Sabe quando você usa regularmente uma máscara de cabelo maravilhosa, e, depois de um tempo, você percebe que o seu cabelo se acostumou e ela deixou de fazer o efeito desejado? O motivo disso é que seu cabelo já extraiu todos os nutrientes oferecidos por ela ou já está com excesso de algum deles.
Por isso, é recomendado que você tenha pelo menos três máscaras capilares para fazer uma intercalação. Os produtos devem servir para cada um dos três tratamentos de que o cabelo mais necessita: hidratação, nutrição e reconstrução.
Como identificar a necessidade do cabelo?
Antes de utilizar uma máscara, é preciso saber qual usar. Não adianta fazer hidratação, se ele estiver precisando de reconstrução ou nutrição. Confira dois testes para identificar:
Copo de água: arranque um fio de cabelo e mergulhe na água. Se ele afundar: você precisa de reconstrução. Se ele ficar no meio: você precisa de nutrição. Se ele boiar: isso quer dizer que seu cabelo está saudável, então você pode fazer uma hidratação pra continuar mantendo ele assim.
Elasticidade e força: enrole um fio de cabelo nos dedos, como se fosse um fio dental, e puxe levemente. Se ele esticou e não voltou ao normal ou esticou e se arrebentou, ele precisa de reconstrução. Se ele está endurecido e resiste à quebra, mas não tem elasticidade, ele precisa de nutrição e hidratação. Se ele não quebrou e voltou à mesma forma de antes, seu cabelo está saudável, faça apenas uma hidratação para manter.
Como identificar cada máscara?
Reconstrutiva: possui queratina como um dos elementos principais da fórmula. Exemplos: Shampoo Máscara Condicionador – Linha Resgate Divas e Kit de Tratamento Intensivo Help Max Beauty.
Nutritiva: é à base de óleos. Exemplos: Linha Mística Divas e Manteiga de Karité e Ceramidas.
Hidratante: sua função é repor água do cabelo. Normalmente, é composta por ceramidas (lipídio), aloe vera, D-pantenol, vitaminas, proteína da seda, gérmen de trigo e óleos em menor quantidade. Exemplo: Linha 3D BB Cream e Manteiga de Coco e Pracaxi.