Autoestima 27/11/2017

Mitos e verdades sobre o Crescimento Capilar

Nossa vida já é uma correria diária, não é? E, para aquelas de nós que estão focadas num “Projeto Rapunzel” em busca do sonhado cabelão, não é nada fácil identificar em meio a tanta informação disponível na internet, nas redes sociais, no salão e nas conversas entre as amigas o que realmente funciona e o que não tem efeito prático nenhum no crescimento capilar.

Pensando nisso, reunimos alguns dos principais mitos e verdades sobre o crescimento das madeixas que a gente escuta por aí ou lê na internet. E claro, vamos deixar você bem informada sobre as melhores práticas e produtos que vão realmente ajudá-la. Confira!

Mitos e verdades sobre o crescimento capilar

Ver o cabelo crescer é a preocupação de muitas mulheres. Entretanto, com tantas crenças do senso comum, fica difícil entender o que, de fato, é efetivo para promover o crescimento capilar. Por isso, separamos algumas informações com o intuito de desmitificar mitos e verdades sobre o assunto.

Cabelos têm uma média de crescimento mensal

Verdade, mas é relativo. Em condições normais, todo cabelo cresce de um a dois centímetros por mês. Mas esse crescimento é influenciado por diversos fatores, como predisposição genética, condição dos fios e do couro cabeludo, e níveis adequados de nutrientes no nosso organismo, que promovem a saúde e o crescimento dos fios.

Adicionar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer

Mito. Apesar de algumas pessoas acreditarem que o estrogênio contido no anticoncepcional influencia o crescimento dos cabelos, essa prática não tem o efeito desejado. Isso porque o hormônio contido na pílula não é absorvido pelo shampoo para atuar diretamente nas madeixas.

Existe inclusive o risco de danificar os seus cabelos, pois a associação dessas substâncias pode alterar a composição química do produto, desestabilizando a sua formulação original.

Estresse atrapalha o crescimento

Verdade. O corpo reflete o nosso estado emocional. Por desencadear uma série de reações fisiológicas no organismo, o estresse pode reduzir ou até mesmo paralisar a fase de crescimento do cabelo — conhecida como fase anágena, acelerando a fase telógena, responsável pela queda.

Sendo assim, invista sempre em um tempo para desfrutar de momentos agradáveis, fazendo os seus programas favoritos. Divirta-se, a felicidade é contagiante e não tem contraindicações.

Alimentação pode influenciar o crescimento

Verdade. Não adianta nada investir em produtos de qualidade e seguir uma rotina de hidrataçãonutrição e reconstrução se você não se alimentar adequadamente.

Para os cabelos crescerem fortes e saudáveis, tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, como vitaminas C, D, E e ferro. Comprovadamente, a alimentação saudável associada ao uso de bons produtos dá mais brilho e saúde aos fios, garantindo cabelos lindos.

Tirar as pontas regularmente faz com que o cabelo cresça mais rápido

Mito. Aparar os fios com o objetivo de manter o formato do corte e retirar pontas duplas e ralas não acelera ou reduz o crescimento. Ou seja, realizar esse procedimento de manutenção não vai afetar o seu “Projeto Rapunzel”.

Puxar os fios brancos evita que outros cresçam no lugar

Mito! A ocorrência de cabelos brancos é um processo natural, não tem como evitar. O surgimento dos fios brancos está relacionado a uma redução na produção de melanina. Arrancar os fios brancos não impede que outros igualmente brancos nasçam.

Massagear o couro cabeludo ajuda no crescimento

Verdade. Massagear o couro cabeludo é uma excelente maneira de estimular a circulação sanguínea nessa região, o que também auxilia no crescimento saudável do cabelo. Para obter esse efeito, massageie o couro cabeludo com a pontinha dos dedos por cerca de dez minutos, principalmente se a massagem estiver alinha ao uso do Tônico Bioplex Soft Hair, que potencializa o resultados de crescimento e fortalecimento dos fios.

Uma boa dica é associar essa prática à umectação capilar para, de quebra, tratar o cabelo enquanto faz uma massagem caprichada. Óleo de coco é opções bastante recomendadas para uma umectação eficiente.

Trançar os fios acelera o seu crescimento

Mito. Muita gente pensa que trançar o cabelo com frequência pode acelerar o seu crescimento, mas infelizmente isso não procede. A trança é um ótimo recurso para ondular os cabelos sem usar fontes de calor, porém, não interfere no crescimento das madeixas.

