Nossa vida já é uma correria diária, não é mesmo? Para aquelas pessoas que estão focadas em um “projeto Rapunzel”, em busca do sonhado cabelão, não é fácil identificar em meio a tanta informação disponível na internet, nas redes sociais, no salão e nas conversas entre os amigos o que realmente funciona e o que não tem efeito prático nenhum para o crescimento capilar.
Pensando nisso, reunimos neste post alguns dos principais mitos e verdades sobre o crescimento das madeixas, a partir do que mais circula na internet e nas conversas com familiares, conhecidos e até profissionais. Ainda, vamos deixar você bem informada sobre as melhores práticas e produtos que vão realmente ajudar nessa tarefa.
A seguir, você descobre, então, se adicionar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer, se estresse diminui o crescimento, se cortar as pontas faz com que as madeixas apareçam mais rápido e se, entre outras informações que circulam pelo senso comum, puxar os fios brancos evita que outros surjam no local.
Por fim, o texto apresenta as principais opções de tratamentos caseiros — a exemplo de massagem no couro cabeludo, máscara à base de ovo e umectação com óleo natural — para fazer os fios crescerem. Tem interesse sobre o tema, não é? Comece agora mesmo a leitura e tire as suas dúvidas sobre esse assunto tão importante!
Ver o cabelo crescer é a preocupação de muitas pessoas. Entretanto, com tantas crenças do senso comum, fica difícil entender o que, de fato, é efetivo para promover o crescimento capilar. Por isso, separamos algumas informações (a exemplo da média de novos cabelos por mês e o estresse e a raiz oleosa como vilões do aparecimento de novos fios), com o intuito de desmitificar mitos e verdades sobre o assunto.
Verdade, mas isso é relativo. Em condições normais, todo cabelo cresce de um a dois centímetros por mês. Contudo, esse crescimento é influenciado por diversos fatores, como predisposição genética, condição dos fios e do couro cabeludo, e níveis adequados de nutrientes no nosso organismo, que promovem a saúde e o crescimento dos fios.
Mito. Apesar de algumas pessoas acreditarem que o estrogênio contido no anticoncepcional influencia o crescimento dos cabelos, essa prática não tem o efeito desejado. Isso porque o hormônio contido na pílula não é absorvido pelo shampoo para atuar diretamente nas madeixas.
Existe, inclusive, o risco de danificar os seus cabelos, pois a associação dessas substâncias pode alterar a composição química do produto, desestabilizando a sua formulação original.
Verdade. O corpo reflete o nosso estado emocional. Por desencadear uma série de reações fisiológicas no organismo, o estresse pode reduzir ou até mesmo paralisar a fase de crescimento do cabelo — conhecida como fase anágena, acelerando a fase telógena, responsável pela queda. Sendo assim, invista sempre em um tempo para desfrutar de momentos agradáveis, fazendo os seus programas favoritos. Divirta-se, a felicidade é contagiante e não tem contraindicações.
Verdade. Não adianta nada investir em produtos de qualidade e seguir uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução, se você não se alimentar adequadamente. Para os cabelos crescerem fortes e saudáveis, tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, como vitaminas C, D, E e ferro. Comprovadamente, a alimentação saudável associada ao uso de bons produtos dá mais brilho e saúde aos fios, garantindo cabelos lindos.
Mito. Aparar os fios com o objetivo de manter o formato do corte e retirar pontas duplas, e ralas, não acelera ou reduz o crescimento. Ou seja, realizar esse procedimento de manutenção não vai afetar o seu “Projeto Rapunzel”.
Mito. A ocorrência de cabelos brancos é um processo natural, não tem como evitar. O surgimento dos fios brancos está relacionado a uma redução na produção de melanina. Arrancar os fios brancos não impede que outros igualmente brancos nasçam.
Verdade. Massagear o couro cabeludo é uma excelente maneira de estimular a circulação sanguínea nessa região, o que também auxilia no crescimento saudável do cabelo. Para obter esse efeito, massageie o couro cabeludo com a pontinha dos dedos por cerca de dez minutos, principalmente se a massagem estiver alinha ao uso do Tônico Bioplex Soft Hair, que potencializa os resultados de crescimento e fortalecimento dos fios.
Uma boa dica é associar essa prática à umectação capilar para, de quebra, tratar o cabelo enquanto faz uma massagem caprichada. Óleo de coco é uma opção bastante recomendada para uma umectação eficiente.
Mito. Muita gente pensa que trançar o cabelo com frequência pode acelerar o seu crescimento, mas infelizmente isso não procede. A trança é um ótimo recurso para ondular os cabelos sem usar fontes de calor, porém, não interfere no crescimento das madeixas. Dica extra, que serve também para rabos de cavalo e coques: não repuxe demais os fios. A tração em excesso pode provocar quebra e até queda. Portanto, muita calma nessa hora.
