Cabelo 13/09/2017

Veja os produtos para cabelos cacheados que seu cabelo merece!

Não importa se seus cabelos são crespos, cacheados ou ondulados, em uma coisa precisamos concordar: as ondas têm um charme à parte. Se bem-cuidados com produtos para cabelos cacheados, os fios adquirem um volume e um balanço capazes de arrancar olhares de admiração por onde passam.

Mas, se nenhuma mulher é igual à outra, imagina se teriam os mesmos cachos? Existe uma infinidade deles e, claro, cada um tem seu cuidado específico. Para você não se enrolar, neste post vamos falar dos tipos de cachos e qual é a melhor forma de deixá-los simplesmente incríveis.

Seguindo o cronograma capilar, você ficará por dentro de shampoos, condicionadores, óleos, manteigas e misturas para tratar dos seus cachos, desde a primeira etapa do cronograma capilar até a finalização desse processo.

Comece a leitura agora mesmo e tire suas dúvidas sobre o tema!

Tipos de cachos

Certamente, ao comprar produtos para seu cabelo cacheado, você já se deparou com alguns números e até letras na embalagem e ficou curiosa para descobrir o que eles indicavam. É que, há algum tempo, o cabeleireiro Andre Walker resolveu criar uma classificação para os fios cacheados de acordo com a curvatura e espessura deles.

Dessa forma, ele separou as categorias de cabelos em números:

1. lisos e sem ondas;
2. com leve ondulação;
3. cacheados;
4. crespos.

E adicionou subcategorias em letras:

A: pouca ou nenhuma onda;
B: ondas mais definidas;
C: cachos menores e bem-definidos.
Como nossa intenção são os cachos, neste texto vamos nos ater nos tipos de 2, 3 e 4.

Cabelos ondulados: tipo 2
Esse tipo de fio fica entre o liso e o encaracolado. Tem brilho natural e é mais propenso ao frizz. Os da subcategoria A tendem a ser mais lisos, já os da B e da C cacheiam com mais facilidade.

Cabelos cacheados: tipo 3
Esse é o tipo de cabelo que, ao ter um fio puxado, forma um S. Geralmente, tem a raiz mais oleosa e as pontas mais secas, devido à dificuldade da oleosidade natural conseguir percorrer todo o fio. Realizar uma umectação semanalmente é essencial para a saúde dos cachos.

Cabelos crespos: tipo 4
Ao contrário do que se imagina, o cabelo crespo é fino e frágil. Os cachos normalmente seguem um padrão mais em zigue-zague, por isso, costumam ser mais secos e quebradiços que os outros. Desse modo, é necessário manter as madeixas sempre bem-hidratadas com máscaras e óleos específicos.

Agora que você já conseguiu identificar qual é seu tipo de cacho, que tal descobrir como deixá-lo mais saudável e bonito?

Cuidados e produtos para cabelos cacheados
Seja ondulado, seja cacheado, seja crespo, você deve ter uma atenção especial com o seu cabelo. Afinal, quem não ama ter os fios bem-cuidados? Para manter uma rotina de tratamentos, faça um cronograma capilar, começando pela lavagem até a finalização, mantendo sempre a hidratação e a restauração dos seus fios.

Lavar e condicionar

Todo cabelo precisa de uma linha de cuidados essenciais. Os cacheados, então, precisam de uma atenção redobrada, como lavá-los com um shampoo e um condicionador low poo, que limpam profundamente sem ressecar tanto. Além do mais, a fórmula livres de sulfatos, petrolatos e parabenos podem ser mais benéficas à esse tipo de cabelo.

Para cachos tipo 3, que tal uma linha específica com 12 óleos? E o creme de pentear ainda tem proteção UV. Calma que as crespas não precisam se descabelar, também tem uma linha específica para o tipo 4, com óleo de coco, manteiga de karité, manteiga de murumuru, biotina e óleo de rícino.

Por outro lado, os a Linha D-pantenol é composta por shampoo e condicionador e máscara, para todos os tipos de cabelos, inclusive cacheados. Outra opção para nutrir os cachos é a linha 3D Coco Restaura, cuja fórmula intensifica a nutrição dos fios, por conter óleo de coco que é ideal para o cuidado dos cabelos cacheados.

Hidratar
Para potencializar os cuidados com o cabelo, que tal uma misturinha? Nada de ter que escolher entre hidratação, nutrição ou reconstrução. Com a Misturinha Potente, você fornece aos fios exatamente o que eles precisam. O produto é à base de óleo de coco e manteiga de abacate e promete uma hidronutrição dos fios.

Igualmente, a Manteiga Banana e Mel também é útil para a etapa de hidratação do cronograma capilar, deixando a fibra mais elástica e acabando com o frizz. O produto é enriquecido com vitaminas do complexo B — que previnem a quebra capilar — e mel, um umectante natural.

Já a Manteiga Karité e Ceramidas é bastante indicada para cabelos ressecados e crespos, uma vez que tem grande ação hidratante sobre os fios. O produto auxilia a reconstruir a fibra, protegendo-a dos danos externos e deixando uma aparência brilhante e sedosa. A manteiga é ser usada após aplicação de shampoo, com intervalo de 10 minutos.

Ainda na Linha Manteigas, a Manteiga Babosa e Oliva traz os ativos naturais para melhorar a movimentação capilar e intensificar a flexibilidade da fibra. O motivo é que o óleo de oliva umedece o cabelo, enquanto o extrato de babosa nutre as madeixas ressecadas em toda sua extensão.

Por fim, o Óleo de Coco é um poderoso aliado para quem precisa recompor a estrutura dos fios, promovendo uma profunda nutrição e hidratação nas madeixas. Por ser um umectante natural, as propriedades do óleo de coco são de extrema importância para a saúde dos cabelos cacheados. O produto pode ser usado sozinho, misturado à máscaras de hidratação, em pequena quantidade para finalizar os cabelos ajudando a diminuir o frizz e além disso, é o único tipo de óleo que pode ser usado no couro cabeludo, ajudando na saúde interna dos fios.

Finalizar
Lembra do frizz que acompanha os cabelos cacheados? Agora ficou fácil dar um fim nele. O Leite de Coco é um finalizador que pode ser usado nos cachos 2, 3 e 4. Por ter uma textura leve e suave, nem pesa nos fios, deixando-os com o movimento que a gente gosta.

Ainda na linha Cachos, a Gelatina Misturinha é ideal para quem gosta dos cachos bem definidos por tempo prolongado. O produto não deixa o cabelo com aspecto ‘molhado’ de gel, mas sim com uma textura firme, porém natural.

Além disso, a linha conta também com o Spray Day After, um poderoso umidificador dos fios que ajuda a manter a hidratação e definição dos cachos, por mais dias sem precisar lavar com muita frequência.

Neste conteúdo, você descobriu quais são os tipos de cachos — ondulados ou tipo 2; cacheados ou tipo 3; e crespos ou tipo 4. Fora isso, aprendeu sobre quais são os produtos para cabelos cacheados (desde shampoos até óleos finalizadores), seguindo o cronograma capilar de lavagem, condicionamento, hidratação e umectação.

Agora que você aprendeu sobre os tipos de cabelo cacheado, vem a parte mais difícil de encarar: escolher entre as opções incríveis disponíveis. Então, conheça toda a  linha Cachos da Soft Hair e encontre a solução adequada para manter as suas madeixas sedosas e brilhosas!