são verificados quantos fios cresceram (fase anágena) e quantos fios não cresceram (fase telógena). Desse modo, o tricologista consegue identificar a causa da queda capilar.
Podemos dizer que existem hoje muitas opções para combater a queda de cabelo. No entanto, algumas são consideradas mais invasivas, podendo gerar alguns danos subsequentes.
Uma das alternativas mais confiáveis é a utilização de loções que agem diretamente no couro cabeludo, evitando e tratando a queda capilar de modo natural, sem contraindicações.
Enfim, agora que você já conhece a especialidade de um tricologista e de que maneira ele pode te ajudar a combater a queda capilar, não hesite em procurá-lo assim que perceber a perda de fios!
E, se gostou deste artigo, aproveite para entender também como lidar com a queda de cabelo e quais são as principais causas do problema ao ler o artigo que preparamos para você!