Verdade. A oleosidade excessiva do couro cabeludo pode obstruir os folículos capilares, impedindo o crescimento normal dos fios. Por isso, a dica para quem sofre com esse problema é lavar as madeixas em dias alternados com produtos que tenham ação antirresíduos. No caso de fios mistos, procure utilizar um shampoo específico para essa característica, porque ele faz uma limpeza profunda no couro cabeludo enquanto cuida das pontas.
Verdade. Grande parte das vitaminas colabora para o crescimento saudável dos cabelos, pois elas disponibilizam os nutrientes e minerais essenciais para a manutenção da fibra capilar. Com níveis equilibrados de proteína, ômega 3 e 6, além de vitaminas do complexo A, D, E, e K, o cabelo cresce mais forte, reduzindo a possibilidades de quebra.
Além disso, algumas vitaminas, como MSM (metilsulfonilmetano, também conhecido como enxofre orgânico) e biotina, são responsáveis por prolongar a fase de crescimento. Com isso, o cabelo fica mais grosso e saudável, o que o leva a crescer mais.
Mito. Todos os cabelos, independentemente do tipo, crescem da mesma maneira. Entretanto, o alongamento das madeixas cacheadas e crespas acaba por ficar menos visível devido ao encolhimento característico dos cachos. O ideal é não se preocupar tanto se os fios crescem ou não, mas sim cuidar corretamente da nutrição para que o cabelo esteja sempre saudável.
Verdade. A lavagem com água quente sensibiliza os fios, tornando-os mais ásperos. Isso porque o cabelo tende a inchar com o calor da água, o que promove a dilatação das cutículas e, consequentemente, o ressecamento. Não é só isso. A camada hidrolipídica, responsável por proteger o couro cabeludo, é desregulada quando entra em contato com água quente, o que dá mais oleosidade aos fios.
Um belo de um mito! Muita gente pensa que ficar de cabeça para baixo ajuda no crescimento do cabelo. Entretanto, saiba que a posição não interfere em nada no comprimento das madeixas. O que vale é apostar em tratamentos específicos para o fortalecimento dos fios.
Verdade. Você terá cabelos muito mais saudáveis quando prestar mais atenção no que come. Isso porque o couro cabeludo é uma das últimas partes do corpo que recebe os nutrientes ingeridos na alimentação, podendo, até mesmo, indicar disfunções ou desequilíbrios nutricionais. O ideal é ingerir diariamente alimentos ricos em vitaminas do complexo A, B e C, além de proteínas e aminoácidos essenciais. O óleo de gérmen de trigo e o salmão, por exemplo, são riquíssimos em nutrientes para a fibra capilar.
Verdade! Os componentes presentes no cigarro, em especial a nicotina, colaboram para a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos. Com isso, a chegada dos nutrientes no bulbo, parte de onde saem os fios de cabelo, é atrapalhada, fazendo com que as madeixas percam o brilho e a força.
Verdade. Existem diversas substâncias que colaboram para o aumento da vascularização, por exemplo, o jaborandi e a cafeína. Entre elas, podemos citar também o zinco, a vitamina B6 e o cobre, que desempenham a função de fortalecer o couro cabeludo. Entretanto, é preciso consultar um nutrólogo ou dermatologista antes de tomar qualquer suplementação. Até porque o ideal é que a fórmula do suplemento seja específica para as suas necessidades.
Até aqui, você já entendeu quais são as informações verdadeiras e falsas a respeito do crescimento capilar. Contudo, a dúvida que fica é sobre as opções de tratamentos caseiros para aumentar o número de novos fios. Separamos, então, três dicas para você aplicar em casa, seja com massagem do couro cabeludo, seja com umectação revigorante com óleo de rícino.
Massagear o couro cabeludo é uma das principais dicas para quem quer ter um cabelão. Nesse sentido, deve-se fazer uma massagem sempre ao lavar as madeixas (ou mesmo no cabelo seco, uma vez ao dia), levando as pontas dos dedos ao couro cabeludo em movimentos circulares. O hábito ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que facilita o crescimento de novos fios.
O óleo de rícino é um ativo extraído da mamona, também conhecida como bafureira ou carrapateiro, um produto com ação medicinal que tem alto poder de hidratar e proteger a pele. Por isso, a substância, que pode ser encontrada em fabricantes da área da beleza, é indicada para quem precisa aumentar o crescimento capilar.
Em contato com o couro cabeludo, o óleo elimina as bactérias e protege a pele do topo da cabeça com componentes do tipo vitamina E e ômega-6. Dessa forma, a umectação deve começar desde as pontas do cabelo até a raiz, deixando o produto agir, com o auxílio de uma touca de banho, por alguns minutos. Pode-se usar, também, um secador para aumentar a ação do óleo na cabeça.
Mostramos, neste texto, que existem diversas informações que devem ser desmitificadas quando o assunto é crescimento capilar. Se você deseja tratar o seu cabelo de maneira apropriada e com manutenção da fibra, o mais indicado é procurar um especialista da área. Com isso, o sonho das madeixas longas será alcançado muito mais rápido do que se imagina, garantindo os cuidados que seus fios tanto merecem.
Este post foi útil para você, não é? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude as suas amigas a ficar por dentro desse assunto!