Se você está procurando os melhores produtos para cronograma capilar, veio ao lugar certo. Neste texto, vamos explicar o que é essa rotina, o que ela pode fazer pelos seus fios e quais produtos usar em cada fase do cronograma.
Vamos mostrar de que modo esse ritual melhora a aparência e a força do seu cabelo e dar dicas extras de produtos, como óleos e leave-ins, para ter uma finalização perfeita na hora de exibir as madeixas por aí.
Continue lendo, aprenda mais e coloque em prática já!
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para todos os tipos de cabelo, dividido em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Ele busca suprir as necessidades da fibra capilar, reconstruir o fio — nos casos em que o cabelo está bem danificado —, e nutri-lo.
Essa prática é indicada para todos os tipos de cabelo, mas vale analisar as necessidades do seu fio para montar uma ordem de tratamento adequada às suas necessidades.
Em geral, o processo de hidratação, nutrição e reconstrução é feito em três dias da semana, com intervalo de 48 horas entre cada etapa. Mas se seu cabelo necessitar de mais nutrição ou reconstrução, por exemplo, essas etapas podem se repetir.
Para montar um bom cronograma capilar, o ideal é ter ao menos um produto de cada etapa. Assim, vale contar com uma máscara nutritiva, uma de hidratação e outra para reconstrução.
Uma opção é investir em kits prontos, já pensados para todas essas etapas e que reúnem produtos complementares. É o caso do Kit Booster HNR, que tem três cargas para cada etapa, que podem ser usadas sozinhas ou misturadas a cremes ou máscaras para ter seu efeito potencializado.
A seguir, veja como escolher os melhores produtos nas três fases do cronograma capilar.
É a fase mais usada e requisitada por quem adere ao cronograma. Isso porque ela ajuda a repor a água dos fios perdida no sol, na poluição ou no uso de fontes de calor, como modeladores e secador.
Para incrementar sua máscara de hidratação e combater o ressecamento, aposte em máscaras hidratantes potentes, principalmente aquelas com D-pantenol, ou misture o nutriente você mesma.
Uma vez hidratado, a próxima etapa é fazer a reposição de nutrientes (lipídios) perdidos, principalmente por óleos. Vale usar máscara nutritiva rica em óleos vegetais ou aplicar óleos diretamente nos fios, como os de coco, argan e manteiga de karité. É nessa fase que você dá adeus ao frizz, às pontas duplas e ao ressecamento.
Aqui, fazemos a reposição de massa dos fios por meio de aminoácidos, queratina, entre outros. Nesse sentido, escolha produtos que tenham esses ativos, como as manteigas de Tutano e Queratina e de Argan e Arginina.
Esta é a etapa mais potente do cronograma, pois trata a fibra capilar de dentro para fora. Mas nada de abusar, já que o excesso de reconstrução pode endurecer os fios e parti-los.
Se você não quer ficar só na máscara capilar, saiba que pode incrementar o seu tratamento lançando mão de itens complementares, como leave-ins e outros tipos de finalizadores. Eles protegem o fio, impedem que ele perca água e nutrientes e garantem um aspecto bonito o dia todo.
Além disso, de acordo com a necessidade do seu fio — seja ele quebradiço, poroso ou ressecado —, vale incrementar com óleos, nutrientes e D-Pantenol, por exemplo.
Neste texto, vimos os melhores produtos para cronograma capilar. Aprendemos a importância dessa rotina, como ela se estrutura e os produtos a serem usados. Assim, vale usar máscaras hidratantes para devolver a água aos fios, produtos à base de óleos vegetais para nutrição e repositores de massa, como a arginina, na fase da reconstrução. Só não vale deixar de cuidar da saúde e beleza dos seus cabelos.
Agora que você já sabe tudo sobre cronograma capilar, aproveite para dar uma olhada em nossos produtos e ver como eles podem ajudar na saúde dos seus fios!