Como qualquer tipo de fio, os cabelos cacheados também precisam de muitos cuidados. Especialmente para quem passa por transição capilar, eles são fundamentais para deixar os cachos saudáveis e bonitos. Contudo, você sabia que nem tudo que vemos sobre cabelo, é real? Por isso, no post a seguir, confira 10 mitos e verdades sobre os cachos e conheça melhor os seus fios.
Boa leitura!
Nós só conseguimos cuidar bem daquilo que conhecemos, certo? Em termos de cabelo é a mesma coisa. É fundamental sabermos bem sobre os tipos que existem e como são nossos próprios fios. Assim, fica mais fácil tomar decisões para cuidá-los, além de evitar práticas que, ao contrário, podem danificar a estrutura do nosso cabelo.
Aliás, existem vários mitos e verdades sobre cabelos cacheados. Por isso, quem tem esse tipo de fio precisa ter atenção. Algumas práticas são consideradas danosas, outras excelentes. Entretanto, muitas vezes, alguns conselhos não são reais.
Sendo assim, entenda melhor como é o cabelo cacheado e por que algumas afirmações são verdadeiras e outras não.
Separamos 10 afirmações gerais sobre cabelos cacheados. Confira cada uma delas e saiba se é verdade ou mito!
Mito. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, independentemente do tipo de fio, o cabelo pode crescer cerca de 1 centímetro por mês. Aliás, o ciclo de crescimento é estimado em dois a sete anos, com a pessoa tendo cerca de 100 mil fios.
É claro que fatores internos e externos podem interferir na velocidade do crescimento, mas não o tipo de cabelo. O que acontece com os cacheados e crespos é que, pelo formato enrolado, você não percebe o tamanho real. Por isso, se quiser saber realmente o tamanho, é preciso esticar o fio.
Verdade. Mesmo que sua raiz seja um pouco oleosa, as pontas provavelmente não serão. Sendo assim, é melhor evitar lavar o cabelo todos os dias. Afinal, o shampoo pode fazer uma limpeza profunda, retirando impurezas, mas também nutrientes.
Outro ponto importante é que a oleosidade natural não é ruim. Isso porque ela ajuda a proteger o cabelo e a manter a hidratação. Sendo assim, lave, pelo menos, dia sim e dia não, para não ficar com os fios expostos.
Verdade. Os cachos têm formato helicoidal e achatado. Por causa disso, o “caminho” que a oleosidade natural deve percorrer tem mais voltas. Sendo assim, pode ser que ela não chegue facilmente às pontas, fazendo com que essa parte seja mais ressecada.
É claro que isso varia conforme o seu tipo de cacho e outros fatores. Nesse aspecto, existem três tipos de cachos:
Por isso, é tão importante que se faça a hidratação e nutrição dos fios. Assim, os produtos ajudam a suprir o que, naturalmente, pode estar em falta.
Verdade. Exatamente por ter tendência ao ressecamento, o cabelo cacheado está igualmente sujeito ao frizz. Isso acontece porque a cutícula do cabelo — a parte mais externa do fio — pode ficar aberta e sem umidade, pela falta de nutrientes e oleosidade. Dessa forma, o resultado são fios cheios de frizz. Para resolver essa situação, além das dicas de hidratação, também é importante sempre manter a umectação e ter cuidado ao desembaraçar os fios.
Mito. Pelo contrário, fazer o corte seco é muito indicado para quem tem fios cacheados. Isso porque cada cacho tem suas características. Ou seja, se você os molhar, pode ter uma falsa impressão do tamanho. Resultado? Pode cortar mais do que deseja. Sendo assim, a dica é fazer um corte seco, para adequar o tamanho certo a cada cacho.
Verdade. O excesso de creme e mousses não favorece os fios cacheados. Pelo contrário, pode deixar o cabelo pesado e até oleoso. O que ajuda a controlar o volume é manter o cabelo hidratado. Por isso, quando usar qualquer definidor de cachos, é importante controlar a quantidade aplicada.
Mito. Assim como qualquer outro cabelo, saber o corte que fica bem em você tem mais a ver com seu estilo e visual. Os cabelos cacheados podem perfeitamente ser longos ou bem curtos. Nesse caso, se você evita os fios curtos, por medo de volume, pode ficar tranquila. Não é só porque você usa um pixie cut cacheado que seu cabelo vai ficar volumoso.
Aliás, ter bastante volume também não é problema, pois é uma forma de estilizar os fios. Você pode trabalhar os cortes em conjunto com os produtos certos, para moldá-lo da forma que quiser.
Verdade. Apesar de parecer que não, os fios cacheados podem ser mais frágeis exatamente por causa do formato. Lembra da falta de nutrientes nas pontas, que deixa o cabelo mais ressecado e sujeito ao frizz? Exatamente por isso, a tendência de quebra é muito grande. Sendo assim, só uma boa nutrição vai deixar os cachos fortes.
Mito. A transição capilar é um processo muito delicado, pois envolve fatores visuais e também emocionais. Afinal, quem estava acostumada ao cabelo alisado pode ficar um pouco insegura quanto ao novo resultado. Além disso, esse processo exige paciência, especialmente de quem não quer apostar no big chop.
Sendo assim, também é preciso ter cuidado com o que se usa durante esse período. Se você ficar tentada a disfarçar as raízes com a chapinha, enquanto elas crescem, saiba que essa pode não ser uma boa ideia. Isso porque, além de eliminar a química do alisamento, o ideal é manter o cabelo forte nesse período. Por isso, evitar o uso de modeladores, que podem tornar o cabelo mais frágil, é a melhor opção para que os cachos cresçam saudáveis.
Mito. Não exatamente. É claro que você pode seguir algumas dicas específicas para os cabelos cacheados, como secar os fios em uma toalha que não crie atrito. Contudo, de forma geral, qualquer tipo de fio precisa dos passos básicos: nutrição, hidratação e reparação. Assim, seguindo todas as etapas do cronograma capilar, você consegue manter o cabelo saudável e bonito, sem importar a textura do seu fio.
Existem diversos mitos e verdades sobre cabelos cacheados. Por isso, é importante conhecer bem o que é ou não real, para que você siga as práticas certas. Dessa forma, além de preservar os fios de possíveis danos, você garante cachos realmente saudáveis, definidos e maravilhosos.
Gostou do post? Siga nosso Facebook, Instagram e YouTube para mais novidades!