Soft Hair 19/05/2017

Fitagem

A fitagem é uma técnica muito utilizada por pessoas com cabelos cacheados para defini-los com precisão. Trata-se de um processo simples, que pode ser feito em casa, sem nenhum equipamento especial, como o babyliss. Você só vai precisar de seus dedos e um creme finalizador. Fácil e econômico! Quer coisa melhor? Sem contar que essa técnica também é uma ótima solução para manter os cachos definidos quando se está em fase de transição capilar.

Quer conhecer todos os benefícios da fitagem e saber como fazê-la? Confira no artigo a seguir todo o passo a passo. Boa leitura!

Como surgiu a fitagem?

O nome dessa técnica remete ao que fazemos com as fitas usadas para fechar pacotes de presente. Quando queremos deixar o laço com as pontinhas enroladas, não pegamos o fitilho e esticamos com tesoura ou régua? Depois de soltar, ela não fica toda enroladinha? Pois é, essa é a origem da fitagem!

No cabelo, é a mesma coisa. O objetivo é esticar a mecha para baixo e, ao soltá-la, ela ficará com o cacho bem definido. Além disso, a fitagem é fácil e rápida de fazer. Com alguma prática, o processo pode levar apenas 20 minutos.

Veja quais são os tipos de fitagem.

Tradicional

Nessa forma, basta dividir o cabelo em partes iguais. Em seguida, divida em mechas e use o creme sem enxágue, passando em cada uma e fazendo movimentos de baixo para cima. Depois, é só esperar secar.

Estrutural

A diferença da estrutural para a tradicional é a quantidade de produtos que você usa. Com o cabelo dividido em partes, a indicação é utilizar um óleo vegetal e massagear cada mecha. Em seguida, passe leave-in perto da raiz e enluve a mecha com o creme de pentear. Depois de secar, passe um ativador de cachos. Essa técnica é mais demorada, mas define bem mais o cabelo e dura mais tempo.

Plopping

No plopping, as mechas vão ficar presas em um tecido de algodão, como se fosse uma touca. O objetivo é abafar o cabelo, deixando-o mais definido e sem frizz. Você só deve retirar o tecido depois que os fios secarem.

Quais os benefícios da fitagem?

Quem tem cabelo cacheado ou crespo pode ter dificuldades em manter os fios definidos e longe do frizz. Dessa forma, a fitagem é uma técnica fácil, que ajuda no dia a dia e conta com benefícios maravilhosos. Alguns deles são:

  • definição dos cachos;
  • controle de volume;
  • proteção contra o frizz;
  • mais brilho, volume e maciez;
  • boa duração.

No caso da duração, os efeitos vão depender de cada pessoa. Geralmente, a fitagem pode durar quase uma semana. Contudo, se você mexe muito nas madeixas, os anéis poderão se desfazer com certa rapidez. Então, você já sabe, quanto menos passar a mão neles, mais tempo durarão.

Outro ponto importante é usar produtos específicos para o seu tipo de cacho. Dessa forma, você consegue um resultado bem mais eficiente na fitagem. Além disso, não pese na quantidade de leave-in ou creme de pentear no processo, para que não surja caspa. Também, é bom encontrar um equilíbrio entre a fitagem e a lavagem para que não surjam problemas no couro cabeludo ou danos nos fios, por excesso de creme.

Quais o passo a passo da fitagem ?

O passo a passo da fitagem é muito simples. Aprenda a seguir e mãos à obra!

  • depois de lavar as madeixas, e com os fios desembaraçados e ainda úmidos, faça uma divisão em mais ou menos cinco partes — na nuca, nas duas laterais, em cima e no centro;
  • com auxílio de um pente médio ou com os dedos, divida cada parte em mechas menores;
  • em seguida, distribua o creme de pentear pela extensão da mecha, fazendo movimentos firmes para baixo com os dedos. Aqui, a sugestão é usar a Máscara Misturinha Estimulante de Cachos ou a Máscara Misturinha Potencializadora de cachos. Com elas, os cachos ficam mais definidos e duradouros, e você também pode usá-la com outros produtos para nutrir, hidratar ou reconstruir os fios;
  • com o creme nas mechas, amasse-as em direção à raiz, igual fazemos com as fitas. Nessa fase, seus cachos já estarão bem mais modelados;
  • faça esse processo em todo o cabelo;
  • para evitar o frizz, deixe secar naturalmente. Se for usar secador, não esqueça do difusor. Só assim, você evita o frizz e consegue mais definição.

A fitagem é uma técnica simples de definição de cachos. Contudo, para fazê-la, é importante praticar e contar com produtos de qualidade e indicados para cada tipo de cacho. Assim, os fios vão ficar bem mais definidos e bonitos por mais tempo. A Soft Hair, por exemplo, tem várias linhas ótimas para fitagem e para cuidar dos cachos no dia a dia.

Quer conhecer o catálogo inteiro do mundo dos cachos? Confira nosso site!