Cuidado Corporal 26/07/2019

Descubra como precificar um serviço estético corretamente

Saber como precificar um serviço corretamente é fundamental para que o seu negócio tenha bons resultados financeiros — já que isso é essencial para cobrir todos os seus custos e ainda gerar uma margem de lucro satisfatória.

Contudo, é muito normal existirem dúvidas sobre o assunto, principalmente quando existem tantas variáveis envolvidas no processo. Foi penando nisso, que resolvemos elaborar este artigo e ajudar você nessa missão. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente e veja quais são as nossas dicas!

Saiba a diferença entre custo e valor

O custo é a soma dos gastos que você tem ao prestar determinado serviço. Já o valor é o que você consegue oferecer como diferencial — e, portanto, é oferecido para seus clientes. O preço cobrado pelos procedimentos que você realiza é uma junção dessas duas variáveis.

Em outras palavras, se você presta um serviço diferenciado e com vários benefícios, isso justifica um preço mais alto que o do seu concorrente que só oferece o básico. Seus clientes vão pagar por isso, porque sabem que existe o que é chamado de valor agregado.

Identifique todos os seus custos

Outro aspecto que você precisa ficar de olho e considerar na precificação são as despesas e os custos (tanto fixos quanto variáveis), que você tem para manter o seu negócio funcionando.

Os gastos fixos são aqueles que você precisa pagar independentemente da sua produtividade. Isso envolve o aluguel do espaço, a conta de energia elétrica e o pagamento de salários (caso você tenha funcionários). 

Já os variáveis, como o nome diz, mudam de acordo com a quantidade de serviços que você realiza no mês. Nessa categoria, entram os produtos utilizados e o seu deslocamento (se não atender em lugar fixo).

Defina uma margem de lucro

A margem de lucro é tudo aquilo que sobra do seu faturamento, depois que todos os custos são pagos. Ou seja, ela é uma espécie de salário que você recebe pelo seu trabalho.

Ao levantar seus custos (por sessão) e a margem de lucro ideal, o resultado da soma é o preço que você deve cobrar pelos procedimentos.

Avalie outras variáveis ligadas ao seu mercado

Apesar de os custos e a margem de lucro definirem qual é o preço ideal, não é a soma dos dois que deve bater o martelo quanto ao preço que você vai repassar para os clientes. Existem outras variáveis que podem influenciar (para mais ou para menos) e, por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre o mercado onde você atua.

Para isso, você pode fazer:

  • uma pesquisa de preço com outros lugares ou profissionais que atendem na mesma região;
  • os serviços que são oferecidos por eles;
  • as características do público que você atende (se são pessoas de classe C e D ou A e B);
  • o valor agregado dos seus serviços em comparação aos demais.

Na hora de lembrar como precificar um serviço, lembre-se de todos os pontos que foram falados aqui. Pois, eles são essenciais para se chegar a um número adequado para manter o seu negócio, ao mesmo tempo que seja atraente e justo para o seu público.

A Linha da Bio Soft possui diversos produtos para estética corporal com excelente custo X benefício eficiente em resultados e rendimentos, muito importante para você na hora de ajustar o valor do seu serviço. 

Gostou deste artigo? Suas dúvidas sobre como precificar um serviço foram esclarecidas? Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e levar esse conhecimento sobre precificação a outros profissionais!