Cabelo 03/03/2020

Preenchimento de falhas nos cabelos: veja como fazer e disfarçar o problema

O preenchimento de falhas nos cabelos é o sonho e o desafio de muitas pessoas que sofrem com a queda capilar. Sabemos o quanto isso é angustiante, principalmente por não entender como ela acontece e em quais situações esse problema é recorrente. Geralmente, a pessoa acha que a causa está nos cosméticos que ela utiliza em excesso, porém, não é só isso.

Outros motivos que podem causar a queda de cabelo incluem:

  • uso frequente de procedimentos químicos;
  • tração prolongada ao fazer penteados e escovação com secador, que puxam e tensionam muito os fios e o couro cabeludo;
  • caspa não tratada corretamente;
  • uso de certas medicações;
  • algumas doenças e deficiências em outras áreas do corpo;
  • ansiedade;
  • e até mesmo o estado emocional acompanhado de estresse intenso.

A ajuda de um médico dermatologista é fundamental, caso você note que seus cabelos caíram mais que o normal e há muitas falhas pela cabeça. Em paralelo a isso, para não atrapalhar o visual nem o seu astral, trouxemos alguns jeitos de disfarçar o problema. Acompanhe abaixo!

Use maquiagem capilar

Não é só o rosto que pode ser maquiado. Já existe à venda no comércio diversas opções de spray e pó para camuflar a área que tem poucos fios — momentaneamente, com duração até a próxima lavagem. Uma alternativa mais barata, e também eficiente, é utilizar a sombra facial em pó mesmo, com a tonalidade semelhante à do seu cabelo. 

Cubra com penteados diferentes

Jogue o cabelo para o local onde a falha está. Assim, se você penteia sempre partindo do lado direito e os fios vazios estão do lado esquerdo, divida-o do lado esquerdo para cobrir a falha que está no lado direito. Se for na parte central da cabeça, faça coques ou rabo de cavalo. Acessórios como tiara, lenço e presilha podem ser incrementados na composição do penteado e garantem um ponto focal muito bonito para um look.

Aposte em novos cortes de cabelos 

O formato no qual o cabelo está destaca ou atenua a parte mais vazia. Por isso, adote um corte que disfarce os “buraquinhos” e que combine com o seu estilo. Algumas opções de corte são o repicado, em camadas, assimétrico, long bob ou com franja lateral. Para quem tem falhas nas laterais ou na nuca, e sejam mais corajosas, as opções com raspagem nesses locais — moicano, tapered ou undercut— não só disfarçam como ocultam o incômodo. 

Faça massagens no couro cabeludo

Sim, massagear o couro cabeludo ajudará a crescer novos fios. O motivo para que isso dê certo é o aumento do fluxo sanguíneo gerado na superfície da pele, o que amplia a oxigenação da raiz dos cabelos. Aproveite para intensificar o cuidado utilizando produtos que contribuam com isso, como tônicos, esfoliantes, óleos essenciais e óleos vegetais. 

Cuide com tratamentos capilares

Há muitas opções para essa finalidade nas gôndolas dos mercados, dos mais diversos tipos. Loções, tônicos, xampus e condicionadores são as mais comuns e fáceis de encontrar. Há também os tratamentos a laser de baixa potência e os que envolvem a injeção de substâncias diretamente no couro cabeludo, como a carboxiterapia. O que os diferencia, além do composto utilizado, é o modo de agir e o tempo para aparecerem os resultados.

Independentemente da causa da queda dos fios, é importante saber que as dicas de preenchimento de falhas nos cabelos que foram sugeridas são medidas para disfarçá-las e não curá-las. A prevenção é o cuidado rotineiro do couro cabeludo e dos fios. A solução envolve acompanhamento médico, se for necessário, e o uso de produtos especializados em reduzir a queda capilar e estimular o nascimento de novos fios

Viu como é fácil disfarçar as falhas nos cabelos? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas dicas!