Cuidado Corporal 11/09/2022

Pés descascando? Descubra os sinais por trás disso!

Descamação e rachaduras nos pés são problemas comuns, mas que geram um grande incômodo em qualquer pessoa, principalmente na hora de usar um calçado aberto ou andar descalço na praia e na piscina.

Mas você sabia que essa descamação pode apresentar problemas mais complexos do que apenas a desidratação da área? As causas vão desde falta de hidratação até problemas de saúde mais complexos. Em todo caso, para tratar com eficiência, é preciso descobrir o que levou a essa situação.

Pensando nisso, vamos falar sobre as possíveis causas de rachaduras e descamação nos pés, além de boas práticas para você recuperar a pele da região. Acompanhe e saiba mais!

O que pode ser pés descascando?

A razão mais comum de pés descascando é a desidratação da pele. A região dos pés sustenta todo o peso do corpo ao longo do dia. Por esse motivo, a circulação de sangue é mais lenta nessa região, o que também desfavorece a hidratação.

Ao longo do tempo, as células de pele morta se soltam e causam esse efeito descascado, que também pode vir acompanhado de rachaduras quando a pessoa:

  • está acima do peso;
  • usa chinelos e outros calçados abertos com frequência;
  • costuma tomar banho com água excessivamente quente.

Quando a descamação é um problema de saúde?

Em geral, a descamação dos pés pode indicar uma doença quando vem acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão, coceira, sangramento, eczemas e até mesmo odores. Além disso, a rachadura por ressecamento costuma se concentrar na região dos calcanhares, que fica em atrito com o calçado.

Já o descascamento causado por uma doença pode aparecer entre os dedos, na parte superior dos pés e até mesmo nas plantas.

Nesse caso, é primordial descobrir o que pode ser pés descascando junto a um médico. Aqui, o especialista vai realizar os exames necessários e prescrever o tratamento mais eficaz para o problema.

Como tratar pés descascando por ressecamento?

Agora que você já sabe o que pode ser pés descascando, é hora de aprender como tratar o problema a partir de uma rotina de cuidados. Quando a causa é o ressecamento, a saída mais óbvia é apostar na hidratação intensa da região. Para isso, passe cremes adequados para os pés diariamente.

Além disso, você pode incluir alguns hábitos na sua rotina que intensificam o tratamento, como:

  • coloque uma meia grossa logo após a hidratação;
  • faça uma massagem relaxante para estimular a circulação;
  • beba mais água e hidrate-se por dentro;
  • evite tomar banhos muito quentes;
  • lixe o excesso de pele que pode se acumular;
  • evite usar sapatos abertos, de salto ou andar descalço.

Além disso, aposte em cremes com fórmulas enriquecidas, como é o caso da Linha Lisa Pé, da Soft Hair. São cinco cremes capazes de combater o ressecamento e as rachaduras em até sete dias. São eles:

Viu só como é fácil tratar pés rachados e ressecados em casa? Se você tinha dúvidas sobre o que pode ser pés descascando, esperamos que este post tenha ajudado a esclarecer. Agora, é só seguir nossas dicas diariamente e, em breve, seus pés estarão livres desse problema incômodo.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar todas as nossas novidades. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.