Dica extra, que serve também para rabos de cavalo e coques: não repuxe demais os fios. A tração em excesso pode provocar quebra e até queda. Portanto, muita calma nessa hora.

Raiz oleosa compromete o crescimento

Verdade. A oleosidade excessiva do couro cabeludo pode obstruir os folículos capilares, impedindo o crescimento normal dos fios. Por isso, a dica para quem sofre com esse problema é lavar as madeixas em dias alternados com produtos que tenham ação antirresíduos.

No caso de fios mistos, procure utilizar um shampoo específico para essa característica, porque ele faz uma limpeza profunda no couro cabeludo enquanto cuida das pontas.

Vitamina faz o cabelo crescer mais rápido

Verdade. Grande parte das vitaminas colabora para o crescimento saudável dos cabelos, pois elas disponibilizam os nutrientes e minerais essenciais para a manutenção da fibra capilar. Com níveis equilibrados de proteína, ômega 3 e 6, além de vitaminas do complexo A, D, E, e K, o cabelo cresce mais forte, reduzindo a possibilidades de quebra.

Além disso, algumas vitaminas, como MSM (metilsulfonilmetano, também conhecido como enxofre orgânico) e biotina, são responsáveis por prolongar a fase de crescimento. Com isso, o cabelo fica mais grosso e saudável, o que o leva a crescer mais.

Cabelos cacheados crescem menos que os lisos

Mito. Todos os cabelos, independentemente do tipo, crescem da mesma maneira. Entretanto, o alongamento das madeixas cacheadas e crespas acaba ficando menos visível devido ao encolhimento característico dos cachos.

O ideal é não se preocupar tanto se os fios estão ou não crescendo, mas sim cuidar corretamente da nutrição para que o cabelo esteja sempre saudável.

Água quente não é bom para o cabelo

Verdade. A lavagem com água quente sensibiliza os fios, tornando-os mais ásperos. Isso porque o cabelo tende a inchar com o calor da água, o que promove a dilatação das cutículas e, consequentemente, o ressecamento.

E não é só isso! A camada hidrolipídica, responsável por proteger o couro cabeludo, é desregulada quando entra em contato com água quente, o que dá mais oleosidade aos fios.

Ficar de cabeça para baixo faz o cabelo crescer

Um belo de um mito! Muita gente pensa que ficar de cabeça para baixo ajuda no crescimento do cabelo. Mas saiba que a posição não interfere em nada no comprimento das madeixas. O que vale é apostar em tratamentos específicos para o fortalecimento dos fios.

Existem alimentos que ajudam os fios a crescerem

Verdade. Você terá cabelos muito mais saudáveis quando prestar mais atenção no que come. Isso porque o couro cabeludo é uma das últimas partes do corpo que recebe os nutrientes ingeridos na alimentação, podendo, até mesmo, indicar disfunções ou desequilíbrios nutricionais.

O ideal é ingerir diariamente alimentos ricos em vitaminas do complexo A, B e C, além de proteínas e aminoácidos essenciais. O óleo de gérmen de trigo e o salmão, por exemplo, são riquíssimos em nutrientes para a fibra capilar.

Fumar prejudica o crescimento

Verdade! Os componentes presentes no cigarro, em especial a nicotina, colaboram para a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos. Com isso, a chegada dos nutrientes no bulbo, parte de onde saem os fios de cabelo, é atrapalhada, fazendo com que as madeixas percam o brilho e a força.

Suplementos ajudam no crescimento dos fios

Verdade. Existem diversas substâncias que colaboram para o aumento da vascularização, por exemplo, o jaborandi e a cafeína. Entre elas, podemos citar também o zinco, a vitamina B6 e o cobre, que desempenham a função de fortalecer o couro cabeludo.

Entretanto, é preciso consultar um nutrólogo ou dermatologista antes de tomar qualquer suplementação. Até porque o ideal é que a fórmula do suplemento seja específica para as suas necessidades.

Mostramos que existem diversas informações que devem ser desmitificadas quando o assunto é crescimento capilar. Se você deseja tratar o seu cabelo com saúde e da maneira apropriada, o mais indicado é procurar por um especialista da área. Com isso, o sonho das madeixas longas será alcançado muito mais rápido, garantindo o cuidado que os seus fios tanto merecem.

Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que os seus amigos também fiquem por dentro do assunto!