Cabelos 03/01/2023

3 principais óleos para o cabelo!

Toda mulher sonha em ter um cabelo alinhado e hidratado, tal qual as atrizes de novela. Entretanto, o dia a dia acaba maltratando um pouco os fios, devido a fatores como os efeitos do sol, produtos químicos ou até mesmo a falta de tempo para o cuidado adequado.

Dentre vários cosméticos indispensáveis para tratar o hair, temos um queridinho: o óleo para cabelo, que pode ser natural ou industrializado. Esse produto tem caído nas graças da mulherada, pois ajuda a recuperar o brilho e a maciez do cabelo, evitando o ressecamento.

Os óleos atuam no recondicionamento dos fios, independentemente de o cabelo ser liso, cacheado ou quimicamente tratado, e podem ser utilizados tanto no modo pré-poo — que é a umectação antes da lavagem com shampoo — quanto nas finalizações.

Quer aprender mais sobre os efeitos do óleo para cabelo? Acompanhe o post!

Quais são os 3 principais tipos de óleo para cabelo?

Conheça agora os óleos mais famosos entre as mulheres e quais são os seus benefícios.

1. Argan

O óleo de argan traz diversos benefícios para a pele e os cabelos por ter um grande poder hidratante. É um produto natural extremamente raro, extraído dos frutos da planta denominada Argania spinosa.

O fruto da semente dessa planta é retirado e exposto ao sol até secar. Depois, são processadas em moinhos de pedra e tostadas até retirar o óleo. Por ser trabalhoso, demorado e não utilizar nenhum produto químico, acaba tendo um valor mais caro.

Rico em Vitamina E, o óleo de argan é um potente reparador das fibras do cabelo, deixando-o mais saudável, brilhoso e forte. Também é um importante aliado para tirar o frizz e domar os cabelos rebeldes que mexem com a autoestima feminina. Também tem ação direta no couro cabelo e evita a escamação, além de ter poder antioxidante, proteger contra os raios UV e reduzir as pontas duplas.

Aqui na Soft Hair, você encontra o defrizante de óleo de argan, que produz ação de nutri blindagem, atuando de dentro para fora da fibra capilar e proporcionando o efeito antifrizz, hidratação e brilho intenso. Você pode usar durante o banho, após passar o condicionador e os efeitos são sensacionais — como tudo nesse óleo!

2. Rícino

O óleo de rícino é proveniente de sementes Ricinus communis, sendo um líquido viscoso amarelado, que pode ser usado de diferentes formas. Ultimamente, tem ganhado ainda mais força na aplicação capilar e construído a crença de que auxilia no crescimento dos fios, mesmo sem comprovação científica. O produto ajuda na nutrição e recuperação da saúde dos folículos capilares, trazendo efeitos milagrosos aos cabelos.

3. Óleo de coco

O óleo de coco tem um poder multifacetado, já que é usado para cuidados corporais, do cabelo e até para cozinhar. É um óleo vegetal rico em lipídeos essenciais para manter a proteção capilar, deixando-os mais brilhosos e hidratados.

É utilizado de diversas formas e possui inúmeros benefícios. Um deles é o auxílio no combate á caspa, pois possui um importante ácido: o láurico, que ajuda a tratar esse problema.

Como usar os óleos no dia a dia?

O óleo para cabelo pode ser utilizado de diferentes formas. Todas elas potencializam de alguma forma os tratamentos anteriores ou posteriores. Conheça os seus usos a seguir.

Depois do banho

Tradicionalmente, as mulheres gostam de usar os óleos após o banho, tanto para aplicar no corpo como no cabelo. Mas o poder dessa ação no cabelo é ainda maior, já que ele fica mais sedoso e radiante. Com o cabelo molhado, é mais fácil o produto ser absorvido pelos fios, ajudando a reter os ativos na fibra capilar.

Esse processo permite a nutrição e estruturação dos fios, além de prolongar o efeito acetinado. Dessa forma, combate a opacidade das madeixas após o banho. Se você procura esse efeito, aposte em óleos de silicone, já que oferecem proteção térmica e servem para todos os tipos de cabelo.

Para desembaraçar cabelos

Quem tem cabelo fino ou descolorido sofre bastante com o embaraçamento dos fios. Nesse caso, os óleos são importantes agentes nutritivos, que ajudam na estruturação dos cabelos suscetíveis a serem mais secos.

Os cabelos crespos, cacheados e ondulados também entram nesse processo, pois têm tendência a ter uma raiz menos oleosa. Além de desembaraçar os fios, os óleos proporcionam um bônus: eles reduzem o frizz e combatem a porosidade.

Antes e depois da escova

Sabemos que o terror das mulheres é molhar os cabelos após lindos dias de escova, certo? Esse processo costuma deixar os cabelos naturais mais evidentes. Por isso, é preciso cautela antes e depois da escovação, de modo que os fios estejam tratados mesmo após a lavagem.

O segredo é começar a escovação sempre com um pouco de produto para não correr o risco de deixar o cabelo pesado. Após o processo térmico, finalize com a aplicação de óleo novamente nas pontas. Esse processo evita que o calor danifique os fios e ainda ajuda a nutrir a fibra para compensar o ressecamento que o secador provoca.

Antes de dormir

Se você sonha com o efeito de cabelos brilhosos e macios que as atrizes aparecem nos filmes, fica ligada nessa dica. O truque adotado por muitos experts é aplicar um pouco de óleo antes de ir para a cama e, se tiver em casa, usar uma touca de cetim. Durante a noite, o óleo será absorvido pela fibra capilar, nutrindo as madeixas para que, no dia seguinte, você tenha um resultado tão bonito quanto o que você vê nas personagens de novelas, filmes e afins.

O importante nesse processo é tomar cuidado para não exagerar na quantidade e deixar o cabelo pesado e com aspecto molhado. Utilize pouco óleo e prenda ou faça uma trança para que, no dia seguinte, você desamarre e vá curtir o seu dia!

É possível usar óleos em cabelos oleosos?

Se você tem cabelos oleosos, com certeza deve estar pensando que usar óleos não é uma boa opção. Mas você está enganada: mesmo com os cabelos produzindo óleo natural, é preciso utilizá-los, principalmente ao fazer algum processo químico como selagem ou até mesmo a descoloração.

O que muda para esse tipo de cabelo é apenas o modo de aplicação, já que deve ser aplicado do meio do cabelo para baixo, sem encostar no couro cabeludo para não produzir mais oleosidade.

Tratar o cabelo com óleos naturais é mais fácil do que você imagina, basta entender em que momento ele pode ser usado e qual deles as suas madeixas precisam para ter aquele aspecto hidratado e brilhoso que toda mulher ama.

Esse conteúdo foi útil para você? Então, aproveite e conheça nossa loja Soft Hair, onde você encontrará produtos incríveis para cuidar do seu cabelo.