Qualquer mãe quer o melhor para o seu bebê, mesmo quando ainda está nos primeiros dias de gestação. Por isso, uma dúvida muito comum entre as gestantes é sobre a possibilidade de usar produtos químicos no cabelo.
De fato, esse é um tema que gera muitas dúvidas, principalmente quando o assunto é o alisamento dos fios. Já adiantamos que o ideal é sempre buscar a opinião de um médico, afinal, nesse momento o que mais importa é a segurança do bebê.
Além disso, reunimos algumas dicas importantes sobre o assunto. Quer saber se grávida pode usar química no cabelo? Acompanhe essa dica!
Durante a gestação o corpo passa por muitas alterações, inclusive na circulação sanguínea. Nesse período, a mulher passa a absorver componentes com mais facilidade, fazendo com que eles cheguem mais facilmente à placenta. Quando a pele absorve produtos químicos, esse processo pode significar um risco para o bebê.
Alguns dos químicos que estão nesta lista são a amônia e alguns metais pesados. Por isso, a orientação geral é que mulheres grávidas evitem usar produtos químicos com essa composição ao longo da gravidez.
O formol é um componente altamente tóxico, cancerígena e que não deve ser usado ao longo de toda a gestação. Ele pode causar alterações no desenvolvimento do bebê, mal formações e anomalias.
Esse é um componente muito presente na composição de alisamentos, por isso, algumas marcas desenvolvem progressivas sem formol. De qualquer forma, é sempre necessário consultar seu médico antes de se submeter a um alisamento na gravidez, mesmo que o produto não contenha formol.
Como você já viu neste post, a amônia — presente em algumas tinturas — é um dos componentes proibidos durante a gestação. No entanto, algumas colorações não têm esse componente, o que abre a possibilidade de usar essas tinturas na gravidez.
Nesse caso, o ideal é aguardar os três primeiros meses, fase onde existem mais riscos para a saúde do bebê. Novamente, é preciso do aval do médico para usar outros tipos de tintura, afinal, a amônia não é o único componente químico presente nessas tinturas.
Na fase de amamentação, a mulher ainda pode absorver componentes químicos que atingem o leite e chegam ao organismo do bebê. Portanto, todas essas substâncias também precisam ser evitadas ao longo da amamentação.
Quem faz apenas coloração pode optar por uma alternativa natural, como a henna. Já o alisamento deve ser visto com cautela e feito só após o final da fase lactante.
Agora que você já sabe se grávida pode usar química no cabelo, lembre-se de que tudo depende da autorização de um médico, que essa fase é passageira e logo será possível retornar aos cuidados com a beleza!
Quer mais uma dica? Acompanhe e receba mais dicas em nossa página no Facebook, no Instagram e nosso canal no Youtube!