Para ter um cabelo forte, é preciso cuidar bastante dos fios ao longo da vida. Sabe por quê? O motivo é que sinais de envelhecimento capilar podem aparecer na fase adulta, especialmente quando a pessoa tem má alimentação, variação hormonal e alta exposição a produtos químicos e poluição.
Neste texto, entenda o que é envelhecimento capilar, quais são os sinais de que o seu cabelo está danificado (a exemplo de menos brilho e vitalidade, fios brancos, ressecamento e queda) e o que fazer para retardar esses indícios. Comece a leitura agora e tire todas as dúvidas!
É a ação de fatores extrínsecos (radiação solar, poluição e tratamentos químicos) e intrínsecos (como má alimentação, anemia e variação hormonal) sobre os fios, os quais perdem o brilho e o movimento. Além disso, o estresse e alguns medicamentos podem contribuir para o desgaste do cabelo.
Se engana quem pensa que o cabelo branco é o único indício de envelhecimento capilar. Fatores como menos vitalidade, tons opacos, ressecamento e queda, geralmente, indicam que os fios estão danificados, seja por motivos externos, seja pelo metabolismo da pessoa.
A depender da exposição ao tempo, a produtos químicos e a dietas restritivas, o cabelo pode apresentar menos brilho, ficando com uma aparência mais opaca. Da mesma forma, essa alteração na cor dos fios tem a ver com a vitalidade dos pelos, um forte indicador de envelhecimento capilar.
A despigmentação dos cabelos é natural para pessoas na terceira idade, mas pode ocorrer antes dos 20 anos, por condição genética. Contudo, a mudança de coloração nos fios, um sinal de envelhecimento capilar, pode ser revertida com alguns tratamentos no salão de beleza.
O envelhecimento capilar atinge os nutrientes do cabelo, que pode ficar com ressecamento após descuido da pessoa com a alimentação, excesso de química ou outras causas. A sensação de fios quebradiços também pode ser tratada no salão de beleza, com produtos que reconstroem e fortificam a fibra desde a raiz.
A queda capilar, por fim, é um forte indicador de que os seus pelos precisam de cuidado. O envelhecimento do cabelo pode comprometer o folículo, facilitando a perda dos fios. Pensando nisso, você pode fortificar as madeixas com tratamentos específicos, nutrindo-as e deixando-as com um aspecto saudável.
Até o momento, você descobriu o que é e quais são os indícios para envelhecimento capilar. Entretanto, se você não quer colocar os seus fios em risco, é preciso apostar em tratamentos, em casa e no salão de beleza. O primeiro passo é evitar processos químicos (como alisamentos e tinturas) que comprometem os fios e danificam o couro cabeludo.
Investir em suplementos vitamínicos é outra forma de fortalecer os fios e se precaver do envelhecimento capilar, uma vez que os produtos repõem os nutrientes de que o cabelo precisa para se manter firme. Por fim, a hidratação deve ser uma constante na sua vida, renovando o brilho e deixando os fios com um movimento natural.
Neste conteúdo, você aprendeu sobre os sinais de envelhecimento capilar, ação que enfraquece, reduz o brilho e o volume do cabelo. Assim, invista em tratamentos que repõem os nutrientes no couro cabeludo, deixando as madeixas saudáveis e fortes para ações externas e internas ao seu corpo.
Este artigo foi útil para você? Então, siga-nos nas redes sociais e receba materiais exclusivos sobre dicas de beleza e tratamentos capilares. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.