BioSoft 19/02/2020

Fique por dentro dos 5 tipos de massagem corporal e seus benefícios

Receber uma massagem é uma das melhores sensações quando se quer relaxar ou aliviar o estresse acumulado no corpo. O que muitos não sabem é que existem diversos tipos de massagem corporal que vão além do relaxamento. Aliviar dores e tensões musculares, corrigir a postura, reduzir medidas, melhorar o funcionamento de órgãos e até acalmar a mente e as emoções são alguns dos diversos benefícios das massagens corporais.

Além dos benefícios para quem recebe a massagem, o profissional que a aplica tem a oportunidade de se especializar em mais de uma técnica corporal. O que vai destacar os seus serviços no mercado e ajudá-lo a atingir diversos públicos, com necessidades diferentes.

Pensando nisso, reunimos 5 tipos de massagem corporal e seus benefícios para você conhecer. Confira!

1. Massagem redutora

Para quem prepara o físico para o Carnaval e quer deixar o corpo mais esbelto para curtir as festas ou o passeio na praia/piscina, a massagem redutora é uma opção. Ela atua manipulando os tecidos adiposos para reduzir a gordura localizada e melhorar a circulação sanguínea.

É importante saber que ela não faz mágica, portanto, massagem redutora não emagrece. Ela contribui para afinar o contorno corporal devido à eliminação de toxinas e gorduras da corrente sanguínea e, depois, pelas fezes e urinas. Esse resultado só é visto se for associado a uma alimentação saudável e com a prática de atividade física.

2. Massagem com ventosa

Também conhecida por ventosaterapia, essa técnica natural recebe esse nome por serem utilizadas sobre a pele ventosas de plástico ou vidro que, ao sugá-la, estimulam a circulação sanguínea aliviando dores e tensões. Como os tecidos da área do corpo em que o vácuo é criado recebem maior oxigenação nos tecidos, a liberação de toxinas do sangue e dos músculos é facilitada e pode até reduzir celulites e estrias.

Os profissionais indicados para a aplicação dessa massagem são fisioterapeutas, acupunturistas ou outros terapeutas que sejam especializados nessa técnica da medicina tradicional chinesa.

3. Massagem sueca

Desenvolvida na Suécia e conhecida no mundo todo, é uma das massagens relaxantes realizadas no corpo inteiro mais populares devido à sua simplicidade na execução e ampla disponibilidade nos centros estéticos. Ela é recomendada para aliviar tensões musculares, eliminar o estresse, reduzir dores e inflamações, além de dar aos músculos mais resistência e flexibilidade.

Apesar da sua simplicidade, a massagem sueca deve ser feita por um profissional habilitado que tenha o domínio dos movimentos de amassamento compressivo, movimentos circulares profundos, fricção, deslizamento, tapotagem e vibração. A execução incorreta pode prejudicar o estado do paciente.

4. Massagem shiatsu

A massagem shiatsu é de origem japonesa e tem a proposta de atuar duplamente — no nível físico e no emocional—, já que atua nos pontos meridianos (canais por onde circulam a energia no corpo). Ela alivia o estresse, as dores por todo o corpo e as tensões musculares. Além de amenizar os sintomas da ansiedade e da depressão, promovendo como resultado o relaxamento.

Ao longo da massagem, o profissional utiliza as palmas das mãos e os polegares para massagear, realizar pulsação ou pressão rítmica no ponto do corpo que precisa ter a energia reequilibrada.

5. Massagem com pedras quentes

Uma das opções mais aconchegantes é a massagem feita com pedras de basalto quentes com óleos essenciais. Destinada especificamente para se obter um relaxamento profundo e a sensação de bem-estar, essa massagem promove o reequilíbrio energético e do sistema nervoso central, além do alívio de dores musculares e do estresse.

O calor das pedras aciona o aumento do fluxo sanguíneo, a drenagem do sistema linfático e a liberação de outros fluidos corpóreos, sendo essa uma terapia detox para o físico e para o emocional.

Independentemente dos tipos de massagem corporal que você escolha, o uso de produtos especializados para massagem corporal garantirão a eficiência do procedimento nos clientes. Prefira produtos de qualidade que tenha na composição os ativos responsáveis por oferecer os benefícios que a técnica propõe e que o consumidor espera.

Gostou das sugestões e quer ter um aliado poderoso para ajudar as suas clientes? Conheça o nosso Gel Redutor para Massagem Corporal Pimenta Negra com propriedades que combatem a celulite e reduzem medidas!