A transição capilar é um processo que tem como objetivo devolver a textura natural dos cabelos, os deixando livre de alisamentos. Esse processo tem sido abraçado por milhares de mulheres em todo o mundo e tem um significado que vai muito além da recuperação dos fios.
Hoje, se amar como se é tem sido a grande revolução do século, em meio a tantos padrões de beleza — que atingiram até mesmo os cabelos. Se aceitar é um ato de coragem e amor próprio, que pode começar pelos cabelos.
A seguir, nós conversamos mais sobre esse assunto e mostramos porque a transição capilar é também empoderamento feminino. Acompanhe!
A mulher costuma ter uma relação tão forte com os cabelos que eles são capazes de influenciar o estado emocional. Os cabelos representam uma identidade, exteriorizam as transformações internas e até mesmo reforçam a própria essência feminina.
Portanto, se a mulher não está de bem com a forma natural dos seus fios, começa uma longa jornada em busca de algo diferente de si próprio. E não estamos falando sobre saúde ou a boa aparência dos cabelos, mas sim, sua forma natural. Lisos, cacheados, crespos: por que não aceitá-los como são?
Na verdade, os cabelos também foram vítimas dos padrões. Durante muito tempo, o cabelo considerado bonito era liso e comprido — tanto que muitas mulheres ainda têm trauma da tesoura. Felizmente, chegamos a um ponto na história onde as mulheres estão descobrindo seu poder pessoal e libertando-se desses padrões.
Embora a transição capilar traga muitos benefícios para a saúde dos cabelos, ela tem um papel ainda maior no processo de aceitação de cada um. Deixar o alisamento de lado significa deixar os padrões de lado, enxergar a beleza na individualidade aceitar-se como se é.
Isso não significa que o alisamento é um inimigo da mulher e que deve ser encarado como um padrão imposto todas as vezes. O problema acontece quando o alisamento é visto como a única alternativa para sentir-se bonita, confiante e aceita. Quando a autoestima depende de um único fator, você se torna refém dele.
Portanto, a transição capilar é um ato de coragem, autoestima e até autoconhecimento. É uma forma das mulheres fortalecerem sua verdadeira identidade, sem se curvar diante do que a sociedade espera dela.
Ver o cabelo com duas texturas diferentes, enfrentar um volume desproporcional na raiz e ter de encontrar maneiras de domar os fios pode mexer com o emocional de uma mulher. Por isso, não custa nada contar com uma ajuda nessa fase, não é mesmo?
A primeira dica sobre o assunto é ter paciência e focar no objetivo. Saber que dentro de um determinado tempo seu cabelo será 100% natural e autêntico é a visão que você precisa para aguentar os dias difíceis.
Você também pode usar técnicas de texturização capilar para deixar os fios com uma única textura. As cacheadas, por exemplo, podem apostar nas técnicas de fitagem, coquinhos, twists e até tranças.
Também é necessário investir em produtos adequados para a nova textura que está crescendo, além de usar produtos enriquecidos com componentes que aceleram o crescimento dos fios, como a biotina.
Se você está passando pela transição capilar ou pensa em começar, saiba que esse é um processo desafiador, mas também, recompensador. Ele vai muito além de tirar a química do cabelo. É um processo para exteriorizar quem você nasceu para ser.
Conhece uma amiga que está passando por essa fase? Então compartilhe esse texto com ela nas redes sociais!