Cabelos 26/11/2019

Óleo de coco nos cabelos cacheados: saiba porque usar

Você já ouviu falar que o óleo de coco nos cabelos cacheados é fundamental para a beleza e a saúde dos fios, a fim de mantê-los saudáveis e sedosos o tempo todo? Como o formato em espiral desse tipo de cabelo dificulta a passagem da oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas, a fibra capilar torna-se mais ressecada e, consequentemente, enfraquecida.

Isso promove a quebra, o surgimento de pontas duplas, assim como outras condições que não costumam agradar as donas das madeixas com curvaturas mais acentuadas. Sendo assim, a melhor opção para cuidar dos fios que apresentam tais condições é o tratamento à base de óleo de coco.

Se você tem fios crespos e não sabe como usar óleo de coco nos cabelos cacheados, leia o post que preparamos que traz dicas incríveis para começar a aproveitar agora mesmo!

Aprenda como usar óleo de coco nos cabelos cacheados

O óleo de coco promove vários usos diferenciados para o cabelo. Além de ter efeito poderoso nos fios, ainda é extremamente versátil. Ele é rico em vitamina E, e ferro, sendo que sua principal vantagem é a absorção imediata pela fibra capilar. Como é composto por 92% de gordura saturada, o óleo de coco penetra na estrutura dos fios, o que o torna bastante eficaz nos cabelos secos para umectá-los e hidratá-los também!

Umectação com óleo de coco

Para iniciar o processo de umectação, basta aplicar uma boa quantidade de óleo de coco nos cabelos sujos e secos, mecha a mecha. Em seguida, deixe o produto no cabelo úmido com o óleo, somente na extensão do comprimento e pontas, massageando delicadamente as mechas e o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Então, prenda as madeixas em um coque e coloque uma touca se achar necessário. Deixe entre 30 e 40 minutos. Depois desse tempo, enxágue com muita água morna ou fria, lave com o seu shampoo preferido e finalize com o condicionador.

Você também pode fazer uma umectação noturna. Então, basta utilizar o óleo de coco antes de se deitar, protegendo os fios com uma touca, e higienizar com água, shampoo e condicionador pela manhã.

Hidratação com óleo de coco

Já para fazer a hidratação com óleo de coco, você deve lavar o cabelo com shampoo, enxaguar e retirar o excesso de água com uma toalha seca e macia ou tecido de algodão. Em seguida, misture uma colher (chá) de óleo de coco junto com uma colher (sopa) de mel em recipiente, mexendo muito bem até formar uma pasta homogênea. Aplique a mistura em cada mecha e aguarde 40 minutos. Enxágue com água morna ou fria, lave novamente com shampoo e finalize com um condicionador.

Saiba qual é a frequência ideal para cada tipo de cabelo

Cada tipo de de cabelo necessita de um cuidado diferente. Assim sendo, a aplicação do óleo de coco varia de um para outro. O mesmo é válido para a frequência de uso. Confira a seguir as nossas dicas!

Ondulado

Como o fio ondulado é mais oleoso do que o cacheado e o crespo, ele precisa ser muito mais hidratado que os demais. Em vista disso, aplicar o óleo de coco uma vez a cada 10 dias é necessário para restabelecer a umidade natural da fibra capilar.

Cacheado

Já o cabelo cacheado deve ser hidratado pelo menos vez por semana. Portanto, ao aplicar o óleo de coco nessa frequência, você vai conseguir ter fios mais saudáveis, bonitos e ainda vai repor os nutrientes perdidos nas agressões, as quais são submetidos no dia a dia — secador, chapinha, sol, vento, poluição etc.

Crespo

Devido ao fato do cabelo crespo ser mais ressecado que o tipo cacheado, ele necessita que o óleo de coco seja incorporado aos cuidados de beleza e tratamentos estéticos duas vezes por semana. Isso pode ser feito tanto na hidratação quanto na umectação citadas acima.

Muito crespo

O cabelo extremamente crespo é bastante semelhante ao cabelo crespo, sendo ainda mais ressecado do que os fios crespos. Logo, o recomendado é iniciar o tratamento à base de óleo de coco com o mesmo número de aplicações semanais que o cabelo crespo pede. Mas, se necessário, aumente a frequência até sentir as madeixas sedosas, brilhantes e saudáveis.

Conheça os benefícios do óleo de coco no cabelo

O óleo de coco é rico em carboidratos, vitaminas e minerais excelentes para a saúde do organismo humano. Em especial para o cabelo, o óleo de coco tem apresentado ótimos resultados, pois é capaz de manter o cabelo forte, nutrido, hidratado e protegido dos efeitos relacionados ao envelhecimento — perda excessiva de fios e até calvície.

O óleo de coco também serve para estimular o crescimento dos fios, assim como promover a saúde do couro cabeludo, além de conferir um brilho extraordinário aos cabelos cacheados.

Contra a perda de cabelo

O óleo de coco tem sido usado na Índia desde a época da Antiguidade para evitar a perda de cabelo. Diversos medicamentos foram desenvolvidos ao longo dos séculos com ervas e óleo de coco para evitar a queda dos fios.

Porém, um desses remédios tem sido usado até hoje por meio da fervura de folhas de sálvia em óleo de coco. A combinação pode ser aplicada diretamente no couro cabeludo para evitar a perda de fios.

Prevenção de danos

A aplicação de óleo de coco no cabelo reduz a perda de proteínas em fios danificados. Isso porque o produto é rico em ácido láurico, que apresenta intensa afinidade com a proteína capilar, penetrando na haste capilar.

A hidratação também reduz a quebra dos fios e protege contra a perda proteica quando a fibra está molhada. O uso regular do óleo de coco fortalece os cabelos e evita a perda proteica, sendo um dos melhores óleos vegetais utilizados para esse fim.

Retenção de umidade

O óleo de coco é muito estável, porque não evapora com facilidade. Logo, ele tem alta capacidade de reter a umidade nos fios, deixando o cabelo sempre úmido e macio, o que previne contra danos de qualquer ordem.

Condicionamento do cabelo

O óleo de coco é um ótimo condicionador para os cabelos cacheados, pois quando é aplicado em temperatura mais quente, ele ajuda a manter o cabelo macio e brilhante. Contudo, verifique se o produto não está extremamente quente para não queimar o couro cabeludo.

Tonificação dos fios

O óleo de coco é um incrível tonificante para as madeixas cacheadas, especialmente se elas estão mais ressecadas. A dica é aplicar o produto no couro cabeludo durante a noite e lavar o cabelo pela manhã. Repita o processo sempre que achar necessário para otimizar os resultados.

Agora que você já sabe como usar óleo de coco nos cabelos cacheados e os benefícios que ele traz para manter a saúde e a beleza dos fios, então não deixe de investir nos produtos que contenham esse milagroso ingrediente!

Quer saber como ter cabelos cacheados lindos e macios o tempo todo? Então, conheça a linha de produtos da Soft Hair que traz o óleo de coco como principal ingrediente. Use e surpreenda-se com os resultados!